NOTÍCIAS

Inédita Copa da África de Basquete 3×3 é realizada

Por: Edson Garcia

São Paulo, 6 de novembro de 2017 – O mês de novembro reservou uma novidade para o mundo do basquete 3×3: a inédita FIBA3x3 Africa Cup. Até então já tinham sido organizadas diversas edições dos torneios europeu e asiático de seleções, além da própria Copa do Mundo, e tudo indicava que em breve os outros continentes seriam atingidos pelas competições de seleção, graças ao desenvolvimento da modalidade e ao status de olímpica. Sem nenhum representante no Top50 do Ranking Geral FIBA3x3, o continente africano acabou sendo o escolhido da vez, o que era essencial para ter representantes africanos nos Jogos Olímpicos 2020, e o evento aconteceu em Togo entre os dias 3 e 5 de novembro.

Os dois melhores países africanos no Ranking FIBA3x3 são Uganda (57º) e Tunísia (60º), porém os tunisianos não tiveram representantes, enquanto os ugandenses ficaram apenas em 8º no masculino e 3º no feminino. Com incrível campanha invicta nos 6 jogos que disputou, Mali foi campeão do torneio feminino, além de ter sido o melhor ataque com 97 pontos totais. As nigerianas foram vices, e ainda viram seus compatriotas serem campeões ao derrotar a Costa do Marfim. Assim como no feminino, os campeões tiveram uma campanha 100% e o melhor ataque da competição, com 106 pontos. A Nigéria é atualmente o terceiro melhor país africano do Ranking Geral FIBA3x3 e com a criação da competição pode começar a despontar como a principal força.

Fica agora a expectativa de que em breve seja organizada uma Copa América de Basquete 3×3, para a qual o Brasil estaria classificado devido sua posição no Ranking FIBA3x3. Segue a classificação final da competição:

Women

1.Mali
2.Nigeria
3.Uganda
4.Cote d’Ivoire
5.Egypt
6.Ghana
7.Togo
8.Niger
9.Mauritania
10.Gambia

Men

1.Nigeria
2.Cote d’Ivoire
3.Madagascar
4.Egypt
5.Togo
6.Mali
7.Benin
8.Uganda
9.Ghana
10.Mauritania
11.Niger
12.Gambia

Gostou do conteúdo? Comente e Compartilhe!

Hall da Fama

Mais Notícias

Notícias Recentes

Search