Por: Edson Garcia
São Paulo – 3 de abril de 2019 – Foram definidos hoje os confrontos para a terceira etapa da LIGA ANB3x3, que acontecerá entre os dias 5 e 7 de abril no Shopping Metrô do Complexo Tatuapé, com patrocínio da Artwalk. A novidade para essa etapa é a entrada do Sub18 Feminino na competição, que se junta às categorias que já vinham jogando, Elite, Adulto Feminino, Open Masculino, +35 Masculino, Sub23 Masculino e Sub18 Masculino, todas jogando no formato eliminatório simples (mata-mata), usando como critério para definição dos jogos a classificação da LIGA ANB3x3..
Elite
Serão 16 equipes ao todo, jogando a partir das oitavas de final, que estão não apenas tentando subir na classificação da LIGA ANB3x3, como chegar à final do evento para conquistar uma vaga para o Quest ANB3x3 a ser realizado, com vaga para o World Tour. A Federação Internacional de Basquete reconhece como Quest um torneio com duas classificatórias e uma final com vaga para o World Tour. Os jogos da categoria começam às 13h40 no domingo, confira os confrontos iniciais:
Oitavas de final
Campinas x SC Ourteam NKB
SP IDC x Rio Preto Guarani
MG Bulls x SP Atletas do Ano
SP CHR Basquete x Mogi 3×3
Bauru Brotherhood x SP Underdogs VQ
São Paulo DC x Limeira City
Santos MemorialFupes x Rio de Janeiro
Santos 3×3 x SP DCU23
Serão as estreias de Ourteam e DCU23, que logo de cara pegam os dois líderes da classificação no momento. Campinas e Santos 3×3, inclusive, foram os dois finalistas nas etapas anteriores, então só precisam manter o retrospecto para se garantir no evento com vaga para o World Tour. Porém, os dois podem enfrentar já nas quartas de final Rio Preto Guarani – que estreia na divisão ouro em 2019 – e Rio de Janeiro, que foram segundo e terceiro colocados da LIGA ANB3x3 no ano passado. Uma eliminação precoce dos líderes deixaria completamente embolada a classificação da competição, principalmente caso São Paulo DC e CHR Basquete consigam chegar ao menos entre os semifinalistas.
Adulto Feminino
Com 10 equipes participantes no total, serão feitos dois confrontos na fase de oitavas de final para indicar as equipes que enfrentam os líderes da categoria, SP Corinthians 3×3 e SP Hunters, mas os outros confrontos das quartas já estão definidos e começam às 11h de domingo:
Oitavas de final
Hortolândia x SP Cohab 1 (vencedor enfrenta o SP Corinthians 3×3)
Rio Preto Smel x Lençóis Paulista (vencedor enfrenta o SP Hunters)
Quartas de final
SP Blackout x SP Basket Laws
SP The Choice x DF Basketeam
Após se destacarem a divisão prata da segunda etapa, Rio Preto Smel e The Choice poderão desafiar os líderes da competição e melhorar na classificação, algo importante para seguir na divisão ouro das próximas etapas. Interessante notar a presença de três equipes do interior de São Paulo e uma do Distrito Federal, mostrando a expansão do 3×3 feminino. Líderes do Ranking FIBA nacional, as atletas do Corinthians buscam o terceiro título na competição, o que se for alcançado manterá também seu aproveitamento de 100% nos jogos da temporada, já que o torneio é eliminatório. O SP Hunters conta com a cestinha da categoria, medalhista olímpica e campeã mundial Alessandra Santos, que tem 68 pontos em 8 jogos, 13 a mais que a segunda colocada, Sassá (Corinthians).
Open Masculino
Com 12 equipes participantes, a categoria terá 4 equipes jogando só a partir das quartas de final, os melhores na classificação atual da categoria: SP Urban Hoops, Bauru Supervisão, SP Cumbicacity e SP Tiquatira. Os 8 restantes jogarão as oitavas de final a partir das 13h do sábado. Confira:
Oitavas de final
Diadema High x Santos MemorialFupes (vencedor enfrenta o Urban Hoops)
Águas SPedro FSports x SP Made Rua (vencedor enfrenta o Tiquatira)
Guarulhos Basquete x SP IDC JBonifácio (vencedor enfrenta o Cumbicacity)
SP Spartans x SP IDC 3×3 (cencedor enfrentar o Bauru Supervisão)
O nível muito próximo das equipes faz da categoria uma das mais imprevisíveis. Porém, o título da segunda etapa do Bauru Supervisão o deixou próximo do líder, SP Urban Hoops, e essa pode ser a chance de assumir a liderança. Eles possuem a favor um forte jogo coletivo, com boa circulação da bola, fatores que ficaram evidentes no título da etapa passada, além do cestinha da categoria, Paulo Moreira (50 pontos em 8 jogos).
