NOTÍCIAS

NOTA: Punição e Advertências Equipes e Atletas – Final Challenge Internacional de Basquete de 3×3 – Ano2020.

São Paulo, 01 de fevereiro de 2021.
NOTA: Punição e Advertências Equipes e Atletas.

Instalado a Junta Disciplinar, de forma online foram analisados e discutido as ocorrências relatadas nas súmulas no torneio denominado Final do Challenge Internacional de Basquete 3×3, realizado pela Associação Nacional de Basquete 3×3 realizado em 12 e 13/12/2020 no estado de São Paulo / SP.

As regras do Basquete 3×3 passam por constantes atualizações e novas interpretações, e é dever da organização informar e orientar os árbitros e atletas, assim como dever de todos se atualizarem e acompanharem a evolução da modalidade, especialmente na categoria elite masculino que possui o mais alto nível técnico. Desse modo, entendemos que o jogo dinâmico do basquete 3×3 pode trazer lances polêmicos e decisivos o que traria em tese as justificativas pela derrota de determinado time, mas faltar com desrespeito e ofender moralmente oficiais de quadra ou mesa, profissionais técnicos e adversários não podem ser tolerados e precisam ser punidos com sanção disciplinar. Assim, decidimos, com base nos fatos relatados na súmula, aplicar as seguintes sanções de forma automática:

  1. Atletas Alfredo Perandini e Rodrigo Del´Arco “Diguinho” da equipe Rio Preto 3×3, na categoria Elite Masculino, que ofenderam com palavras de baixo calão o árbitro Marco Antônio a suspensão de 2 torneios para o Alfredo considerando ofensas em momentos distintos, e de 1 torneio para o Diguinho pelas ofensas no pós jogo. O impedimento de participar dos torneios não pode ultrapassar 6 meses da data do fato gerador. Dessa forma, ambos os atletas ficam impedidos de jogar a quantidade de torneios indicados acima, devendo ocorrer no prazo máximo de 6 meses de impedimento.  
  1. A desistência do jogo pela equipe do UD+40, nos segundos finais do jogo final da categoria + 40 anos, face as ocorrências e motivos relatados pelos árbitros, já foi punida com a derrota em quadra, não devendo sofrer mais sanções, especialmente pelo erro da equipe de arbitragem, que deverá passar por nova capacitação e orientação das regras e interpretações do Basquete 3×3.

Mesmo assim, repudiamos qualquer manifestação contrária ao fair play e com respeito aos princípios do espirito esportivo.

Ressaltamos que a Equipe UD+40 sofreu a derrota por ter se recusado a voltar à quadra para terminar o jogo, quando os Árbitros da partida identificaram o erro, e chamaram as 2 Equipes para retornarem à quadra de jogo.

*Importante pontuar que a desistência de jogar que determinou a derrota do UD+40. E não o que eles divulgaram nas redes sociais, que perderam o jogo por causa do erro da arbitragem.

Das decisões cabem recurso para o Tribunal de Justiça Desportivo da Federação Paulista de Basketball.

Atenciosamente,
Dpto Esportivo ANB3x3

Gostou do conteúdo? Comente e Compartilhe!

Hall da Fama

Mais Notícias

Notícias Recentes

Search