Por: DGW Comunicação
São Paulo, 26 de novembro de 2018 – Foram definidos neste sábado os campeões da II Copa do Brasil de Basquete 3×3, com destaque para o título do Rio Preto Guarani, na categoria Elite Masculino (profissional) e do Corinthians, na Adulto Feminino. O torneio reuniu 52 equipes e 208 atletas divididos em sete categorias, no Memorial da América Latina, na capital paulista.
Queens (Sub 18 Feminino), Canal Checkball (Sub 18 Masculino), Atletas do Ano (Sub 23 Masculino), Alce Astros (+35 Masculino) e Instituto Drible Certo (Open Masculino) também conquistaram o título da segunda edição da Copa do Brasil.
A decisão da Elite Masculino foi acirrada, disputada ponto a ponto e conquistada nos detalhes pelo experiente Rio Preto Guarani, que bateu o melhor time da temporada, o São Paulo DC, campeão da Liga ANB3x3, por 21 a 18.
Essa foi a segunda vitória do time rio-pretense diante do time da capital em apenas quatro dias. Na última terça-feira, o Rio Preto Guarani sagrou-se o primeiro campeão dos Jogos Abertos do Interior, em São Carlos, ao vencer o São Paulo DC por apenas um ponto, 21 a 20.
“Mais uma vez duas forças do basquete 3×3 voltaram a se enfrentar e acabamos sendo vitoriosos novamente. Já esperávamos por um jogo disputado, mas mantivemos a tranquilidade para confirmar o resultado”, afirmou o jogador Diguinho. “Estamos satisfeitos com as nossas conquistas. O entrosamento do nosso conjunto coroando nosso trabalho com o título dos Jogos Abertos e da Copa do Brasil”, acrescentou ele, que jogou ao lado de Alfredo, Borracha e Sapão.
Luiz Felipe Soriani, o melhor jogador do Brasil no ranking da FIBA3x3, lamentou a derrota: “A gente sabia das dificuldades, foi um jogo bastante disputado e decidido nos detalhes. Vencemos as duas etapas classificatórias da Copa do Brasil, mas não levamos o título. Faz parte”.
Para chegar à final, o Rio Preto Guarani venceu o Florianópolis NQS, por 21 a12; o Bauru BKT nas quartas de final, por 21 a 15; e o Hi-Nutrition SP, na semifinal, por 21 a 14.
Campeão das etapas classificatórias da II Copa do Brasil, o Corinthians confirmou o favoritismo e faturou também o título da etapa final. Como o Rio Preto Guarani, as meninas do ‘Timão’ também foram campeãs dos Jogos Abertos há quatro dias.
O Corinthians começou o sábado vencendo o The Choice, por 11 a 5. Depois, passou pelo Cohab 1 Girls, por 9 a 7. Na final, voltou a enfrentar o The Choice e novamente não deu espaço para as adversárias, garantindo a vitória por 18 a 11.
“Essa final da Copa do Brasil reuniu as seis melhores equipes das outras duas etapas, confirmando o ótimo nível técnico da competição. Já havíamos vencido as duas etapas anteriores, mas queríamos mesmo é sermos campeãs da Copa do Brasil e cumprimos nosso objetivo, fechando com chave de ouro”, disse a corintiana Júlia Carvalho, a jogadora número 1 do Brasil no ranking da FIBA3x3, que foi campeã ao lado de Luana, Evelyn e Sassa.
Resultados finais e quadro de honra:
Sub 18 Feminino (grupos)
1o. Queens
2o. Master Girls
3o. Pistolinhas 2000
Sub 18 Masculino
Final – Canal Checkball 12 x 9 Ohana
1o. Canal Checkball
2o. Ohana
3o. Baixada 013
Sub 23 Masculino
Final – Atletas do Ano 23 15 x 12 Esquadrão Classe A
1o. Atletas do Ano 23
2o. Esquadrão Classe A
3o. Overtime
+ 35 Masculino (final não realizada por causa da chuva e pódio definido pela campanha dos times na competição)
1o. Alce Astros
2o. Thunders
3o. Praia Grande
Open Masculino
Final – Instituto Drible Certo 10 x 8 Tai Team
1o. Instituto Drible Certo
2o. Tai Team
3o. Freesta Sorocaba
Adulto Feminino
Final – Corinthians 18 x 11 The Choice
1o. Corinthians
2o. The Choice
3o. Formation Street
Elite Masculino
Final – Rio Preto Guarani 21 x 18 São Paulo DC
1o. Rio Preto Guarani
2o. São Paulo DC
3o. Santos Fupes
A II Copa do Brasil de Basquete 3×3 é apresentada por Nextel, com o patrocínio de TNT Energy Drink e Açúcar Guarani, através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esporte Lazer e Juventude do Estado de São Paulo. Realização – ANB3x3 (Associação Nacional de Basquete 3×3). Chancela – FIBA (Federação Internacional de Basketball), CBB (Confederação Brasileira de Basketball) e FPB (Federação Paulista de Basketball).