Quem somos

A Associação Nacional de Basquete 3×3 – ANB3x3 – é uma instituição fundada em 2007 por atletas de basquetebol, com a finalidade de fomentar a prática do basquete 3×3 de forma transparente e organizada, difundindo, incentivando e regulamentando sua prática nas diferentes manifestações do esporte – escolar, participação e rendimento – em todo o território nacional.

Reconhecimento: Desde 2012 a ANB3x3 possui contrato de chancela com a Federação Internacional de Basketball – FIBA3x3, sendo considerada a 3ª maior organizadora de torneios oficiais do mundo em 2016. Realizamos torneios de nível nacional e internacional, classificando equipes para World Tour (circuito profissional), com um total de 18 vagas distribuídas. Torneios realizados:

  • Copa SP de Basquete 3×3: 2012/13/14
  • Circuito Paulista de Basquete 3×3: 2015/16/17/18/19
  • Copa do Brasil 3×3: 2017/18
  • Challenge Internacional de Basquete 3×3: 2015/16/17/19
  • LIGA ANB3x3: 2018/19

Defendemos os ideais esportivos das equipes e jogadores e motivamos todos à prática desportiva competitiva, saudável e organizada, através de ampla divulgação dos torneios, regulamentos e condições de jogo, bem como buscamos parcerias públicas e privadas para a realização de torneios e criação de espaços que satisfaçam seus praticantes.

Realizamos parcerias públicas e privadas visando a realização e organização dos torneios oficiais de Basquete 3×3 no Brasil, tendo como principais parceiros e apoiadores: prefeituras municipais, governo estadual e federal, SESI e SESC e as empresas parceiras do basquete 3×3: Nestle, AES Eletropaulo, Sabesp, Raízen, Congás, Nike, Artwalk, TNT, Nextel, Guarani.

Contamos com uma equipe técnica experiente e capacitada, com DNA do basquetebol:

  • Presidente: Márcio “Vinícius” Junqueira Cardozo, ex-jogador de basquete profissional, jogando pelo América, Uniara, Universo Goiás, Brusque, XV de Piracicaba e São Caetano do Sul, campeão do World Tour FIBA3x3 das Américas. Bacharel em Educação Física.
  • Diretor Técnico-Operacional: Alex “Negret” da Silva, ex-jogador profissional de basquete, revelado em Franca e com passagens pelo América, Casa Branca e XV de Piracicaba. Possui competência atestada e experiência como produtor técnico nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e como coordenador de quadra do NBB. Turismólogo com pós-graduação em Turismo esportivo.
  • Fundador: Carlos Roberto J. “Betão” Cardozo, ex-jogador profissional com passagens por equipes como Jales, América, Uniara de Araraquara, Winner Limeira, Ulbra e Jundiaí, advogado especialista em Direito Desportivo pela Escola Superior da Advocacia/OAB-SP.
  • Kleya Ismary: está na ANB3x3 desde 2015 e tem formação em Gestão Financeira e Educação Física – Licenciatura e Bacharelado no Centro Universitário Ítalo Brasileiro.
  • Juliana Murasawa: está na ANB3x3 desde 2018, tendo tido também uma passagem de um ano entre 2015 e 2016. Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo e Mestra em Gestão Internacional do Esporte pela Universidade de Lille (França).
  • Edson Garcia: está na ANB3x3 desde 2016, é Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo e cursa pós-graduação em Gestão do Esporte.
  • Bruno Medino: está na ANB3x3 desde 2012, prestando serviço de foto e filmagem, sendo também o responsável pelas redes sociais

Nosso principal objetivo é desenvolver e massificar o esporte olímpico e fazer da ANB3x3 uma das principais instituições da modalidade no Brasil e no mundo. Para tal, contamos com o apoio institucional do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Esporte, da Secretaria de Esporte do Estado de São Paulo (SESP), da Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo (SEME), do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Social do Comércio (SESC).

Futuro: Desde 2018, com a criação da LIGA ANB3x3, buscamos formalizar e organizar as equipes de basquete 3×3 nas diferentes categorias existentes, acreditando que isso levará o país a melhores resultados esportivos e aproximará a sociedade da prática esportiva.

Missão: Fomentar, difundir, incentivar e regulamentar a prática do basquete 3×3 nas diferentes manifestações do esporte em todo o território nacional.