NOTÍCIAS

Resumo Olimpico 3×3

O basquete 3 x 3 passa por um momento histórico. Como parte da estratégia do COI de tornar os jogos olímpicos mais atraentes para uma nova geração, a dinâmica veloz do esporte faz com que o 3 x 3 seja perfeito para atrair um publico novo ao maior evento esportivo do mundo.

Na competição masculina, foram classificados: Sérvia, Comitê Olímpico Russo, China, Japão, Polônia, Holanda, Letônia e Bélgica. Na feminina eram as equipes: Comitê Olímpico Russo, China, Mongólia, Romênia, Estados Unidos, França, Japão e Itália.

Além de nos oferecer jogos de encher os olhos, o 3 x 3 também foi uma das poucas modalidades (até agora) que recebeu convidados especiais nas arquibancadas vazias devido à pandemia da COVID 19. Para ver o jogo feminino entre Estados Unidos e França, ninguém menos que Emanuel Macron (presidente da França) e Dr. Jill Biden (primeira-dama dos Estados Unidos) estavam presentes.


(Imagem: Emanuel Macron, presidente da França e Jill Biden, primeira-dama do Estados Unidos acompanham seus países na disputa feminina. Foto: Andrew Boyers/Reuters)

A competição tinha seus favoritos. A equipe masculina da Sérvia chegou como uma das mais temidas, mas teve que se contentar com a medalha de bronze. A França também chegou um pouco como um bicho papão no feminino, mas também não teve bons resultados e no final, não levou a tão sonhada medalha.

A disputa do ouro foi entre a Letônia e o Comitê Olímpico Russo no masculino e Estados Unidos e (novamente) o Comitê Olímpico Russo no feminino.


(Imagem: O Estados Unidos ganha o ouro na categoria feminina. Foto: Christian Peterson/Getty Images)

 

Na final masculina, os jogadores da Letônia jogaram no sacrifício e conseguiram ganhar faltando menos de 30 segundos no cronometro. A Sérvia jogou duro e ficou em terceiro. Na final feminina, as americanas abriram vantagem cedo e aplicaram logo um 6 x 1.  No final das contas, as o jogo acabou 18 a 15 para as americanas e o COR ficou com as 2 pratas e a China com o bronze.

(Imagem: Letônia é campeã. Foto: Christian Peterson/Getty Images)

Mas não somente de grandes jogos se fez essa olimpíada. Um dos pilares da FIBA com essa competição foi a importância dada a igualdade entre homens e mulheres. Além de ter uma proporção de 50% entre homens e mulheres no caso dos atletas, havia também uma preocupação em manter esses números na arbitragem e até mesmos entre os DJs e MCs.

Nosso esporte verá sua importância olímpica crescer cada vez mais nos próximos anos. O COI e a FIBA entendem que por causa da sua ligação muito forte com as cidades e suas ruas, o basquete 3 x 3 tem uma conexão especial com o público que poucos esportes possuem.

Gostou do conteúdo? Comente e Compartilhe!

Hall da Fama

Mais Notícias

Notícias Recentes

Search