NOTÍCIAS

Rio Preto, São Caetano e Praia Grande são ouro no basquete 3×3 dos Jogos Abertos do Interior

Por: DGW Comunicação

 

São Carlos (SP), 21 de novembro de 2018 – Os 82o. Jogos Abertos do Interior já tem seus campeões no basquete 3×3. São José do Rio Preto (Adulto Livre Masculino), São Caetano (Adulto Livre Feminino) e Praia Grande (Sub 20 Masculino) conquistaram, nesta terça-feira, a medalha de ouro da competição em suas respectivas categorias.

Essa foi a primeira vez do basquete 3×3, ainda como torneio-teste, no tradicional Jogos Abertos do Interior. Ao todo, participaram do torneio 32 equipes de 28 municípios do estado de São Paulo. As disputas aconteceram no Sesi São Carlos.

Na categoria Adulto Livre Masculino, o ouro ficou com a cidade de São José do Rio Preto, representada pela experiente equipe Rio Preto Guarani. Na fase classificatória, o time rio-pretense passou fácil por Promissão, por 22 a 4, e depois por Sorocaba, por 21 a 13.

A disputa ficou acirrada a partir das quartas de final, quando Rio Preto bateu Franca por 21 a 18. Nas semifinais, vitória apertadíssima contra a forte equipe de Santos, por 21 a 20. A final também foi disputada ponto a ponto. Na decisão contra Piracicaba, representada pelo São Paulo DC, a melhor equipe brasileira da temporada, a equipe rio-pretense garantiu o título nos detalhes, fechando o placar em 21 a 20.

“Estamos muito felizes com a conquista desse título inédito dos Jogos Abertos do Interior. Foi um torneio muito disputado, com as grandes forças do basquete de São Paulo participando, com alto nível técnico”, comemorou o jogador Diguinho.

 

 

“Nós tivemos um caminho árduo para chegar ao título. Logo na primeira fase jogamos com Promissão e depois Sorocaba, que veio com a equipe que disputa o NBB. Nas quartas, pegamos a equipe de Franca, que sempre tem muita tradição no basquete. E na semifinal enfrentamos Santos, um jogo bastante disputado, ganhamos na prorrogação. A final foi emocionante, ganhamos na última bola. Seremos lembrados na história como primeiros campeões do basquete 3×3 nos Jogos Abertos do Interior”, afirmou Diguinho, que foi campeã ao lado de Alfredo, Sapão e Borracha.

No Feminino, São Caetano veio aos Jogos Abertos disposta a ser campeã no basquete 3×3. A cidade do Grande ABC esteve representada pela equipe do Corinthians, que vem se despontando nos torneios nacionais. Não precisou jogar o primeiro jogo da fase classificatória devido ao WO de Arujá. Em seguida, venceu São Carlos por 21 a 4.

Nas semifinais, São Caetano derrotou Lençóis Paulista, por 21 a 18. Na final, mais um jogo disputadíssimo, com a vitória garantida por apenas um ponto contra São José do Rio Preto, 15 a 14.

“Jogamos com dificuldades, com apenas três jogadoras, mas não poderíamos deixar de jogar ainda mais porque temos a final da Copa do Brasil no próximo sábado e precisávamos treinar e pegar ritmo”, explicou Luca Carvalho, técnico do Corinthians, que já disputou várias edições dos Jogos Abertos como jogador do basquete 5×5.

 

 

“Nos preparamos para jogar em três, mas pegamos adversárias diferentes, algumas meninas que não estão acostumadas a jogar o 3×3, porém com muita bagagem no basquete, muita experiência, são boas jogadoras. Ganhamos a final por um ponto, adversário fortíssimo. Foi muito gratificante estar aqui e sair com o ouro. Foco agora na Copa do Brasil”, acrescentou Carvalho.

Na Sub 20 Masculino, Praia Grande ficou com o ouro ao vencer na final Cajamar, por 14 a 11. Na fase classificatória, o time do litoral sul paulista havia passado por São José do Rio Pardo, pelo placar de 19 a 16, e por Tatuí, por 18 a 11. Para chegar à final, Praia Grande derrotou Matão, por 21 a 7, na semifinal.

 

Quadro de honra

Livre Masculino

Ouro – São José do Rio Preto

Prata – Piracicaba

Bronze – Santos

 

Livre Feminino

Ouro – São Caetano

Prata – São José do Rio Preto

Bronze – Lençóis Paulista

 

Sub 20 Masculino

Ouro – Praia Grande

Prata – Cajamar

Bronze – São Bernardo do Campo

 

A ANB3x3 (Associação Nacional de Basquete 3×3) foi responsável pela execução do basquete 3×3 nos 82o. Jogos Abertos do Interior, com a chancela da FIBA3x3, apoio do Sesi São Carlos e realização da Prefeitura de São Carlos e Secretaria de Esporte Lazer e Juventude do Estado de São Paulo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Hall da Fama

Mais Notícias

Notícias Recentes

Search