NOTÍCIAS

Prudente é campeão e a quarta etapa da Liga ANB3x3 é marcada por surpresas

Por: Edson Garcia

São Paulo, 19 de março de 2018 – Não foi dessa vez que a liderança da Liga ANB3x3 mudou de mãos, mas quem pensa que isso significa que o Jogo das Estrelas 3×3 manteve o cenário de etapas passadas, está enganado. O que aconteceu este sábado no Club Athletico Paulistano e na Casa Sky do complexo do Ginásio do Ibirapuera foi totalmente contra previsões feitas antes do torneio.

Para situar quem não conseguiu acompanhar as últimas notícias, essa foi a quarta etapa da Liga ANB3x3, que até então tinha a liderança do Hi-Nutrition SP com 240 pontos e o São Paulo DC na cola com 200 e invicto na temporada 2018. Além da briga na tabela, duas coisas faziam com que essa etapa fosse especial: era semana de Jogos das Estrelas NBB e várias equipes estreavam na Liga ANB3x3, entre elas as equipes de Santa Catarina – NQS Florianópolis e 4Team Basketball SC. Chegamos ao total de 15 equipes com os acréscimos, porém os Atletas do Ano não jogaram e as duas vagas restantes para completar 16 times foram preenchidas com equipes convidadas do CA Paulistano, que utilizou alguns de seus jovens talentos e sediou a fase classificatória.

A primeira fase, chamada de Qualifying Draw, foi realizada entre as 4 equipes de pior classificação na Liga ANB3x3 e os dois convidados, resultando nos grupos abaixo:

 

Q1: 4Team Basketball SC, Tai Team SP e CA Paulistano

Q2: CHR Basquete SP, NQS Florianópolis e CAP

 

Por ser uma das principais equipes formadoras de atletas do basquete, havia alta expectativa nas equipes do CA Paulistano. Porém, os garotos do CAP não resistiram à intensidade e às diferenças do jogo, perdendo os dois jogos. Já o CA Paulistano, a outra equipe do clube, conseguiu vencer o 4Team Basketball SC por 17 a 16, mas perdeu para o Tai Team SP, que passou para a próxima fase com 100%. O NQS Florianópolis foi a outra equipe a passar de fase, também com campanha 100% com vitórias por 21 a 14 e 14 a 7. Com esses resultados foram formados os grupos da chave principal:

 

A: Hi-Nutrition SP, Campo Grande NKB e Brotherhood SP

B: São Paulo DC, Bauru BKT e Mogi 3×3

C: MemorialFupes Santos, Santos/Fupes e Tai Team SP

D: Presidente Prudente, Rio Preto Guarani e NQS Florianópolis

 

A equipe Bauru BKT acabou não podendo comparecer ao evento, resultando em WO e suspensão, conforme regulamento. Isso facilitou a vida das equipes do grupo B, que apenas disputaram quem seria líder do grupo, já que duas equipes passariam à fase eliminatória. Nos grupos A e C, as equipes mais bem classificadas na Liga ANB3x3 confirmaram favoritismo, com Hi-Nutrition SP e Santos/Fupes saindo como líderes e Campo Grande NKB e MemorialFupes Santos em segundo.

Já o grupo D foi um espetáculo à parte. Presidente Prudente e São José do Rio Preto têm quase 300 km de distância, mas na Liga ANB3x3 seus times novamente caíram juntos na fase de grupos, pela terceira vez consecutiva. O que no início parecia surpresa virou rotina: terceira vitória do Presidente Prudente sobre o Rio Preto Guarani, dessa vez por 20 a 18. E para confirmar sua ida aos playoffs como líder do grupo, vitória incontestável sobre o NQS Florianópolis por 21 a 14. Eles não podem mais ser considerados surpresa, certo?

A equipe catarinense também fez suas travessuras no torneio. Era o segundo jogo do grupo e o Rio Preto Guarani precisava da vitória para se manter na briga pela classificação, mas o NQS Florianópolis mostrou porque é a melhor equipe de seu estado e venceu por 21 a 19 com Thiago Freitas marcando 2 pontos no final do jogo para sacramentar a vitória. Aqui é preciso abrir parenteses para a atuação das torcidas das duas equipes, formadas por familiares, amigos e até o próprio 4Team Basketball SP, na torcida pela equipe de Santa Catarina. O aumento do público tem sido notável nas últimas etapas e está dando um tempero a mais nos eventos.

A partir das quartas de final, o torneio foi disputado na Casa Sky, no complexo do Ginásio do Ibirapuera. Com os resultados da fase classificatória, o chaveamento ficou definido da seguinte forma:

 

Hi-Nutrition SP x NQS Florianópolis

Santos/Fupes x Mogi 3×3

São Paulo DC x MemorialFupes Santos

Presidente Prudente x Campo Grande NKB

 

