Notícia
Liga ANB3x3

São Paulo DC abre vantagem na liderança do Elite na LIGA ANB3x3

Por: Edson Garcia

São Paulo, 6 de maio de 2019 – A liderança da LIGA ANB3x3 mudou de dono. Antes da realização da quarta etapa da competição, em São José do Rio Preto, Santos 3×3 e São Paulo DC estavam empatados com a mesma pontuação, com os santistas a frente devido ao critério desempate, que é a soma da pontuação dos 3 atletas de maior ranking FIBA3x3 da equipe. Entretanto, após o fim da etapa e a atualização da classificação, isso mudou. Confira abaixo como:

 

FASE DE GRUPOS

Apenas 9 equipes participaram da categoria Elite nesta etapa, 3 a menos do que acontece normalmente. Dessa forma, foram feitos 3 grupos e apenas uma dessas equipes não passariam para a fase de quartas de final.

No grupo A, o Rio Preto Guarani fez a abertura do evento para o Elite ao enfrentar o SC Ourteam NKB, equipe que fazia apenas sua segunda etapa no ano e foi derrotada por 21 a 16. O resultado para os catarinenses também foi negativo no segundo jogo, com derrota para o Santos 3×3 por 21 a 13. Mesmo com as derrotas, a equipe se classificou em terceiro, enquanto que a liderança ficou com Rio Preto Guarani, que bateu os santistas por 21 a 15.

As maiores surpresas apareceram nos outros dois grupos. O SP DCU23, equipe com idade Sub23, caiu no grupo B e conseguiu uma grande vitória contra o SP CHR Basquete, vencendo por 21 a 13. O líder do grupo foi o São Paulo DC, que venceu os adversários por 21 a 12 e 21 a 11 respectivamente. Apesar das duas derrotas, o CHR também passou de fase.

Já o grupo C, o único com equipes de fora da LIGA ANB3x3, teve participação de MG Bulls, Campinas Q4 e Arba. Na primeira rodada, os mineiros derrotaram a equipe local por 21 a 11 e esperava-se que o jogo seguinte, entre Campinas e Arba, decretasse a eliminação da Arba. Porém, eles surpreenderam e derrotaram o forte Campinas Q4 (16 a 13), que tem 2 atletas convocados para defender o Brasil na Copa do Mundo, Felipe Camargo e Jonatas Mello. Na rodada final, os campineiros reagiram e fizeram 21 a 13 contra o Bulls, garantindo o primeiro lugar e eliminando a equipe Arba.

 

 

PLAYOFFS

Nas quartas de final, o primeiro confronto foi entre Rio Preto Guarani e SP CHR Basquete. Embalados pelos resultados iniciais e com apoio da torcida, o Rio Preto venceu mais uma vez pelo placar de 21, tomando apenas 14 pontos. O adversário deles saiu do confronto entre MG Bulls e SP DCU23. Sensação das últimas etapas, os mineiros foram surpreendidos pela jovem equipe adversária e perderam por 16 a 13. Vale ressaltar que faz parte do SP DCU23 o William Weihermann, convocado para defender o Brasil na Copa do Mundo, e o Luiz Felipe, vice-campeão mundial Sub18 em 2016.

Do outro lado da chave, o São Paulo DC, com Jefferson Socas, mais um convocado para a Copa do Mundo, e Luiz Felipe Soriani, que jogou a edição passada do torneio, venceu a equipe do SC Ourteam NKB, que mesmo derrotado conseguiu bons pontos para ficar entre os 12 melhores da classificação da LIGA ANB3x3.

O adversário do São Paulo DC saiu do confronto mais equilibrado da fase de quartas de final, entre Campinas Q4 e Santos 3×3. As duas equipes se enfrentaram na final das duas primeiras etapas do ano, com título do Campinas, que liderou a LIGA até ser ultrapassado pelos santistas após a terceira etapa, no Shopping Tatuapé. Consequentemente, além de equilibrado, é também um confronto de muita rivalidade no momento. Como esperado, o placar teve uma diferença muito pequena, com vitória por 12 a 10 de Campinas.

 

 

Nas semifinais, primeiro outra façanha da equipe SP DCU23, que venceu a experiente equipe do Rio Preto Guarani, em São José do Rio Preto, pelo placar de 18 a 14. Dessa forma, chegaram à primeira final deles no Elite, como foi para o MG Bulls na etapa anterior. E o adversário da final foi o mesmo dos mineiros, o São Paulo DC, que venceu o Campinas Q4 na semifinal por 21 a 12. Essa, inclusive, é mais uma rivalidade importante para ser acompanhada durante o ano, já que os atletas Felipe Camargo e Jonatas Mello eram do São Paulo DC na temporada passada, quando venceram inclusive a LIGA ANB3x3.

Na final, o SP DCU23 dificultou um pouco mais o jogo em relação ao que tinha sido o confronto deles na fase de grupos, porém não adiantou. O São Paulo DC venceu por 18 a 14 e conquistou sua segunda etapa seguida, como havia feito o Campinas Q4 nas duas anteriores, deixando a classificação da competição da seguinte maneira:

 

1 – São Paulo DC, 330 pontos

2 – Campinas Q4, 276 pontos

3 – Santos 3×3, 275 pontos

4 – MG Bulls, 208 pontos

Para saber toda a classificação, acesse: http://basquete3x3.com.br/liga/anb3x3/2019-2/

 

 

A LIGA ANB3x3 é um campeonato de realização da Associação Nacional de Basquete 3×3, que conta com os patrocínios da Nextel, TNT Energy Drink, Guarani e apoio da Secretaria Especial de Esportes, Secretaria de Esportes do Estado de SP, com chancela da Federação Internacional de Basquete, da Confederação Brasileira de Basquete e da Federação Paulista de Basquete.