Notícia
Outros

Entenda o Ranking FIBA 3×3

Por: Edson Garcia

São Paulo, 5 de abril de 2017 – O Ranking Individual FIBA 3×3 é um componente essencial para a modalidade. Cada pessoa inscrita na plataforma 3x3planet.com tem sua própria pontuação, que evolui de acordo com os resultados dos evento aprovados pela FIBA, que também estão na plataforma 3x3planet.com. Assim sendo, a pontuação é responsável por criar o ranking nacional de todos os países, e também o internacional, tanto no masculino como no feminino, permitindo que os jogadores possam comparar suas habilidades com seus amigos, jogadores locais e jogadores do mundo todo.

A pontuação de cada jogador é calculada com base nos pontos recolhidos considerando apenas os 9 melhores resultados em eventos aprovados pela FIBA nos últimos 12 meses. Por isso, é possível que algumas pessoas mesmo sem jogar há um ou dois meses mantenham uma alta pontuação, graças a resultados conseguidos anteriormente.

A partir da pontuação dos 100 melhores jogadores de cada categoria, é criado o Ranking das Federações (dos países), que é a ferramenta utilizada para identificar os países classificados para os eventos internacionais, como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos da Juventude. Ou seja, se um país não se qualifica para uma competição internacional, é porque os seus 100 melhores jogadores não possuem pontos suficientes para isso.

Dessa forma, continuem jogando o maior número de torneios possíveis, que nós da Associação Nacional de Basquete 3×3 seguiremos focados em trabalhar para fornecer o maior número de eventos de boa qualidade, assim como chancelaremos eventos pelo Brasil para incentivar a prática em mais territórios. Iremos juntos fazer a modalidade cada vez mais forte aqui no país!

Fonte: FIBA.com