Essa foi a fase a fase mais importante do torneio, por mais que isso não pareça ter lógica. Dos 4 líderes da fase de classificação, somente Presidente Prudente confirmou a vaga com uma vitória por 20 a 14, mantendo a elevada média de pontos da equipe. Mogi bateu Santos/Fupes com excelente atuação de Pedro Patekoski e Luiz Felipe, jogador de seleção brasileira 3×3. E os dois líderes da Liga ANB3x3 sucumbiram na mesma fase com jogos apertadíssimos de 21 a 20 para NQS Florianópolis e 19 a 17 para MemorialFupes Santos. Quem quiser ver a bola arremessada por Sylvio Ortiz para acabar com a longa invencibilidade do São Paulo DC, é só acessar @basquete3x3 no Instagram – vale muito a pena! Mesmo com a derrota precoce, o Hi-Nutrition SP ficou à frente do São Paulo DC na classificação geral da etapa e manteve a liderança da Liga ANB3x3. Esses foram os confrontos de semifinal:

 

NQS Florianópolis x Mogi 3×3

MemorialFupes Santos x Presidente Prudente

 

Apesar do grande feito na fase anterior, MemorialFupes não conseguiu manter o nível de atuação, muito por conta de um Presidente Prudente avassalador: mais uma vitória com ao menos 20 pontos. Dessa forma, a equipe que já tinha atingido a terceira colocação duas vezes chegou à sua primeira final, mesmo com a ausência de Emerson Garcia, um dos jogadores do quarteto das etapas anteriores. Ítalo Lemes foi a nova aquisição para o elenco da equipe, que conseguiu manter o ótimo nível de jogo. Além disso, esse foi um confronto direto entre o 3º e 4º colocado da classificação da Liga ANB3x3 antes do evento.

O outro confronto entre NQS Florianópolis e Mogi era uma grande incógnita. Ambas as equipes estavam estreando na Liga ANB3x3 e, apesar de serem equipes de tradição, vinham com uma formação que não tínhamos visto ainda nos torneios ANB3x3. O jogo foi tão intenso que Luiz Felipe, atleta do Mogi, acabou ficando no chão por um longo tempo após uma disputa de bola e teve que sair de maca, aplaudido por todos os presentes na Casa Sky. Mais regular em seu desempenho durante o jogo, o NQS Florianópolis chegou à final com a vitória por 21 a 19, mas Mogi garantiu a terceira colocação devido sua média de pontos.

A grande final foi então entre duas equipes que nunca haviam chegado tão longe num torneio da ANB3x3. Só por isso e por tudo que fizeram ao longo do torneio, ambos mereciam o título. Mas o confronto já tinha sido realizado na fase de classificação e a história se repetiu: vitória de Presidente Prudente por 21 a 15, resultando numa média de 20,6 pontos por jogo e no segundo título da equipe em torneios da ANB3x3 (o primeiro foi em 2017). Não bastasse levar o troféu por equipe, Fabiano Fujimori venceu o Torneio de Arremessos ao derrotar Rafael Frias do Santos/Fupes e garantiu mais um troféu para a cidade. Um final de semana mágico, hein?

 

28828771_1621027181338243_7487967304181647930_o

 

As estatísticas individuais ajudaram a explicar um pouco o resultado da final. Durante todo o campeonato, o NQS Florianópolis concentrou muito seu jogo em dois atletas, Thiago Freitas e Adriano Garay. Prova disso é que ambos foram os maiores pontuadores do campeonato, com 73 e 45 pontos respectivamente. Essa marca de 73 pontos coloca Thiago Freitas na briga pelo troféu de cestinha da temporada mesmo tendo disputado seu primeiro torneio. Já a equipe de Presidente Prudente mostrou um jogo muito mais equilibrado, com o trio que mais ficou em quadra marcando 33, 30 e 30 pontos – Fabiano Fujimori, David Teles e Diego Miranda respectivamente. Com o título, a equipe vai a 240 pontos e cola na briga pela liderança da Liga ANB3x3, além de David Teles recuperar o posto de maior pontuador do campeonato.

Os atletas fizeram jus ao nome de Jogo das Estrelas 3×3. Não só das estrelas já conhecidas na modalidade, mas daquelas que estão nascendo e prometem brilhar bem mais do que alguns podiam imaginar até sábado. Agora, a preparação para o Circuito Paulista começa e os eventos mais tradicionais do calendário estão se aproximando. Continue ligado na Liga ANB3x3 que o melhor ainda está por vir!

 

Classificação final do Jogo das Estrelas 3×3

1º Presidente Prudente – 100 pontos

2º NQS Florianópolis – 80 pontos

3º Mogi 3×3 – 70 pontos

 

Cestinha do evento

Thiago Freitas (NQS Florianópolis) – 73 pontos em 7 jogos

 

Classificação da Liga ANB3x3

1º  Hi-Nutrition SP – 285 pontos

2º São Paulo DC – 240 pontos*

3º Presidente Prudente – 240 pontos

 

Cestinha da Liga ANB3x3

David Teles (Presidente Prudente) – 97 pontos em 15 jogos

 

Links

Estatísticas individuais do evento: https://drive.google.com/file/d/1HlDj9kjFAQpubwEmdQ9-uKeSv5_lTyVC/view?usp=sharing

Classificação da Liga ANB3x3: https://basquete3x3.com.br/liga/anb3x3/2018-2/

 

* = o Ranking FIBA3x3 é o critério de desempate

Gostou do conteúdo? Comente e Compartilhe!

Hall da Fama

Mais Notícias

Notícias Recentes

Search