NOTÍCIAS

Luiz Felipe Soriani

Você deve estar se perguntando se para jogar basquete 3×3 precisa ser grandão e forte para se ter sucesso. Ajuda muito, mas o jogador nº 1 do Ranking brasileiro de Basquete 3×3, Luiz Felipe Soriani, contraria a todos os pensamentos pessimistas e mostra que muito treino, dedicação e talento são determinantes. Soriani fechou a temporada 2016 no topo entre os atletas 3×3 do Ranking Brasil, em uma lista de mais de 3000 atletas brasileiros, além de ser o 29º do mundo, entre 70 mil atletas cadastrados no Ranking Mundial da Federação Internacional de Basquete – FIBA.
Soriani é um jogador bastante técnico, além de um excelente chutador de 2 pontos, mas que também gosta de bater para dentro com muito recurso sobre seu defensor, além de servir muito bem seus companheiros de equipe do São Paulo DC. Atualmente, joga basquete na tradicional cidade de Santos, equipe da baixada santista, fazendo manutenção física e técnica para os torneios basquete 3×3.
A ANB3x3 fez um bate papo com essa fera da modalidade e você confere logo abaixo:

ANB3: Como começou a jogar 3×3?

SORIANI: Ano passado (2015) o time de santos me convidou para jogar com eles e aceitei.

ANB3: Você indica hoje a modalidade para os grandes atletas? Ou encara a modalidade apenas para aqueles que estão afastados do basquete de quadra?

SORIANI: Recomendo muito, é o basquete que a gente gosta, jogado de uma forma diferente, mais descontraída e divertida, porém com a mesma adrenalina que temos jogando na quadra.

ANB3: Hoje o Brasil é considerado um dos 3 maiores organizadores da modalidade no mundo. Tecnicamente acredita que estamos na mesma posição?

SORIANI: Acredito que tecnicamente ainda não, mas estamos bem perto dessa posição. Cada ano que passa os times brasileiros chegam mais longe nas grandes competições, e dão mais trabalho para os melhores do mundo.

ANB3: Você jogou duas etapas das finais do WT ambas em Abu Dhabi, com um 9º São Paulo DC e 12º com Santos, 2016 e 2015 respectivamente, o que você acha que evoluiu para um bom desempenho nesse período?

SORIANI: O estilo de jogo, evoluímos nos torneios que jogamos na Europa, o estilo de jogo deles é diferente do nosso e mais eficiente, tentamos absorver isso ao máximo e trazer para o nosso jogo. Claro não se aprende de um dia para o outro, mas aos poucos estamos aprendendo e melhorando.

ANB3: O nível técnico do ano passado estava mais elevado em relação há esse ano?

SORIANI: Não, o nível esse ano estava muito maior que do ano passado. E acredito que isso vai aumentar a cada ano. Ainda mais se realmente a modalidade entrar no programa olímpico para 2020.

ANB3: Existe algum segredo ou estratégia de jogo pra ser aplicado no 3×3?

SORIANI: Não acho que exista um segredo, mas acredito que se o time conseguir dentro de quadra o equilíbrio entre aproveitar as individualidades de cada um e o entrosamento com o trabalho em grupo pode ter grandes resultados.

ANB3: Hoje o 3×3 esta em nível mundial. Com as etapas do WT proporciona o intercâmbio e possibilidade de jogar contra as melhores equipes do mundo. Qual o recado que você deixaria pra aqueles que queiram ser um jogador 3×3 de alto nível?

SORIANI: Eu acredito muito no trabalho. Não adianta querer e ficar esperando a oportunidade cair no colo. Quem quer e realmente se dedica, tem grandes chances de chegar lá.

ANB3: Hoje você é o atual numero 1 do Brasil e 29 do mundo. Esperava estar no topo? Qual a projeção para temporada 2017, manter e/ou subir no ranking mundial?

SORINI: Sim, sou o atual 1 do Brasil e 29 no mundo. Isso se deve também pelo fato do projeto do São Paulo DC proporcionar viagens para jogar nos principais torneios da Europa. E com certeza com a experiência adquirida esse ano, pretendo melhores colocações nos torneios na temporada 2017, claro manter atual posição no ranking brasileiro e subir bastante no ranking mundial.

 

Gostou do conteúdo? Comente e Compartilhe!

Hall da Fama

Mais Notícias

Notícias Recentes

Search