NOTÍCIAS

Confira os destaques femininos na 3ª etapa da LIGA ANB3x3

Por: Edson Garcia

 

São Paulo, 17 de abril de 2019 – A terceira etapa da LIGA ANB3x3, jogada no Shopping Metrô do Complexo Tatuapé há 10 dias, foi importante para o 3×3 feminino devido à estreia da categoria Sub18 Feminina na competição e por ser a primeira etapa em que as equipes mais tradicionais do Adulto Feminino foram colocadas em um mesmo chaveamento, já que a etapa foi realizada em sistema eliminatório e sem separação por divisão ouro e prata.

O primeiro dia da etapa foi na sexta-feira, dia 5/4, com as categorias Sub18. Mesmo sendo ainda o primeiro torneio da competição com o Sub18 Feminino, 4 equipes participaram do evento. A Escola Estadual Recanto do Verde Sol, localizada na zone leste, enviou duas equipes devido à iniciativa da Alessandra Santos de Oliveira, medalhista olímpica, campeã mundial e atleta do SP Hunters na categoria Adulta Feminina, que também é uma das responsáveis pelo Projeto GIBI (Grupo de Iniciação de Basquete Infantil) desenvolvido na escola. Esse inclusive é um bom exemplo da importância das escolas na massificação do esporte. As outras equipes, SP IDC 3×3 e o SP PIB3x3 Titãs, também podem ser consideradas co-irmãs, devido à ligação do Instituto Drible Certo com o projeto Polo de Incentivo ao Basquete 3×3, lançado em 2018 pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Em quadra, o PIB3x3 Titãs e o SP Recanto Basket se destacaram e fizeram a primeira final do Sub18 Feminino na LIGA ANB3x3, vencida pelo PIB. O destaque individual foi uma atleta da mesma equipe, Catarina Helena, que marcou 14 pontos, sendo 6 deles de arremessos de fora. Em um futuro próximo, atletas como ela poderão estar brilhando na categoria Adulta Feminina.

 

 

Mas no momento quem realmente brilha é o SP Corinthians 3×3. Mesmo com o formato eliminatório, que poderia possibilitar surpresas nos resultados finais, a equipe buscou seu terceiro título, em três etapas realizadas. Dessa forma, vai já em abril caminhando a passos largos para o título da LIGA ANB3x3, já que apenas os 7 torneios em que a equipe mais pontuar são computados na classificação, ou seja, com mais 4 títulos a equipe chegará à pontuação máxima.

Para serem campeãs dessa vez, as atletas tiveram que superar a lesão da Luana Ariescha logo no primeiro jogo que a tirou de combate para todo o torneio. Mesmo em apenas 3 atletas, o Corinthians superou equipes tradicionais para ser campeão, sendo elas o Cohab 1, campeão do IV Circuito Paulista de 2018, nas quartas de final, o SP Blackout nas semifinais e o SP Hunters na final. Evelyn Larissa, com 23 pontos, foi a maior pontuadora da equipe, seguida da atual número 1 do Brasil, Júlia Carvalho, que marcou 14.

Mas a cestinha foi novamente a Alessandra, do SP Hunters, que marcou no total 27 pontos, com média de 9 por jogo, e é não só quem mais pontuou na temporada pela categoria Adulta Feminina, como também é a maior pontuadora somando-se todas as categorias, com 95 pontos em apenas 3 etapas. Seu desempenho fez com que o Hunters chegasse na final em todas as etapas do ano e se consolidasse na segunda posição da LIGA ANB3x3.

 

 

Para chegar à final, o SP Hunters também teve de derrotar adversários fortes. Nas quartas de final o confronto foi contra o Rio Preto Smel, vice-campeão da divisão prata na etapa passada e que vinha de uma vitória por 19 a 9 contra Lençóis Paulista, mas acabou sendo derrotado pelo Hunters por 21 a 14. Mesmo com a derrota, a atleta Bruna Mara se destacou e foi a terceira com maior pontuação no torneio, com 19 pontos, mas a maior pontuadora com arremessos de fora, com 10 pontos no total.

Na semifinal, o Hunters encarou o campeão da divisão prata na etapa passada, o SP The Choice. O jogo reviveu a maior rivalidade feminina até o surgimento do Corinthians, entre The Choice e The Girls, antiga equipe da Alessandra. Em uma partida disputada, o Hunters venceu por 14 a 13. Com 12 pontos no total, a atleta Maria Silva foi quem mais pontuou para o The Choice na etapa.

 

 

As equipes Hortolândia, Lençóis Paulista, DF Basketeam e SP Basket Laws forma eliminadas ainda no primeiro jogo. Mesmo assim, as duas últimas seguem no topo da tabela, em terceiro e quarto colocadas da LIGA ANB3x3 respectivamente, graças também à vantagem de ter jogado todas as etapas do ano. Porém, agora ambas correm mais risco de perder posições em caso de um torneio com pontuação baixa, devido à proximidade das equipes The Choice, Blackout e Rio Preto.

A LIGA ANB3x3 é um campeonato de realização da Associação Nacional de Basquete 3×3, que conta com os patrocínios da Nextel, TNT Energy Drink, Guarani e apoio da Secretaria Especial de Esportes, Secretaria de Esportes do Estado e do Município de São Paulo, com chancela da Federação Internacional de Basquete, da Confederação Brasileira de Basquete e da Federação Paulista de Basquete.

Gostou do conteúdo? Comente e Compartilhe!

Hall da Fama

Mais Notícias

Notícias Recentes

Search