NOTÍCIAS

Santos/Fupes é campeão em Caçapava e são conhecidos os primeiros finalistas do Circuito Paulista

Por: Edson Garcia

 

São Paulo, 2 de maio de 2018 – Aconteceu no último domingo, dia 29/4, a primeira etapa do Circuito Paulista de 2018. Realizado junto à Federação Paulista de Basketball e com apoio do Clube Recreativo Jequitibá e da liga regional de basquete, o evento contou com a participação de 180 atletas nas categorias Elite, Adulto Feminino, Open Masculino, Sub18 Masculino e Feminino, e Sub15 Misto. O torneio da categoria Elite representava a 5ª etapa da Liga ANB3x3, enquanto para as outras categorias essa foi uma classificatória para a grande final do Circuito Paulista, vaga essa que seria dada apenas aos campeões.

 

30168150_1663208757120085_4229035731134728299_o

 

Elite – 5ª etapa da Liga ANB3x3

A Liga ANB3x3 vinha de um pequeno intervalo desde a realização do Jogo das Estrelas 3×3 e, apesar de alguns desfalques devido à convocação de atletas para a seleção brasileira, voltou em grande estilo. Foram 12 equipes participantes, as quais foram dispostas de acordo com a classificação da Liga, formando os seguintes grupos:

 

Grupo A – Hi-Nutrition SP, Mogi 3×3 e Tai Team

Grupo B – Presidente Prudente, NQS Florianópolis e CHR Basquete SP

Grupo C – MemorialFupes Santos, Bauru BKT e Lendas/RJ

Grupo D – Santos/Fupes, Rio Preto Guarani e Tri-medão

 

A primeira partida, entre Mogi e Tai Team, mostrou como seria um torneio disputado. Faltando pouco para o fim do jogo, a equipe Tai Team vencia por 20 a 19 e cometeu uma falta em Luiz Felipe, resultando em dois lances livres. O atleta, de apenas 20 anos, não sentiu a pressão, guardou as duas oportunidades e finalizou o jogo com uma virada sensacional do Mogi. A vitória foi essencial para que a equipe se classificasse aos playoffs em segundo, com Hi-Nutrition SP como líder da chave.

Presidente Prudente foi outro favorito a passar como líder do grupo, com duas vitórias por 21. No confronto que definiu a segundo colocado, a equipe NQS Florianópolis, que estreou na etapa anterior da Liga ANB3x3, foi a vencedora. Vale lembrar que o confronto entre Prudente e NQS significou a reedição da final do Jogo das Estrelas 3×3, mas novamente Presidente Prudente levou a melhor contra o forte ataque catarinense.

O grupo C acabou tendo apenas um jogo devido a problemas com a equipe Lendas/RJ, que acabou não podendo comparecer. Dessa forma, o jogo entre MemorialFupes e Bauru indicou quem passaria em primeiro no grupo, com vitória do Bauru BKT por 14 a 12. Para finalizar a fase de grupos, Santos/Fupes se impôs sobre os adversários vencendo os jogos por 21, enquanto Rio Preto Guarani ficou em segundo.

 

Playoffs

 

Líder da Liga ANB3x3, Hi-Nutrition SP teve maiores dificuldades a partir das quartas de final. No confronto contra Rio Preto Guarani, a equipe não demonstrou sentir o fato de estar apenas com 3 atletas e contou com 9 pontos de Mateus Granusso e 10 pontos de Douglas Neves para fazer 21 a 20 e vencer a partida. Seu adversário na semi-final foi o Bauru BKT, que também em jogo acirrado venceu por 21 a 19 a equipe NQS Florianópolis, com grandes atuações de Felipe Rocha (Bauru) com 7 pontos e Thiago Freitas (NQS) com 10 pontos.

Do outro lado da chave, Presidente Prudente encarou o MemorialFupes Santos e quase se complicou com o elevado número de faltas e o inspirado Caue Rico, mas isso não foi suficiente devido aos 9 pontos de Emerson Garcia para garantir a classificação por 16 a 12. A última equipe a se garantir nas semis para enfrentar Presidente Prudente foi Santos/Fupes, que achou pouco vencer os dois jogos na fase de grupos por 21 e meteu 22 a 14 no Mogi 3×3, com 8 pontos de Luiz Bidart e Guilherme Rojas.

