NOTÍCIAS

Santos/Fupes perde etapa para São Paulo DC, mas se torna líder da Liga ANB3x3 em momento crucial

Por: Edson Garcia

 

São Paulo, 27 de junho de 2018 – O IV Circuito Paulista de Basquete 3×3 vai afunilando e as oportunidades para garantir vaga na final do evento vão acabando. Agora resta apenas a etapa do CEE José Bonifácio, que ocorre nos dias 7 e 8 de junho, sendo duas semanas após isso a grande final com direito a vaga no FIBA 3×3 World Tour do México.

Diferente do que ocorre nas outras categorias, a classificação para a final na categoria Elite é feita de acordo com o posicionamento das equipes na Liga ANB3x3. Ou seja, sendo 16 vagas para a final, classificam-se os 16 melhores times da Liga, com sorteio realizado de acordo com esse mesmo posicionamento e não pelo Ranking FIBA3x3. Essa é uma maneira de fazer com que os times se mantenham ativos durante o ano e cheguem mais preparados para representar o Brasil nas competições internacionais, além de fazer com que as equipes busquem melhorar sua classificação.

Foi exatamente isso que o Santos/Fupes procurou fazer com a etapa de Santos do Circuito Paulista. Jogando em casa e sabendo que o SP Hi-Nutrition, até então líder da Liga, não iria jogar a etapa, os atletas chegaram sabendo o que deviam fazer para garantir a liderança e jogar no José Bonifácio com faca e queijo na mão para garantir o melhor ranqueamento da final.

Sorteado para estar no grupo A contra o forte Rio de Janeiro e o jovem SP Atletas do Ano, a equipe santista conseguiu um placar elástico de 22 a 8 em seu primeiro jogo, indicando que vinham mesmo para estar entre os favoritos ao título. Porém, ao enfrentar o Rio de Janeiro, o time saiu derrotado por 21 a 20 e teve que se contentar com a classificação em segundo lugar do grupo, o que significa um adversário teoricamente mais difícil na próxima fase, que dessa vez foi Campo Grande NKB.

Como tem sido tendência na Liga, nem sempre o primeiro colocado do grupo vence seu jogo nas quartas de final, o que acabou se repetindo. Santos/Fupes derrotou seu adversário por 21 a 16, enquanto que o São Paulo DC, que também havia passado em segundo no grupo B após perder para Joinville UniSociesc, venceu o SP CHR Basquete, equipe que conseguiu sua melhor classificação até então. Assim, apenas dois líderes de grupos passaram para as semifinais, Rio de Janeiro e Joinville UniSociesc, que encararam respectivamente o São Paulo DC e o Santos/Fupes.

O jogo entre Rio de Janeiro e São Paulo DC, apesar de recente, já carrega muita rivalidade. As equipes estiveram frente a frente na final de um torneio realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com vitória da equipe paulista por 21 a 8. Depois, jogaram na etapa de Ceret do Circuito Paulista, também com vitória dos paulistas, agora por 13 a 11, mas que não foi suficiente para passar de fase no torneio que foi vencido pelo Rio de Janeiro.

Como esperado, o jogo teve uma marcação forte do time carioca, que acabou sendo entendida pela arbitragem como falta em muitos momentos. O time atingiu as 10 faltas e viu São Paulo DC construir sua vantagem por meio dos lances livres, fechando em 21 a 11, sendo 10 pontos de lance livre. Já Santos/Fupes parou o forte ataque catarinense do Joinville UniSociesc, que tinha feito ao menos 20 pontos em todos os jogos e conseguiu marcar apenas 9 contra os santistas, que fizeram 13 e foram para a final.

Formado por jogadores de seleção brasileira, incluindo o reforço Felipe Camargo, vindo do SP Hi-Nutrition, o São Paulo DC não teve dificuldade para vencer o jogo por 20 a 12, se recuperando na Liga ANB3x3, a qual agora é terceiro. Já o Santos/Fupes marcou pontos suficientes para chegar à liderança e abrir 25 pontos do segundo colocado. Além disso, a equipe santista tem agora o cestinha do torneio, Luiz Bidart, com 176 pontos em 28 jogos. Já o cestinha da etapa foi William Weihermann, do Joinville UniSociesc, com 37 pontos no total e média de 9,25 pontos.

Será que o Santos/Fupes mantém a liderança depois da etapa José Bonifácio para chegar como favorito na disputa da vaga para o World Tour?

 

Confira as estatísticas individuais: https://drive.google.com/file/d/1Sl-Qh4XQhyucEgna7MYZnizK86VYDOk-/view?usp=sharing

Confira a classificação final: https://play.fiba3x3.com/events/11dbc12b-287b-47c1-bbb5-4d4e3d9fbf22

 

Classificação da Liga ANB3x3

1º Santos/Fupes – 490 pontos

2º SP Hi-Nutrition – 465 pontos

3º São Paulo DC – 428 pontos

Mais: https://basquete3x3.com.br/liga/anb3x3/2018-2/

 

Gostou do conteúdo? Comente e Compartilhe!

Hall da Fama

Mais Notícias

Notícias Recentes

Search