NOTÍCIA

Circuito Paulista / Liga ANB3x3

Rio Preto Guarani vence 6ª etapa da Liga ANB3x3 e equipes locais se garantem na final do Circuito Paulista

Por: Edson Garcia

 

São Paulo, 7 de maio de 2018 – Aconteceu ontem a etapa de Rio Preto do Circuito Paulista 2018, realizada junto à Federação Paulista de Basketball, à ARBA e ao Clube Monte Líbano, local em que ocorreu o evento, com patrocínio da Guarani. Essa foi também a sexta etapa da Liga ANB3x3, torneio jogado na categoria Elite e que é o único caminho para as equipes que desejam jogar as finais da categoria. Nas outras categorias, todos os campeões garantem vaga na grande final do quarto Circuito Paulista, o evento mais tradicional de basquete 3×3 no país.

Além da categoria Elite, também foram atendidas as categorias Adulto Feminino, Open Masculino, Sub18 Masculino, +35 Masculino, Basquete 3×3 Adaptado, Sub15 Misto e Sub13 Misto. O Sub18 Feminino também foi ofertado, porém não teve inscrições. Isso resultou num total de 170 atletas e aproximadamente 50 equipes, a maioria da região de São José do Rio Preto.

Todo esse alcance chamou a atenção da TV TEM, confira no G1: https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/edicao/2018/05/07/videos-tem-noticias-1-edicao-de-rio-preto-desta-segunda-feira-7-de-maio.ghtml#video-6717198-id

 

6ª ETAPA DA LIGA ANB3X3

No final do mês passado foi realizado um período de treinamentos da seleção brasileira 3×3 da Confederação Brasileira de Basketball, o que acabou por desfalcar equipes na etapa passada, de Caçapava. O São Paulo DC foi quem mais “perdeu” nessa história, pois teve todo seu quarteto convocado e viu o Hi-Nutrition SP abrir vantagem na liderança mesmo estando também desfalcado de Felipe Camargo, despencando para a quinta colocação após o título de Santos/Fupes. Além deles, o Rio Preto Guarani teve o retorno de Rodrigo Del’Arco, o Diguinho, fechando os convocados que jogam a Liga ANB3x3 e atuaram pelas suas respectivas equipes em São José do Rio Preto.

As equipes CML/ARBA SP, Clube Monte Líbano, Ibira SP e Paranaíba, que não estão filiadas até o momento, completaram a lista de equipes para fechar a categoria Elite com 12 participantes, que foram divididos em 4 grupos de 3. Entretanto, problemas no transporte das equipes Paranaíba e MemorialFupes Santos acabou atrapalhando a participação das equipes, facilitando a vida de quem estava nos grupos C e D já que passam duas equipes por grupos.

A fase de grupos, aliás, foi econômica com relação à pontuação. Apenas em 4 oportunidades uma equipe conseguiu atingir – ou passar – a marca de 20 pontos, com Presidente Prudente, São Paulo DC, Santos/Fupes e Hi-Nutrition SP. E dois desses jogos foram os melhores da fase, com o Presidente Prudente vencendo por 20 a 19 o CML/ARBA SP em partida de 9 pontos de Diego Miranda de Prudente, e o Santos/Fupes derrotando o Rio Preto Guarani, principal equipe da cidade, por 21 a 19.

 

Playoffs

Hi-Nutrition SP e Clube Monte Líbano fizeram o confronto mais equilibrado das quartas de final. Apesar da vitória do Hi-Nutrition SP, é preciso destacar um jogador da equipe eliminada. Lucas Grafite, de apenas 19 anos, fez apenas dois jogos. Mas isso foi suficiente para atingir 17 pontos, uma média de 8,5 pontos por jogo, liderando essa estatística da etapa. O atleta não faz parte da Liga ANB3x3 ainda, seria uma boa contratação para a janela de transferências em junho?

Os outros jogos foram com placares elásticos, compensando a primeira fase de menos pontos. Santos/Fupes, Rio Preto Guarani e São Paulo DC eliminaram Presidente Prudente, Bauru BKT e Campo Grande NKB respectivamente, marcando ao menos 21 pontos e não deixando o adversário atingir nem 10 pontos – Santos venceu por 22 a 8!

As semifinais foram formadas então com as 3 equipes mais tradicionais do 3×3 paulista – São Paulo DC, Santos/Fupes e Rio Preto Guarani – e o Hi-Nutrition SP, que por chegar nessa fase garantiu pontos suficientes para se manter na liderança da Liga ANB3x3 independente do resultado final da etapa. Não se sabe se isso atingiu a equipe, mas eles acabaram eliminados na semi pelo Santos/Fupes, numa revanche da final de Caçapava que acabou com os mesmos vencedores. Do outro lado, vitória do Rio Preto Guarani contra o São Paulo DC por 21 a 18. Seria o fator torcida?

Talvez. A equipe sequer tinha chegado ao pódio ainda na Liga ANB3x3, mas dos últimos 4 títulos conquistados pela equipe antes dessa etapa, 2 deles foram jogando em São José do Rio Preto. Não deu em outra, vitória contra o Santos/Fupes por 21 a 14 usando a especialidade do time: foram 6 cestas de fora, equivalente a 12 pontos. Curiosamente, essa é uma especialidade de Fernando Fischer do Santos/Fupes, mas ele só conseguiu fazer uma na final, sendo 9 no restante do torneio.

Apesar disso, pela segunda vez Fernando Fischer foi um dos destaques ofensivos da etapa com 30 pontos no total, mas o grande cestinha foi Luis Guilherme do Hi-Nutrition SP com 33 pontos e média de 8,3. Confira as estatísticas individuais: https://drive.google.com/file/d/1OY2pVCmy_F0P905PGR5n0AOjvl87zX0T/view?usp=sharing

Atualizando a classificação geral com os resultados da etapa, Hi-Nutrition SP segue líder e coloca 80 pontos de diferença para o segundo colocado, Presidente Prudente, seguido de perto por Santos/Fupes, que subiu bastante após duas finais seguidas. Já na classificação individual, David Teles de Prudente mantém o posto de maior pontuador com 133 pontos, mas Fernando Fischer e Luiz Bidart de Santos/Fupes atingiram 118 e podem ultrapassá-lo em breve. Para saber mais, acesse: http://basquete3x3.com.br/liga/anb3x3/2018-2/

 

CAMPEÕES CLASSIFICADOS

Como dito anteriormente, nas outras categorias todos os campeões de etapa passam para a grande final do IV Circuito Paulista. Entretanto, isso não vale para as categorias Sub13 e Basquete Adaptado, que foram realizadas em caráter de apresentação e só serão parte da final caso sejam realizadas em mais etapas do Circuito. Confira os campeões de Rio Preto:

Adulto Feminino – Vai Gordinha

Open Mascuino – Setorial Kilers

Sub18 Masculino – Semel Lins

+35 Masculino – Cedros

Sub15 Misto – Monte Líbano

Confira todos os resultados: https://play.fiba3x3.com/events/f13cee23-4e26-4216-b004-d08f16b82e7e

 

As duas próximas etapas do Circuito Paulista ocorrerão em sequência nos dias 26/5 (Franca-SP) e 2/6 (Lençois Paulista-SP). Maiores detalhes desses eventos, como local, categorias e programação serão passadas em breve, fique atento!