Notícia
Liga ANB3x3

Resumo da primeira metade da temporada da LIGA ANB3x3

São Paulo, 14 de junho de 2019 – Chegamos à metade da temporada da LIGA ANB3x3, composta por 6 categorias e 85 times até o momento, já que outras equipes podem se filiar a qualquer momento. E a partir de julho iniciaremos o tradicional “V Circuito Paulista de Basquete 3×3” que valerá pontos para a LIGA ANB3x3 e Ranking FIBA3x3. Além disso, estará em jogo mais 1 vaga brasileira no WORLD TOUR FIBA3X3 em Los Angeles (EUA), berço do streetball.

 

No Elite, os líderes São Paulo DC e Campinas Q4 são os grandes destaques dessa primeira metade da temporada. Além de cada time ter conquistado 2 títulos dentro da LIGA ANB3x3, conseguiram também as 2 vagas para disputa do World Tour FIBA3x3 na Cidade do México graças ao título de Campinas Q4 e o vice do São Paulo DC no QUEST INTERNACIONAL ANB3X3. Ou seja, eles serão os representantes brasileiros no circuito profissional do World Tour FIBA3x3, concorrerão a uma premiação de 35 mil dólares e alta pontuação no Ranking Internacional.

O vice líder da LIGA ANB3x3 no momento, Campinas Q4, conta também com o atual cestinha da competição e líder do ranking da FIBA entre os brasileiros: Felipe Camargo, que já anotou 90 pontos em 15 jogos disputados.

Outros destaques do Elite:

Santos 3×3 vem logo atrás dos líderes, buscando melhorar para retornar ao topo da classificação e entrar na briga pela vaga ao WT.

Os estreantes MG Bulls, SP DCU23 e SP IDC 3×3 surpreenderam pelos bons resultados dentro da LIGA ANB3x3, vencendo equipes tradicionais do 3×3 brasileiro.

SP CHR Basquete mostra sua evolução a cada temporada, ficando mais uma vez entre os primeiros colocados.

Rio Preto Guarani, Rio de Janeiro 3×3 e SC Our Team NKB são times tradicionais que já jogaram World Tour em outras temporadas, mas precisam melhorar para chegar no topo do campeonato.

Santos Memorial Fupes, SP Underdogs VQ e Mogi 3×3 surgem como francos atiradores e podem surpreender a qualquer momento.

Na parte de baixo da tabela, as equipes Bauru Brotherhood, SP Atletas do Ano, Bauru 3×3, RJ Lendas, Limeira City e Sorocaba Freesta não obtiveram bons resultados nessa primeira metade da temporada e por enquanto estão lutando para não morrer na praia.

 

 

Adulto Feminino: o Corinthians 3×3 continua imbatível, sagrando-se campeão de todas as etapas da LIGA ANB3x3 até o momento de forma invicta, o que contribuiu para que sua capitã Júlia Carvalho fosse para a seleção brasileira. No entanto, a forte equipe do SP Hunters segue as líderes de perto por ter sido vice em todas as etapas, contando ainda com a cestinha Alessandra Santos, que já marcou incríveis 95 pontos em apenas 11 jogos.

No pelotão intermediário vem Rio Preto Smel, DF Basketeam, SP Basket Laws e Lençóis Paulista, que fecham a divisão ouro e lutam para desbancar as favoritas.

Em seguida as tradicionais SP Blackout e SP The Choice, que farão de tudo para chegar na divisão ouro com força total.

E na ponta de baixo Hortolândia, SP Cohab 1 e SP Hangover, que prometem brigar até o fim.

 

 

Sub 23 Masculino: Categoria promissora de muito vigor físico, bom jogo e que dá gosto de ver, tem como líder e grande destaque o SP DCU23. No entanto, eles ingressaram também no Elite e por isso podem deixar de jogar ou desfalcar a categoria, abrindo caminho para os fortes e talentosos Praia Grande FPG, SP Thunders, SP IDC3x3 e Praia Grande 013. Santos3x3 completa a divisão ouro com apenas 2 torneios jogados e prometem aterrorizar os líderes daqui para frente.

Na divisão prata temos o pelotão do meio vindo com força com SP Atletas do Ano, SP Abama Basketball e Ferraz Esquadrão, que apesar de não figurar entre os líderes da LIGA ANB3x3 conta com o atual cestinha, Rodrigo Queiroz, que marcou 59 pontos em 6 jogos. Campinas Mais Mais e SP Black Ducks estão precisando de motivação para retornar às suas boas fases.

Completando a categoria que é o futuro do 3×3 temos as equipes SP Aspirantes, SP Urban Hoops e Campinas.

 

Sub 18 Masculino: Competitividade é o lema dessa categoria, com grandes jogos e vários campeões diferentes até o momento. Temos o líder São Bernardo CB, SP Saudara Kaizen e SP Bulls Players brigando pelo topo. O equilíbrio da categoria pode ser observado até entre os cestinhas, com o líder Murilo Felix (SP Saudara Kaizen) liderando por apenas um ponto, tendo marcado 48 em 8 jogos.

Em seguida vem SP IDC3x3, que já levou o título de uma das etapas, Santos Ohana e SP Checkball VM, que encerram a divisão ouro, bem próximos um do outro em termos de pontuação.

E na divisão prata, Campinas Fire e Santo André CB levam vantagem, mas logo atrás temos SP Aspirantes e SP Dream Ball, que só participaram de uma etapa até agora e querem mais.

 

Open Masculino: Categoria aberta a todos basqueteiros que querem um lugar ao sol, liderada pelo fortíssimo Bauru Supervisão, que conta com o cestinha Paulo Moreira (75 pontos em 12 jogos), que é seguido de perto pelo carismático SP Urban Hoops e pelos resistentes SP Spartans, SP Cumbicacity, Águas SPedro FSports e SP Tiquatira encerrando a divisão ouro.

Na divisão prata, tentando alcançar o pelotão de elite, temos SP Tsunami, São Paulo DC, que ninguém sabe se volta a jogar pois esta focado no título do elite, SP IDC JBonifácio, Santos Memorial Fupes,e ainda os rachadores do Made Rua e Guarulhos Basquete.

E comendo poeira até o momento, mas ainda vivos,  Diadema High, SP IDC 3×3 e o único que time que ainda não estreou, Rio do Sul BSKT3x3 de Santa Catarina, mas que promete estrear no V Circuito Paulista de Basquete 3×3.

 

+35 Masculino: Com certeza a categoria mais insana da LIGA ANB3x3, com ex-jogadores compromissados com o basquete e que mais causam dentro e fora de quadra.

Líder absoluto, SP Underdogs ganhou quase todas as etapas na temporada, e é seguido de longe pelo rival das quadras SP Old School, SP Silver Hawks, SP UDSP e o sempre competitivo SP Thunders. Embu das Artes completa a divisão ouro, que tem como cestinha João Henrique Fortini com 69 pontos em 10 jogos, do líder SP Underdogs.

A divisão prata é encabeçada pelo SP Astros/Alce, a artilharia pesada do Praia Grande 3×3, a originalidade do SP Los3xMosqueteiros (que já são 6), e o talento adormecido do SP UD Legends e SP UD OldDogs.

E na rabeira SP Big Friends e SP Tigers 30 que precisam surpreender para subir na tabela.

 

A Associação Nacional de Basquete 3×3 conta com os patrocínios da Nextel, TNT Energy Drink e Guarani Mais que Açúcar, com apoio Lei Paulista de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, e com chancela da Federação Internacional de Basquete, da Confederação Brasileira de Basquete e da Federação Paulista de Basquete.