+35 Masculino
Devido ao mesmo número de participantes, o chaveamento é o mesmo da categoria Open, com 4 equipes jogando a partir das quartas de final e outras 8 jogando a partir das oitavas, com jogos iniciando às 17h de sábado. O melhores classificados, que terão o benefício de começar mais à frente no chaveamento, serão SP Underdogs, SP Astros/Alce, SP Thunders e SP Old School. Seus adversários sairão dos seguintes confrontos:
Oitavas de final
SP Los3xMosqueteiros x Embu das Artes (vencedor enfrenta o Underdogs)
Praia Grande 3×3 x SP UD OldDogs (vencedor enfrenta o Astros/Alce)
SP UDSP x SP Big Friends (vencedor enfrenta o Thunders)
SP Silver Hawks x SP Chicago 23 (vencedor enfrenta o Old School)
O título do oitavo colocado da classificação, Los3xMosqueteiros, faria com que a equipe tivesse mais pontos do que o líder, Underdogs, tem no momento. Isso por si só mostra como muita coisa pode mudar na categoria a partir dessa etapa, porém quem chega mesmo embalado é o Old School, que venceu a última etapa após final contra o Underdogs.
Sub23 Masculino
Na categoria de abertura das atividades do sábado (10h), serão 10 equipes participantes, fazendo com que a categoria tenha o mesmo chaveamento usado para o Adulto Feminino. Dois confrontos na fase de oitavas de final para indicar as equipes que enfrentam os líderes da categoria, e outros dois confrontos de quartas de final já definidos:
Oitavas de final
Ferraz Esquadrão x SP Urban Hoops (vencedor enfrenta o SP IDC 3×3)
SP Aspirantes x SP Black Ducks (vencedor enfrenta o Praia Grande FPG)
Quartas de final
SP Atletas do Ano x SP Thunders
Santos 3×3 x Praia Grande 013
Com o SP DCU23 de fora para jogar a etapa na categoria Elite, quatro times poderão assumir a liderança da competição em caso de título na etapa, sendo eles Praia Grande FPG, Praia Grando 013 (antes chamado de Baixada 013), SP IDC 3×3 e SP Thunders. Essa será a primeira vez do Santos 3×3 na divisão ouro da categoria, mas a equipe tem o Kaue Santos, acostumado a jogar no Elite.
Sub18 Masculino
Com 8 equipes participantes, todas as equipes começaram a jogar a partir das quartas de final, sendo esta a categoria de abertura da etapa, na sexta às 16h. Confira os confrontos:
Quartas de final
SP Saudara Kaizen x SP Aspirantes
SP Checkball VM x SP Bulls Players
SP IDC 3×3 x Santo André CB
São Bernardo CB x Santos Ohana
Finalistas da última etapa, quando estavam apenas estreando, IDC e Bulls Players poderão mostrar que não foi por acaso que conseguiram tal feito e subir para o topo da tabela de classificação. Já o Santos Ohana estreia nessa etapa e tem no elenco atletas que estiveram recentemente na seleção brasileira da categoria.
Sub18 Feminino
Será a estreia da categoria na LIGA ANB3x3, com participação de 4 equipes: SP PIB3x3 Titãs, SP IDC 3×3, SP Recanto Basket e SP Recanto Verde/Sol. As equipes terão um confronto prévio para indicar o chaveamento das semifinais, sendo necessário então 3 vitórias seguidas para ser campeã da etapa. Os jogos começam às 18h de sexta.
SP PIB3x3 Titãs x SP Recanto Verde/Sol
SP IDC 3×3 x SP Recanto Basket
A classificação final das equipes nas respectivas categorias resultara na soma da seguinte pontuação na classificação da LIGA ANB3x3: 1º – 100 pontos; 2º – 80 pontos; 3º – 70 pontos; 4º – 60 pontos; 5º – 50 pontos; 6º – 45 pontos; 7º – 40 pontos; 8º – 35 pontos; 9º – 20 pontos; 10º – 18 pontos; 11º – 16 pontos; 12º – 14 pontos; 13º – 13 pontos; 14º – 11 pontos; 15º – 10 pontos; 16º – 9 pontos.
A LIGA ANB3x3 é um campeonato de realização da Associação Nacional de Basquete 3×3, que conta com os patrocínios da Nextel, TNT Energy Drink, Guarani e apoio da Secretaria Especial de Esportes, Secretaria de Esportes do Estado e do Município de São Paulo, com chancela da Federação Internacional de Basquete, da Confederação Brasileira de Basquete e da Federação Paulista de Basquete.