NOTÍCIAS

Sesc Dom Pedro II abre temporada da LIGA ANB3x3

Por: Edson Garcia

 

São Paulo, 31 de janeiro de 2019 – O Sesc Dom Pedro II receberá nos dias 2 e 3 de fevereiro a primeira etapa da LIGA ANB3x3 2019, que já tem 40 equipes filiadas, divididas nas categorias Elite, Adulto Feminino e Open Masculino, que jogam no domingo, e +35 Masculino, Sub23 Masculino e Sub18 Masculino, que jogam no sábado. Além dessas, teremos também no sábado as categorias Sub15 Misto e Sub18 Feminino.

 

Inscrições e critérios de seleção

As equipes filiadas à LIGA ANB3x3 têm preferência no preenchimento das vagas e são ranqueadas acima das não filiadas para se fazer o chaveamento. O critério de distribuição das vagas é a classificação da Liga, usando-se o Ranking FIBA 3×3 em caso de empate, que é o caso na primeira etapa, com todas as equipes empatadas em zero pontos. As vagas restantes são dadas às equipes não filiadas usando como critério o Ranking FIBA 3×3 das equipes.

É importante ressaltar os critérios do regulamento porque logo na primeira etapa da LIGA ANB3x3 2019 batemos recordes de inscritos, com 180 equipes registradas pelo play.fiba3x3.com e aplicativo FIBA 3×3. Consequentemente, nem todos conseguiram vaga, sendo feita a seleção seguindo os critérios expostos acima. Apesar disso, 95 equipes participarão do evento no Sesc Dom Pedro II, um total de 380 atletas. Os horários e jogos estão disponíveis nas redes sociais e aplicativo FIBA 3×3.

 

 

Para atender tantos atletas, algumas das categorias foram subdivididas em séries Ouro, Prata e Bronze, sendo a última oferecida só no Open Masculino. Essa distribuição é dinâmica e muda a cada etapa, pois depende da pontuação na LIGA ANB3x3. Ou seja, um time campeão na divisão Prata pode juntar pontos suficientes para jogar a Ouro na segunda etapa. Se isso é importante para quem está dentro, também permite que sejam atendidas equipes de fora da LIGA ANB3x3. Por exemplo, a categoria Sub23 terá no sábado as séries Ouro e Prata, com 6 equipes em cada. Como são apenas 6 equipes filiadas no momento, elas entram automaticamente na série Ouro, enquanto a Prata é completada com as equipes não filiadas. Mesmo assim, essas não filiadas poderão entrar na LIGA ANB3x3 e somar os pontos da primeira etapa se fizerem todo o processo de inscrição antes de jogar. Mas atenção na hora de definir seu elenco da temporada…

 

A importância de escolher bem seu elenco

É provável que você tenha visto em algum lugar que é preciso um bom elenco para ganhar um campeonato. Isso vale para todos os esportes coletivos cujo calendário é longo, aonde é possível ter imprevistos, lesões e há muitas competições a se disputar. Na LIGA ANB3x3 isso também é verdade e temos exemplos que comprovam. Desde ontem, e com final para o dia 5 de fevereiro, está acontecendo no México o Campeonato Internacional de Basquete 3×3 Máster, para a categoria +35. Nas duas equipes que representam o Brasil estão atletas da LIGA ANB3x3, das equipes SP Los3xMosqueteiros e SP Thunders, que apesar dos desfalques estarão jogando no Sesc Dom Pedro e somando pontos importantes para a sequência da temporada, além de Rodrigo Del’Arco (Diguinho) e Emerson Garcia, das equipes Rio Preto Guarani e Presidente Prudente.

 

 

Outro ótimo exemplo é o São Paulo DC. A equipe jogou a penúltima etapa de 2018 desfalcada, pois tinham viajado para competir no World Tour. Mesmo assim, quem entrou correspondeu e eles foram campeões da etapa, garantindo o título da LIGA ANB3x3 de forma antecipada. Para a temporada 2019 a equipe passou por uma reformulação, com destaque para as saídas de Felipe Camargo e Jonatas Mello, atuais número 1 e 2 do Brasil. Para se manter no topo, a equipe começou sua preparação cedo, com a realização de uma seletiva comandada por Guilherme Fléx, contratado para ser treinador da equipe. O resultado final foi a criação de equipes nas categorias Open Masculino e Sub23 Masculino, além da contratação de diversos atletas, com destaque para Pedro Patekoski, que saiu do Mogi 3×3, Rodrigo Alves, que disputou a Liga Ouro no ano passado, e Luiz Felipe, vice-campeão mundial Sub18 pelo Brasil em 2016.

 

http://basquete3x3.com.br/noticias/campeao-antecipado-da-liga-anb3x3-sao-paulo-dc-e-o-melhor-time-do-brasil-na-temporada/

 

As mudanças de elenco parecem ir de encontro ao que vem acontecendo no mundo, em que os atletas se dividem para criar ou jogar em equipes da região em que mora. O mesmo aconteceu quando Fernando Coloneze saiu do Rio Preto Guarani e criou o Rio de Janeiro 3×3, equipe que venceu o IV Circuito Paulista 2018 e foi quarta colocada no World Tour do México, e recentemente com o melhor time canadense. A equipe Saskatoon seguirá, mas parte de seus atletas formarão uma nova equipe, Edmonton, que deve ser vista nas principais competições pelo mundo. A grande vantagem é a proximidade entre os atletas, permitindo que possam treinar com maior regularidade.

 

 

E você, faz parte da LIGA ANB3x3? Entre em contato por esportivo@basquete3x3.com.br e saiba como. A LIGA ANB3x3 é um campeonato que será disputado ao longo do ano e finalizado no mês de novembro. Confira a ficha técnica completa da primeira etapa:

 

Local: Sesc Dom Pedro II

Endereço: Praça São Vito, s/n – Brás, São Paulo – SP, CEP 03007-030

Data: 2 e 3 de fevereiro

Horário: a partir das 10h30

Entrada gratuita

Programação:

  • Sábado – Sub15 Misto e Sub18 Feminino, Sub18 Masculino, Sub23 Masculino e +35 Masculino
  • Domingo – Elite, Adulto Feminino e Open Masculino

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo/a!

Search