De longe, o jogo entre Hi-Nutrition SP e Bauru BKT foi o melhor do torneio. A equipe de Bauru ter dois lances livres para fechar o jogo com Alex Passilongo, quando estava 20 a 20, mas não conseguiu. Douglas Neves vinha fazendo uma partida espetacular e fechou o jogo com um arremesso de fora para dar a vitória para o Hi-Nutrition SP por 22 a 20, resultando em 18 pontos pontos do atleta. Isso mesmo, dos 22 pontos marcados pela equipe, 18 foram de Douglas Neves.

Para responder à altura o desempenho ofensivo do Hi-Nutrition SP, nada melhor que mais vitória por nocaute de Santos/Fupes: 22 a 10 contra Presidente Prudente e vaga carimbada para a final, o que já significaria a melhor posição em etapas da Liga ANB3x3. Foram 13 pontos de Fernando Fischer nesse jogo, sendo 6 cestas de 2 pontos.

Após o grande desempenho na semi, Douglas Neves sentiu o fato do time estar apenas com 3 jogadores. Mais que isso, sentiu cãimbra. Porém, a equipe de Santos seguiu com força máxima e triturou mais um adversário para garantir o título, fechando por 21 a 12 com 12 pontos de Fernando Fischer. Bauru BKT completou o pódio, enquanto que Douglas Neves do Hi-Nutrition SP foi cestinha com 51 pontos, seguido por Fernando Fischer, do Santos/Fupes, com 50. Confira as estatísticas individuais: https://drive.google.com/file/d/136_E9jGgt6T0d0AGs1nnHFfSZ2rKWfab/view?usp=sharing

Apesar da derrota, Hi-Nutrition SP somou preciosos pontos para seguir no topo da Liga ANB3x3:

  • Hi-Nutrition SP – 365 pontos
  • Presidente Prudente – 300 pontos
  • Santos/Fupes –  260 pontos

Mais informações da Liga ANB3x3: https://basquete3x3.com.br/liga/anb3x3/2018-2/

 

Campeões classificados

Para as outras categorias, o sistema de classificação para a final do Circuito Paulista é diferente, classificando todos os campeões. Dessa forma, eventos fora de São Paulo-SP costumam ter menos equipes em algumas categorias e são uma boa aposta no planejamento das equipes para conseguir a classificação. No Adulto Feminino, por exemplo, foram apenas 3 equipes disputando em grupo único quem levaria a vaga para casa. O Blackout superou as equipes Beautiful Ballers e Caçapava Women para erguer o troféu de campeã. O mesmo aconteceu no Sub18 Feminino, que teve o título de uma das muitas equipes da ETEC Taubaté presentes no evento.

A garotada do Sub15 também esteve presente e encheu de orgulho os familiares, amigos e professores presentes. Importante ressaltar essa característica do Circuito Paulista, que acaba sendo para muitas crianças o primeiro evento de basquete 3×3. O Dream Team foi o campeão com uma campanha invicta.

O Sub18 Masculino contou com equipes muito fortes, como o Mais Mais de Campinas-SP, o Basklife do segundo melhor jogador brasileiro no Ranking FIBA3x3 Sub18 e o Over Time, time pelo qual tem jogado Rafael Messias, o melhor jogador brasileiro pelo ranking da categoria. Não a toa, os 3 foram à semi-final, que também contou com Elite Hood. Na final, o Mais Mais bateu por 21 a 13 a equipe Overtime para garantir a vaga, o que pode também mexer no ranking dos jogadores.

Por fim, o campeão da categoria Open Masculino foi o Inst. Drible Certo, que conseguiu vencer um jogo por 22 a 0. Isso explica porque a equipe já tem sido apontada como possível participante da Liga ANB3x3 no ano que vem, jogando a categoria Elite. Na final, a equipe de Matheus Santana, melhor brasileiro do Ranking FIBA3x3 Sub23, venceu o Família José por 11 a 8.

Confira todos os resultados: https://play.fiba3x3.com/events/aed3aa5c-b35d-427c-bd06-610a29b0d14b

 

Próxima parada

O Circuito Paulista agora se prepara para sua próxima etapa, que acontece já esse final de semana, no dia 6 de maio, em São José do Rio Preto.

 

Gostou do conteúdo? Comente e Compartilhe!

Hall da Fama

Mais Notícias

Notícias Recentes

Search