NOTÍCIAS

Brasil estreia no Mundial de Basquete 3×3 sonhando com Tóquio 2020

Por: Carlos Cardozo

 

São Paulo, 17 de junho de 2019 – Amanhã, dia 18/06 às 11h25, o Brasil volta a competir em uma Copa do Mundo de seleções de basquete 3×3. Essa será a 4ª participação do Brasil na categoria adulto masculino, a única considerada profissional na modalidade (a seleção feminina jogou o torneio classificatório, mas não se classificou para a Copa do Mundo feminina). Apesar de ter acumulado 11 derrotas e apenas 1 vitória no Mundial de 2014 (que contou com dois atletas profissionais que jogam o NBB: Marcão, pivô do Bauru, e David, armador do Flamengo), o Brasil chega pela primeira vez com uma equipe formada por atletas em destaque no cenário do 3×3 brasileiro, e mesmo não sendo favorito, vai representar de verdade os brasileiros que jogam oficialmente o Basquete 3×3.

A seleção: o técnico Douglas Lorite é ex-jogador de 3×3 e estreou no cargo de treinador no Mundial de 2018 com a seleção. Até agora, ele acumula maus resultados, mas dessa vez leva a experiência dos erros cometidos no passado, acreditando ter montado um time mais forte individual (média de idade de 25 anos) e coletivamente (dois atletas das duas principais equipes do país no momento):

Felipe Camargo, 28 anos e 1,95m, e Jonatas de Melo, 25 anos e 1,98m, ambos da equipe Campinas 3×3, vêm de título do QUEST INTERNACIONAL ANB3x3 e outros dois títulos de etapas da atual temporada da LIGA ANB3x3. Ambos possuem características de um jogo ofensivo e defensivo muito forte, sendo que Felipe possui um bom arremesso de longa distância, enquanto Jonatas se destaca debaixo do aro, com grandes enterradas e tocos. Possuem boa experiência internacional e com certeza vão carregar muito bem o piano da seleção.

 

 

 

Jefferson Socas, 28 anos e 1,90m, e William Weihermann, 22 anos e 1,94m, chegaram do Joinville do NBB direto para o São Paulo DC, líder da LIGA ANB3x3, para realizar o sonho de vestir a camisa do Brasil. Conseguiram a visibilidade necessária, alcançaram seu primeiro objetivo e agora é hora de mostrar serviço. Prometem ser os maestros da equipe, com Socas se mostrando um jogador muito habilidoso e maior ladrão de bolas do último NBB, que poderá abrir caminho para os arremessos certeiros do seu parceiro de longa data Will.

 

 

Entrosamento: os quatro atletas que disputarão a Copa do Mundo, além de Luiz Soriani (São Paulo DC) e Borracha (Rio Preto Guarani), passaram por duas baterias de treinos na Escola de Educação Física do Exército, no Rio de Janeiro (RJ), sob o comando da CBB, garantindo um melhor conhecimento de jogo e convivência entre os atletas. O período de preparação acabou, e daqui pra frente será necessário jogar com o coração, porque o 3×3 é um esporte emocionante que muitas vezes é decidido nos últimos segundos de jogo. Por isso, o fator psicológico será determinante, especialmente em uma competição como a Copa do Mundo de 3×3, onde os times podem jogar mais de uma vez por dia e não há tempo para assimilar o resultado logo após o jogo.

Grupo do Brasil na Copa do Mundo de Basquete 3×3: o Brasil escapou do grupo A, considerado o grupo da morte, que tem Sérvia (nº 1 no ranking mundial e atual campeão), Holanda (atuais vice-campeões) e Estados Unidos (um dos favoritos). As seleções foram agrupadas conforme o Ranking de países, e o Brasil (14º do Ranking Mundial) encara apenas um time considerado favorito ao título no grupo, a Letônia, que já foi derrotada pelos atletas Felipe e Jonatas quando eles ainda atuavam pelo São Paulo DC. Completam o grupo D as seleções do Japão, Polônia e Austrália, fazendo deste um grupo onde o Brasil pode surpreender e brigar de igual para igual pelas duas vagas. Classificam-se para as quartas-de-final os dois primeiros de cada grupo, que continuam a disputa em formato eliminatório.

 

A sorte está lançada, com todos na torcida, e  será possível acompanhar todo o torneio ao vivo pelo YouTube da FIBA: www.youtube.com/fiba3x3.

Além disso, o canal SporTV 3 transmitirá ao vivo os dois primeiros jogos do Brasil, que acontecem amanhã.

Segue a agenda de jogos do Brasil na fase de grupos (horários de Brasília):

18/06/2019 (terça-feira)

Brasil x Austrália – 11h25 (transmissão do SporTV 3)

Brasil x Japão – 15h05 (transmissão do SporTV 3)

20/06/2019 (quinta-feira)

Brasil x Polônia – 12h55 (transmissão pelo YouTube FIBA)

Brasil x Letônia – 15h05 (transmissão pelo YouTube FIBA)

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Notícias Recentes

Search