NOTÍCIA

Liga ANB3x3

Uma revanche com o mesmo roteiro: São Paulo DC derrota o Hi-Nutrition SP e é campeão

Por: Edson Garcia

São Paulo, 22 de janeiro de 2018 – No último domingo, dia 21 de janeiro, foi realizada a segunda etapa da Liga ANB3x3, novidade para a temporada 2018 da categoria Elite – a Copa SESC Verão 3×3, no SESC Dom Pedro II. Com 16 equipes participantes, foi realizado um Qualifying Draw com 6 equipes para definir quem se juntaria aos outros 10 que já estavam na fase de grupos. Brotherhood e Presidente Prudente foram os classificados, entrando nos grupos D e C, respectivamente.

 

Grupos

A – Hi-Nutrition SP, Mogi 3×3 e Campo Grande NKB

B – MemorialFupes Santos, Santos/Fupes e OurTeam Marcolla

C – Atletas do Ano, Rio Preto Guarani e Presidente Prudente

D – Bauru BKT, São Paulo DC e Brotherhood

 

Seguindo os critérios do novo regulamento, torneios da Liga ANB3x3 têm seus grupos definidos pela classificação de momento das equipes participantes, enquanto o Ranking FIBA3x3 passa a ser o critério secundário para desempate e para definir os posicionamento de equipes não filiadas.

Na fase de grupos, o grande destaque foi a equipe Presidente Prudente. Vinda do Qualifying Draw, a equipe já havia jogado dois jogos antes da fase de grupos e logo de cara enfrentou o Rio Preto Guarani, a segunda melhor equipe brasileira da temporada 2017. Mas nem mesmo isso ou a longa viagem que tiveram que enfrentar impediu a equipe de conseguir uma grande vitória por 20 a 16, além de fazer 21 a 9 nos Atletas do Ano e se classificar em primeiro.

Das equipes já filiadas à Liga ANB3x3 antes do torneio, os Atletas do Ano foram o de pior rendimento, enquanto Hi-Nutrition SP, MemorialFupes Santos e Bauru BKT passaram à próxima fase. Entretanto, só após o último jogo foi possível descobrir todos os jogos das quartas de final. Confira os resultados:

 

Hi-Nutrition SP 21 x 13 Bauru BKT

Presidente Prudente 22 x 11 MemorialFupes Santos

Santos/Fupes 12 x 12 Rio Preto Guarani

São Paulo DC 20 x 14 Campo Grande NKB

 

No duelo dos já filiados, o que significa um confronto direto por uma melhor posição na Liga ANB3x3, o Hi-Nutrition SP, que está há mais tempo participando dos torneios, derrotou Bauru BKT, que terminou em 6º e fez seus primeiros 45 pontos. Presidente Prudente escreveu mais um capítulo da sua grande história do dia ao derrotar o MemorialFupes Santos, que terminou em 7º e fez 40 pontos. Após uma partida digna de seu histórico, Rio Preto Guarani eliminou o sexto colocado, Santos/Fupes. Por fim, São Paulo DC comprovou o favoritismo e eliminou Campo Grande NKB. Dessa forma, apenas uma equipe já filiada permaneceu, justamente a líder da classificação de momento, o Hi-Nutrition SP.

A fase semifinal marcou o fim da incrível campanha do Presidente Prudente, derrotado por 16 a 12. Apesar disso, com a derrota de Rio Preto Guarani para o São Paulo DC, a equipe ficou com a terceira colocação. Vale ressaltar o duelo entre São Paulo DC e Rio Preto Guarani, pois são as duas melhores equipes brasileiras da temporada 2017 e fizeram um duelo muito acirrado que terminou com a vitória do DC por 21 a 18.

Dessa forma, a final da Copa SESC Verão 3×3 foi uma revanche da final do Battle Force Nike, entre Hi-Nutrition SP e São Paulo DC. Assim como no primeiro torneio, o DC saiu atrás do placar e contou com um desempenho impressionante e decisivo dos seus atletas, os três melhores do país no momento: Luiz Felipe Soriani, William Evangelista e Douglas Gorauskas. Will foi quem mais teve papel fundamental na virada, marcando 11 dos 20 pontos na vitória por 20 a 19, sendo 9 deles em seguida.

Ainda sobre o desempenho individual de alguns atletas, David Teles, do Presidente Prudente, marcou 44 pontos (todos vindos de cestas de 1 ponto), com média de 7,33 por jogo, enquanto o Jonatas, do Brotherhood, carregou sua equipe com uma média de 9,33 pontos em apenas 3 jogos disputados. Confira aqui o desempenho individual dos atletas: https://drive.google.com/file/d/1I12-a4PlSfVMj172VxzcfOnN9K1vo-qh/view?usp=sharing

 

A Classificação de momento da Liga ANB3x3 mantém o Hi-Nutrition na liderança com 160 pontos, seguido por MemorialFupes Santos com 100. As equipes que ainda não se filiaram têm até o final de terça fazer e contar os pontos ganhos nesse evento. Para saber como, acesse: https://drive.google.com/file/d/1zLQjmTR59E0JZZRF0dphauAt-9Z1aMDM/view