NOTÍCIAS

FIBA 3×3 World Cup 2017

Por: Edson Garcia

São Paulo, 4 de maio de 2017 – A Federação Internacional de Basquete (FIBA) anunciou os grupos da próxima Copa do Mundo de 3×3 que em 2017 vai acontecer em Nantes (França) entre os dias 17 e 21 de junho. A definição e o sorteio das equipes participantes são feitos usando o Ranking do 3x3planet.com. Como explicado em matéria anterior, a partir da pontuação dos 100 melhores jogadores de cada categoria, é criado o Ranking das Federações (dos países), ferramenta utilizada para identificar os países classificados para os eventos internacionais, como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos da Juventude. Ou seja, se um país não se qualifica para uma competição internacional, é porque os seus 100 melhores jogadores não possuem pontos suficientes para isso em comparação aos outros países. No caso do Brasil, há também a punição da FIBA perante a Confederação Brasileira de Basquete (CBB), que impede as seleções de participarem dos torneios até a retirada da punição.

Segue abaixo uma imagem ilustrativa de como funciona o sorteio automático da FIBA:

Imagem1

O evento será realizado tanto no masculino quanto no feminino, totalizando assim 40 equipes, 20 de cada sexo. As equipes foram divididas em 4 grupos de 5 equipes cada, que jogarão entre si para classificar os 2 melhores de cada grupo para as quartas de final, e daí em diante em sistema eliminatório até chegar ao campeão mundial.

 

Imagem5

Masculino:

A França deu azar e ficou no grupo B contra os últimos vencedores da Europe Cup, Romênia e Eslovênia. Detentora de 2 títulos, a atual campeã Sérvia ficou no grupo A e é provável que seu principal concorrente seja a Rússia, que foi medalha de bronze na edição de 2014. O campeão de 2014, Catar, ficou no grupo C contra 3 equipes europeias que prometem surpreender. Já o grupo D ficou equilibrado com o vice-campeão de 2016, EUA, ao lado da Holanda, de destaque no cenário europeu, e a Nova Zelândia, de destaque em mundiais Sub18.

Feminino:

A atual campeã República Tcheca ficou no grupo D, e surpreende o fato dela não ser cabeça de chave, e sim a Itália, que pode surpreender no grupo que tem também os nossos vizinhos da Argentina. Assim como no masculino, os últimos dois vencedores da Europe Cup, Hungria e Rússia, caíram juntos no grupo A e são os favoritos a passar de fase. A França caiu como cabeça de chave e trouxe boas expectativas aos torcedores no grupo B que tem a semifinalista da Europe Cup, Suiça. Por fim, o imprevisível grupo C terá Holanda, Ucrânia, China, Japão e Austrália disputando a cada jogo uma vaga no mata-mata.

Para saber mais sobre o histórico da competição, clique aqui.

Entenda o Ranking FIBA 3×3

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Hall da Fama

Mais Notícias

Notícias Recentes

Search