NOTÍCIAS

São Paulo DC se torna o primeiro time profissional de 3×3 no Brasil

Por: Juliana Murasawa

 

São Paulo, 8 de março de 2019 – A Federação Internacional de Basketball (FIBA) divulgou hoje uma matéria exclusiva sobre uma das mais antigas e tradicionais equipes de basquete 3×3 do Brasil, que está fazendo história ao se tornar a primeira totalmente profissional no país.

LIGA ANB3x3: na atual temporada da LIGA ANB3x3, o São Paulo DC está presente em nada menos que três categorias: Elite, Open e Sub 23 Masculino. Além disso, a equipe é a atual campeã da LIGA ANB3x3, que teve no ano passado a sua primeira edição. No dia em que o São Paulo DC confirmou o título, a equipe estava dividida entre São Paulo e Hyderabad (Índia), pois participava de etapas da II Copa do Brasil de Basquete 3×3 e do World Tour no mesmo fim de semana.

 

 

Reformulação: o elenco do São Paulo DC passou por grandes mudanças na última inter-temporada, com uma reformulação que deixou apenas Luiz Felipe Soriani como remanescente da equipe que chegou às quartas de final do World Tour da Cidade do México em 2018.

Por isso, em janeiro de 2019 o São Paulo DC organizou uma seletiva para recrutar novos atletas. Essa seletiva reuniu dezenas de atletas no Esporte Clube Banespa, incluindo Jefferson Socas, um dos reforços do time para a temporada e ex-jogador do Real Madrid. De acordo com o empresário do time, Gustavo Bracco, “ele quer buscar seu sonho olímpico e o 3×3 é o melhor jeito de alcançá-lo”.

 

 

Profissionalização: como parte do processo de profissionalização da equipe, o São Paulo DC está treinando duas vezes por dia desde janeiro em local com estrutura olímpica para fornecer as melhores condições possíveis aos seus atletas. Outra novidade em relação ao ano passado é que os atletas passaram a receber salários integrais pela primeira vez, graças ao apoio do governo de São Paulo e de diversos patrocinadores.

Parceria: como parte da expansão do São Paulo DC para outras categorias, a equipe firmou uma parceria com a Universidade Paulista (UNIP), que permite que seus atletas estudem e treinem na universidade. Os atletas também treinam diariamente e participarão de competições universitárias, com foco no Mundial Universitário.

Futuro: com todas as melhorias e investimento feitos pelo São Paulo DC, há grandes expectativas para o impacto que a equipe poderá ter no World Tour. No entanto, por se tratar de um time novo que ainda está começando, Gustavo Bracco nota que “a esperança é terminar entre os quatro melhores em um ou dois World Tour, mas sem pressão”.

 

Líder nas categorias Open e Sub23, o São Paulo DC ocupa atualmente a 4ª posição na classificação do Elite, e estará presente na 2ª etapa da LIGA ANB3x3 neste fim de semana (9 e 10 de março). O evento tem entrada gratuita e acontecerá no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, localizado na Rua Pedro de Toledo, 1651 – Vila Clementino, São Paulo-SP (próximo da estação AACD-Servidor, Linha 5-Lilás do Metrô), a partir das 9h.

 

 

Gostou do conteúdo? Comente e Compartilhe!

Notícias Recentes

Search