NOTÍCIAS

Liga ANB3x3 chega à 3ª etapa em Osasco-SP, mas há mais motivos para não perder os eventos do final de semana

Por: Edson Garcia

São Paulo, 22 de fevereiro de 2018 – No próximo final de semana, o basquete 3×3 estará presente na programação de duas unidades SESCs, Pinheiros e Osasco. A unidade Pinheiros recebe três craques da modalidade com experiência internacional, Vinícius Cardozo, Juninho Mariano e Eduardo Henrique, para um bate-papo seguido de apresentação e vivência da modalidade, no dia 24/2 às 15h. Já a unidade Osasco terá muito basquete 3×3 nos dois dias do final de semana:

  • No sábado, teremos clínica com o treinador Jones Louis Rodrigues, responsável pelo “Centro de Treinamento de Basketball 3×3” da Federação Paulista de Basketball. As atividades começam às 14h.
  • No domingo, teremos torneio para as categorias Elite e Adulto Feminino. Será a terceira etapa da Liga ANB3x3 e ocorre a partir de 10h30 para a Elite e a partir de 15h para o Adulto Feminino.

Falando um pouco mais sobre o torneio de domingo, é preciso exaltar que as melhores equipes do país estão estre os participantes, o que é promessa de muitos jogos bons e elevado nível técnico, perfeito para quem está buscando conhecer o 3×3. Para se ter noção, os finalistas das duas categorias na Copa do Brasil de 2017, o torneio nacional de maior nível técnico que já tivemos, estarão em Osasco: Santos e São Paulo DC no Elite, The Choice e The Girls no Adulto Feminino.
A categoria feminina, em especial, vive um momento delicado. São poucas equipes que conseguem jogar a maior parte dos torneios, resultando em menor número de pontos no Ranking FIBA3x3. Em decorrência disso, o país não conseguiu vaga no mundial desse ano e terá que, mais uma vez, assistir de casa as suas rivais. Pensando justamente em aumentar o número de atletas e equipes envolvidas com o 3×3, para aumentar as chances do 3×3 Brasil nas competições de seleção feminina, decidimos atender o maior número possível delas nesse torneio, obviamente dentro de um limite estabelecido, resultando em 8 equipes e um inédito formato de disputa.

Seguindo o critério de sorteio da FIBA por Ranking, 5 equipes foram direto para a fase de grupos principal, que terá 6 equipes divididas em 2 grupos, com 2 jogos garantidos para cada uma delas. A sexta vaga da fase de grupos será disputada pelas equipes de menor Ranking, que jogam entre si, garantindo também ao menos dois jogos para cada. Dessa forma, os grupos ficaram assim:

Qualificatório: Blackout, Blackout 2 e United SP

Grupo A: Formation Street, The Choice SP e Canal Checkball

Grupo B: The Girls Two, The Girls e campeão do qualificatório

Não bastasse a grande rivalidade dessas equipes, por estarem sempre se enfrentando, dessa vez elas terão um componente a mais para aumentar essa competitividade: apenas a campeã do grupo passará para a grande final. Isso significa que todos os jogos são cruciais para a conquista do título, ou seja, você precisa ir a Osasco e assistir o 3×3 feminino.

Já a categoria Elite, que é o nível mais alto do basquete 3×3 masculino, segue sua disputa na Liga ANB3x3, indo agora para a sua terceira etapa. Após as duas etapas anteriores, Hi-Nutrition SP é líder com 160 pontos, seguido por São Paulo DC e MemorialFupes Santos com 100. Além deles, há mais 7 equipes filiadas à Liga ANB3x3, todas confirmadas para o evento de domingo. Como são 12 vagas, as 2 vagas restantes foram preenchidas pelas duas equipes inscritas não filiadas com maior Ranking: Instituto Drible Certo e Lendas RJ. Como o chaveamento depende da classificação na Liga ANB3x3, os grupos ficaram assim:

Grupo A: Hi-Nutrition SP, Campo Grande NKB e Atletas do Ano

Grupo B: São Paulo DC, Bauru BKT e Brotherhood SP

Grupo C: MemorialFupes Santos, Santos/Fupes e Inst. Drible Certo

Grupo D: Presidente Prudente, Rio Preto Guarani e Lendas RJ

Duas equipes de cada grupo passarão às quartas, mas o alto nível técnico coloca muitas delas em pé de igualdade no grupo, principalmente para definir quem passa em primeiro. Entre os confrontos, destaque para o clássico de Santos e a disputa entre Presidente Prudente e Rio Preto Guarani, que na última etapa teve a equipe de Prudente como vendedora. Presidente Prudente, aliás, é uma das surpresas do ano, uma equipe nova dando trabalho às que jogam há mais tempo, tendo inclusive o cestinha da Liga ANB3x3 no momento – David Teles, com 44 pontos em 6 jogos. Porém, dessa vez eles não terão o componente surpresa, além de cair no grupo da morte.

Para mais informações sobre o torneio, acesse: https://play.fiba3x3.com/events/c44a28d2-26bf-4542-9b2c-de9dc0a17c6a

Motivos não faltam para você ir até Osasco e acompanhar esse grande torneio, que terá muitas histórias para contar. Caso não possa acompanhar de perto, nós as contaremos por aqui, então siga acompanhando a ANB3x3 via site e redes sociais com o @basquete3x3. Não deixe de comparecer também aos eventos de sábado, faça parte do #3x3Brasil!

Com FPB e ANB3x3, centro de treinamento específico da modalidade é realidade

Gostou do conteúdo? Comente e Compartilhe!

Hall da Fama

Mais Notícias

Notícias Recentes

Search