NOTÍCIAS

Oficial: Liga ANB3x3 será implementada a partir da temporada 2018

Por: Edson Garcia

São Paulo, 10 de janeiro de 2018 – Quando o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou as modalidades que seriam inseridas no programa olímpico para os Jogos Olímpicos de 2020, o basquete 3×3 foi elevado ao degrau mais alto que já esteve. Não que tenha sido uma surpresa, pelo contrário: o trabalho desenvolvido pela Federação Internacional de Basquete (FIBA), suas afiliadas e promotores chancelados desde 2010, ano em que o 3×3 foi formalizado como esporte, foi feito com esse objetivo.

Entre esses promotores está a Associação Nacional de Basquete 3×3, que nasceu em 2012 e iniciou o desenvolvimento da nova modalidade no país. Estando quase sempre à frente das principais realizações do #3x3Brasil, foi reconhecida como uma das principais promotoras do basquete 3×3 nas Américas, promovendo-o em diversas categorias com eventos de qualidade com acesso ao World Tour. Para se manter nesse posto e elevar o nível dos atletas e equipes do Brasil, será realizada na temporada 2018 (iniciada no fim de 2017 com o Battle Force Nike) a primeira liga de basquete 3×3 do país: a Liga ANB3x3.

 

Qual a importância de uma liga?

Atualmente as equipes são informais, juntando-se apenas para os torneios, e sem nenhuma identidade, impossibilitando que o público se vincule a elas de alguma forma. A ideia de realizar uma liga parte da necessidade de formalizar e organizar as equipes, permitindo que os atletas deem um passo a mais rumo ao profissionalismo com a adoção de ferramentas que propiciem isso: redes sociais, treinamento periodizado e acompanhado por profissionais capacitados, busca por patrocinadores e disputa de um maior número de torneios nacionais e internacionais.

 

Quem pode participar?

Nesse primeiro ano, a Liga ANB3x3 será oferecida apenas à categoria Elite, ou seja, apenas pessoas do sexo masculino acima de 18 anos. Para os anos seguintes, implementaremos o modelo em outras categorias de forma progressiva, até que a liga ofereça todas as categorias dos torneios ANB3x3.

 

Como funciona?

Ao jogar os torneios, as equipes participantes vão pontuar na liga de acordo com sua classificação final. A somatória das 7 maiores pontuações da equipe dará sua pontuação final na classificação do torneio, sendo a classificação o critério para definir os finalistas dos torneios ANB3x3 que valem vaga ao World Tour e para a formação das tabelas dos torneios. Entre os torneios oferecidos estão o Challenger Internacional, a Copa do Brasil e o Circuito Paulista, que possuem chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e da Federação Paulista de Basketball (FPB).

 

Pontos (só será computado caso o torneio tenha ao menos 2 equipes filiadas à Liga ANB3x3)

1º – 100 pontos

2º – 80 pontos

3º – 70 pontos

4º – 60 pontos

5º – 50 pontos

6º – 45 pontos

7º – 40 pontos

8º – 35 pontos

9º – 20 pontos

10º – 18 pontos

11º – 16 pontos

12º – 14 pontos

 

Benefícios

a – Prioridade nas inscrições de todos os torneios de realização da ANB3x3 ou chancelados;

b– Gratuidade nos torneios ANB3x3 e chancelados;

c – Participação na LIGA ANB3X3, que é o critério para definir a participação das equipes dos torneios finais que dão vaga ao FIBA3x3World Tour – Temporada 2018;

d – Premiação ao final da temporada de acordo com o resultado final da LIGA ANB3X3.

 

Como inscrever uma equipe?

As equipes deverão pagar uma taxa de registro da equipe no valor de R$ 100,00 para se inscrever, além de mais R$ 50,00 por atleta da equipe, cujo mínimo é 4 e o máximo é 6, e entregar a documentação necessária. Os atletas serão o elenco da equipe para toda a temporada e trocas só serão permitidas na janela de transferência, que ocorre em junho. Segue o contrato de filiação com maiores detalhes: https://drive.google.com/file/d/16LEG0yeo95hJPz98e8vf9_vzTBQdsc2v/view

 

Torneios chancelados

Os promotores de basquete 3×3 que queiram realizar eventos vinculados à Liga ANB3x3 podem fazer isso através do Manual de Chancela ANB3x3. Interessados devem entrar em contato por email com contato@basquete3x3.com.br após ler detalhadamente o documento: https://drive.google.com/file/d/1CtdfGPiU7VkCp6KKkFOGpxP0nsRyD7aO/view?usp=sharing

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Hall da Fama

Mais Notícias

Notícias Recentes

Search