NOTÍCIAS

NOTA DISCIPLINAR #2 NBB TRIO FINAL ANHAMGABAU

 DOS FATOS:

Na partida da semifinal entre São José e Caxias do Sul pela Etapa Final do NBB Trio, faltando 1 min. e 53 seg. para o fim, com o placar de 10X12 a favor de Caxias, não foi computada a 6ª falta contra o time de Caxias, por interpretação equívoca dos oficias de mesa quanto a amrcação do oficial de quadra.

Após o termino da partida, com a reclamação dos jogadores da equipe de São José, foi revisto em vídeo e identificado o erro, assim como foram checadas as faltas subsequentes e estas estavam todas corretas.

A comissão organizadora se reuniu e analisou os fatos, fundamentado na Regra FIBA3x3 em seu artigo nº 13 – Item 13-5 o qual diz:

“13.5. O(a) Supervisor(a) de Esportes da Competição (ou a pessoa indicada para ser o(a) responsável em receber os protestos, designada(o) no Congresso Técnico com as Equipes na véspera do Evento), não pode decidir mudar o resultado do jogo, exceto se houver uma evidencia clara e conclusiva que, se não fosse pelo erro que deu origem ao protesto, o novo resultado certamente teria se concretizado. No caso de um protesto ser aceito por outras razões além da (diferentes da / que não seja a) elegibilidade da regra e que leva a uma mudança do vencedor do jogo, então o jogo será considerado como empatado no final do tempo normal de jogo, e uma prorrogação deverá ser jogada imediatamente.”

Segue relato da arbitragem:

PREZADOS, Em resposta ao protesto encaminhado para a ANB 3X3, responsável pela Organização Técnica do Torneio NBB TRIO – Temporada 2024, após o término do referido Jogo, informamos que tendo como base a sequência dos fatos dentro do referido jogo, e também tendo como base o Artigo No 13 – Item 13-5 – das Regras e Interpretações 3×3 de 2024, ratificamos que o protesto foi considerado indeferido, como no julgamento in loco, como seguem os dados : Conforme foram realizadas as análises na Transmissão Oficial do Torneio NBB TRIO, no momento do protesto feito pela Equipe de SÃO JOSÉ, ainda no Torneio NBB TRIO Dia 05/10/24, após o término do referido jogo da semi-final e revistas posteriormente, todas as Penalidades Subsequentes foram aplicadas corretamente após situação do Objeto do protesto, desta forma, não houve nenhuma mudança no resultado final da partida. Portanto não sendo aplicável o Item 13-5 do Artigo No 13 – das Regras e Interpretações 3×3 de 2024, e também não sendo aplicável interpretações subjetivas, após o Término do Jogo e assinatura dos Árbitros na súmula. Placar Final do Jogo : SÃO JOSE 14 x CAXIAS DO SUL 18

Dessa forma, decidimos em receber o protesto da equipe de São José, mesmo sem o pagamento da taxa prevista em regulamento, por dar razão a reclamação, porém indeferir o pedido de mudança de resultado do jogo em âmbito esportivo, fundamentado no artigo nº13 – Item 13-5 da Regra FIBA3x3, mantendo assim o resultado final anunciado. Porém como forma educativa e para que não volte a acontecer fatos como esses, será implantado nos jogos com estrutura de transmissão o desafio/challenge previsto no artigo 12 da Regra FIBA3x3, podendo ser revisto o lance pela equipe solicitante de forma imediata, assim como realizar capacitação dos oficiais colocando o exemplo dessa ocorrência como ponto de atenção.

São Paulo 10 de outubro de 2024

 

JUNTA DISCIPLINAR ANB3X3/NBB/Arbitragem FPB

Gostou do conteúdo? Compartilhe com um amigo/a!

Hall da Fama

São Paulo DC

Gustavo Bracco, Ismar Neto, Luiz Felipe Soriani...

Notícias

Mais Notícias

Search