NOTÍCIAS

O que esperar do Elite em 2019?

Por: Edson Garcia

 

São Paulo, 18 de dezembro de 2018 – Graças à criação da Liga ANB3x3, podemos dizer que o ano de 2018 foi o primeiro que tivemos as equipes de Elite do Brasil jogando uma temporada completa com um elenco fechado, disputando diversos torneios de alto nível técnico. O São Paulo DC foi o grande campeão, conquistando o título de forma antecipada em etapa realizada no Centro de Esportes Radicais. No mesmo dia, a equipe também estava participando do World Tour de Hyderabad, na Índia, mostrando a importância de se ter um elenco forte. Na temporada, eles também jogaram o World Tour do México e dois Challengers, em Berlim e Bucareste.

Além das conquistas coletivas que tiveram ao longo do ano, vale destacar também as individuais. Luiz Felipe Soriani seguiu no posto de número 1 do Brasil no Ranking FIBA3x3, sendo nomeado pelo Comitê Olímpico do Brasil como melhor atleta da modalidade no ano,  além de ser o maior pontuador da Liga ANB3x3. Não por acaso, representou o Brasil na Copa do Mundo de 2018, junto ao companheiro William Evangelista, que foi o terceiro maior pontuador da temporada. Por fim, vale ressaltar que no Ranking FIBA3x3 os 4 melhores brasileiros são de um mesmo time, o São Paulo DC.

 

 

Segundo colocado da Liga ANB3x3, o Rio Preto Guarani demorou para encontrar a formação ideal, mas quando encontrou foi imparável. Com Rodrigo Del’Arco, Alfredo Perandini, Fábio Santos Sapão e Ulisses Lima, a equipe venceu os últimos 4 torneios que disputou desde outubro, incluindo a primeira edição do basquete 3×3 nos Jogos Abertos do Interior, a II Copa do Brasil de Basquete 3×3 e o Circuito Nacional da Confederação Brasileira de Basketball, fato que o coloca como um dos favoritos para a Liga ANB3x3. Disputado também nas categorias Adulto Feminino e Sub18 Masculino e Feminino, o Circuito Nacional teve como campeões dessas categorias NBPG/Ponta Grossa, Time Jundiaí e Quarteto Fantástico, respectivamente.

 

 

Quem se destacou em sua primeira temporada foi o Rio de Janeiro. A equipe contou com atletas experientes, com participação e título no Novo Basquete Brasil, o nível mais alto do basquete brasileiro de quadra, e conseguiu ser campeã do IV Circuito Paulista, que deu a eles vaga ao World Tour do México. Na competição internacional chegaram a mais um ótimo resultado, com a quarta colocação, fato que os fez ser a melhor equipe brasileira na temporada do World Tour e consequentemente melhorar no Ranking FIBA3x3, fator decisivo para ficarem à frente do Santos/Fupes na classificação da Liga ANB3x3 – ambos empataram em pontos e o critério de desempate foi o Ranking FIBA3x3. Resta saber o quanto vão conseguir manter da equipe e dos bons resultados, já que André Stefanelli assinou com o São José para disputar o NBB 2018/2019.

Para que esses 3 times se mantenham como principais equipes do Elite em 2019, será importante checar os possíveis ajustes que serão feitos nos elencos dos participantes, além da possibilidade de novas equipes surgirem. Entretanto, uma novidade confirmada para a temporada 2019 é a inclusão de outras categorias na Liga ANB3x3 e a permissão de que um atleta possa se filiar em mais de uma categoria, desde que ambas as equipes tenham o mesmo nome. Na prática, isso significa que o Rio Preto Guarani, por exemplo, poderá jogar o Elite e o Sub23, com um ou dois jogadores incluídos em ambos os elencos. Espera-se que essa estratégia faça com que as equipes se preocupem em preparar atletas mais jovens que poderão representá-los no futuro.

Consequentemente, além de ser possível que algumas equipes consigam atingir um nível mais alto imediatamente, com mudanças em seu elenco, podemos ter equipes se planejando para atingir seus melhores resultados a partir da temporada 2020, ou ainda equipes que se destaquem na disputa de uma outra categoria em 2019 e mudem para Elite em 2020.  De qualquer forma, o leque de possibilidades aumentou e devemos ver novas equipes e atletas se destacando a partir da Liga ANB3x3 2019, inclusive na categoria Elite.

 

Gostou do conteúdo? Comente e Compartilhe!

Hall da Fama

Mais Notícias

Notícias Recentes

Search