NOTÍCIAS

FIBA 3×3 Europe Cup 2017

Por: Edson Garcia

São Paulo, 17 de abril de 2017 – Com a próxima Eurocopa de 3×3 se aproximando, chega também a hora de conhecer melhor como será o torneio e sobre edições passadas. A próxima edição do torneio ocorrerá em Amsterdã, na Holanda, entre os dias 7 e 9 de julho, e será a terceira.

Para definir os participantes, serão realizados dois torneios qualificatórios que reunirão no total 26 países europeus. O primeiro qualificatório será realizado na França nos dias 23 e 24 de junho, quando 12 equipes femininas e 12 equipes masculinas, divididos em 4 grupos iguais, irão disputar o direito de participar do maior torneio de seleções europeias.

frança

MASCULINO: Destaca-se o grupo A, com a campeã mundial Sérvia, a Esvoláquia e a Turquia, que obteve sucesso em categorias jovens (ouro em 2015 e bronze em 2016 na categoria Sub18 do torneio europeu). A Holanda, bronze em 2016, está no grupo B (com Hungria e Croácia) e encara o torneio como preparatório, pois tem vaga garantida para Amsterdã. Vencedores do torneio em 2014, os romenos estão no grupo C com Suíça e Bélgica. Já os franceses terão o privilégio de jogar em casa no grupo D com Itália e Dinamarca. As 5 melhores equipes do torneio estarão classificadas para Amsterdã.

FEMININO: As francesas terão vida difícil no grupo A com Sérvia e Israel. O grupo B é formado apenas por equipes que jogaram a edição 2016, com a Ucrânia, 2ª na Copa do Mundo, a Bélgica, terceira na primeira edição, e Áustria. Já a campeã do mundial, República Tcheca, ficará no grupo C com Polônia e Irlanda. No grupo D, a Letônia terá a difícil tarefa de enfrentar a vencedora do torneio em 2014 e bronze em 2016, a Rússia, e a semifinalista da Copa do Mundo 2016, a Espanha. As 6 melhores se classificam para Amsterdã.

O segundo torneio qualificatório será em Andorra nos dias 24 e 25 de junho, portanto nos dias seguintes ao torneio da França, e receberá no total 21 equipes. No masculino, serão 4 grupos de 3 equipes, enquanto no feminino serão 2 grupos, de 5 e 4 equipes cada.

andorra

MASCULINO: Campeões da edição 2016, a Eslovênia estará no grupo A com Espanha e Geórgia. No grupo B, a Letônia tenta se classificar pela primeira vez, enfrentando as equipes da Polônia e República Tcheca. A tradicional Rússia está no grupo C com Alemanha e Israel. Por fim, o grupo D terá Ucrânia, Andorra e Irlanda. As 6 melhores equipes se classificam.

FEMININO: O grupo A tem como destaque a Hungria, atual campeã, que enfrentará Alemanha, Andorra, Estonia e Turquia. Já a atual vice-campeã, a Romênia, terá pela frente a Suiça, que foi 4ª na última edição, Eslováquia e Itália. As 5 melhores equipes se classificam.

Após os torneios classificatórios, teremos para cada sexo 11 equipes classificadas, mais a Holanda que é anfitriã, formando assim o grupo de elite europeu que participará da FIBA 3×3 Europe Cup 2017. Segue abaixo o histórico do torneio:

2014

M: 1º Romênia, 2º Eslovênia e 3º Lituânia

F: 1º Rússia, 2º Eslovênia e 3º Bélgica

2016

M: 1º Eslovênia, 2º Sérvia e 3º Holanda

F: 1º Hungria, 2º Romênia e 3º Rússia

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Notícias Recentes

Search