NOTÍCIAS

Sesc Dom Pedro II abre temporada da LIGA ANB3x3

Por: Edson Garcia

 

São Paulo, 31 de janeiro de 2019 – O Sesc Dom Pedro II receberá nos dias 2 e 3 de fevereiro a primeira etapa da LIGA ANB3x3 2019, que já tem 40 equipes filiadas, divididas nas categorias Elite, Adulto Feminino e Open Masculino, que jogam no domingo, e +35 Masculino, Sub23 Masculino e Sub18 Masculino, que jogam no sábado. Além dessas, teremos também no sábado as categorias Sub15 Misto e Sub18 Feminino.

 

Inscrições e critérios de seleção

As equipes filiadas à LIGA ANB3x3 têm preferência no preenchimento das vagas e são ranqueadas acima das não filiadas para se fazer o chaveamento. O critério de distribuição das vagas é a classificação da Liga, usando-se o Ranking FIBA 3×3 em caso de empate, que é o caso na primeira etapa, com todas as equipes empatadas em zero pontos. As vagas restantes são dadas às equipes não filiadas usando como critério o Ranking FIBA 3×3 das equipes.

É importante ressaltar os critérios do regulamento porque logo na primeira etapa da LIGA ANB3x3 2019 batemos recordes de inscritos, com 180 equipes registradas pelo play.fiba3x3.com e aplicativo FIBA 3×3. Consequentemente, nem todos conseguiram vaga, sendo feita a seleção seguindo os critérios expostos acima. Apesar disso, 95 equipes participarão do evento no Sesc Dom Pedro II, um total de 380 atletas. Os horários e jogos estão disponíveis nas redes sociais e aplicativo FIBA 3×3.

 

 

Para atender tantos atletas, algumas das categorias foram subdivididas em séries Ouro, Prata e Bronze, sendo a última oferecida só no Open Masculino. Essa distribuição é dinâmica e muda a cada etapa, pois depende da pontuação na LIGA ANB3x3. Ou seja, um time campeão na divisão Prata pode juntar pontos suficientes para jogar a Ouro na segunda etapa. Se isso é importante para quem está dentro, também permite que sejam atendidas equipes de fora da LIGA ANB3x3. Por exemplo, a categoria Sub23 terá no sábado as séries Ouro e Prata, com 6 equipes em cada. Como são apenas 6 equipes filiadas no momento, elas entram automaticamente na série Ouro, enquanto a Prata é completada com as equipes não filiadas. Mesmo assim, essas não filiadas poderão entrar na LIGA ANB3x3 e somar os pontos da primeira etapa se fizerem todo o processo de inscrição antes de jogar. Mas atenção na hora de definir seu elenco da temporada…

 

A importância de escolher bem seu elenco

É provável que você tenha visto em algum lugar que é preciso um bom elenco para ganhar um campeonato. Isso vale para todos os esportes coletivos cujo calendário é longo, aonde é possível ter imprevistos, lesões e há muitas competições a se disputar. Na LIGA ANB3x3 isso também é verdade e temos exemplos que comprovam. Desde ontem, e com final para o dia 5 de fevereiro, está acontecendo no México o Campeonato Internacional de Basquete 3×3 Máster, para a categoria +35. Nas duas equipes que representam o Brasil estão atletas da LIGA ANB3x3, das equipes SP Los3xMosqueteiros e SP Thunders, que apesar dos desfalques estarão jogando no Sesc Dom Pedro e somando pontos importantes para a sequência da temporada, além de Rodrigo Del’Arco (Diguinho) e Emerson Garcia, das equipes Rio Preto Guarani e Presidente Prudente.

 

 

Outro ótimo exemplo é o São Paulo DC. A equipe jogou a penúltima etapa de 2018 desfalcada, pois tinham viajado para competir no World Tour. Mesmo assim, quem entrou correspondeu e eles foram campeões da etapa, garantindo o título da LIGA ANB3x3 de forma antecipada. Para a temporada 2019 a equipe passou por uma reformulação, com destaque para as saídas de Felipe Camargo e Jonatas Mello, atuais número 1 e 2 do Brasil. Para se manter no topo, a equipe começou sua preparação cedo, com a realização de uma seletiva comandada por Guilherme Fléx, contratado para ser treinador da equipe. O resultado final foi a criação de equipes nas categorias Open Masculino e Sub23 Masculino, além da contratação de diversos atletas, com destaque para Pedro Patekoski, que saiu do Mogi 3×3, Rodrigo Alves, que disputou a Liga Ouro no ano passado, e Luiz Felipe, vice-campeão mundial Sub18 pelo Brasil em 2016.

 

Campeão antecipado da Liga ANB3x3, São Paulo DC é o melhor time do Brasil na temporada

 

As mudanças de elenco parecem ir de encontro ao que vem acontecendo no mundo, em que os atletas se dividem para criar ou jogar em equipes da região em que mora. O mesmo aconteceu quando Fernando Coloneze saiu do Rio Preto Guarani e criou o Rio de Janeiro 3×3, equipe que venceu o IV Circuito Paulista 2018 e foi quarta colocada no World Tour do México, e recentemente com o melhor time canadense. A equipe Saskatoon seguirá, mas parte de seus atletas formarão uma nova equipe, Edmonton, que deve ser vista nas principais competições pelo mundo. A grande vantagem é a proximidade entre os atletas, permitindo que possam treinar com maior regularidade.

 

 

E você, faz parte da LIGA ANB3x3? Entre em contato por esportivo@basquete3x3.com.br e saiba como. A LIGA ANB3x3 é um campeonato que será disputado ao longo do ano e finalizado no mês de novembro. Confira a ficha técnica completa da primeira etapa:

 

Local: Sesc Dom Pedro II

Endereço: Praça São Vito, s/n – Brás, São Paulo – SP, CEP 03007-030

Data: 2 e 3 de fevereiro

Horário: a partir das 10h30

Entrada gratuita

Programação:

  • Sábado – Sub15 Misto e Sub18 Feminino, Sub18 Masculino, Sub23 Masculino e +35 Masculino
  • Domingo – Elite, Adulto Feminino e Open Masculino

Gostou do conteúdo? Comente e Compartilhe!

Hall da Fama

Mais Notícias

Notícias Recentes

Search