NOTÍCIAS

Resgate histórico: confira as equipes classificadas pela ANB3x3 ao WT desde 2012

Por: Edson Garcia

 

São Paulo, 17 de julho de 2018 – A final do IV Circuito Paulista de Basquete 3×3 se aproxima e em breve saberemos qual equipe representará o Brasil no FIBA 3×3 World Tour do México. Será a única vaga para o torneio este ano, diferente do que aconteceu no ano passado, que tínhamos 4. Você lembra quais times as conseguiram? E mais, quantas equipes já chegaram ao World Tour (WT) por meio dos torneios da ANB3x3?

Para responder essa pergunta temos que falar um pouco sobre a história do basquete 3×3. A modalidade foi formalizada pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) em 2010, ano da sua primeira competição oficial, mas foi só em 2012 que realizou a primeira edição do WT. Foi justamente nesse ano que a ANB3x3 fez seu primeiro torneio oficial, a Copa São Paulo, cujo campeão ganhou a vaga e jogou o torneio internacional. O time se chamava Since 1984 SP e tinha o atleta Marcão, que vai jogar o Novo Basquete Brasil pelo Bauru Basket nesta temporada.

Em 2013 foi a vez do AND1 SP se sair melhor na segunda edição da Copa São Paulo. A equipe contava com atletas profissionais de basquete de rua, o que é preciso ser ressaltado por se a origem do basquete 3×3.

 

 

A partir de 2014 começam a aparecer os times mais conhecidos de atualmente. São Paulo DC, mesmo com uma formação totalmente diferente, foi a equipe classificada no ano citado. Em 2015 foi a vez de Lendas RJ, Santos e Novi Sad, equipe sérvia que atualmente é a melhor do mundo.

O ano de 2016 foi de muitas conquistas para o Rio Preto. A equipe conquistou o título do II Circuito Paulista e do Challenger Internacional, abrindo assim vaga também para Mogi e São Paulo DC irem ao WT. A formação das equipes já eram mais próximas do que são atualmente, inclusive com Diguinho e Sapão no Rio Preto, Soriani e Will no São Paulo DC e o time de Mogi com Edu e Pedro, ambos nos elencos dessas equipes na Liga ANB3x3.

 

 

Como citado antes, no ano de 2017 foram 4 vagas. A primeira delas foi por meio de um torneio pontual com vaga para o WT de Saskatoon, no Canadá, que foi vencido pelo Lendas RJ. O Challenger Internacional tinha duas vagas para o WT do México, vencido pela equipe Piran (SLO) e com o São Paulo DC com vice. Por fim, a primeira edição da Copa do Brasil premiou o campeão Santos com a vaga para o mesmo WT do México.

Assim, foram 13 equipes classificadas ao longo dos anos, sendo que desde o primeiro WT já havia equipe classificada pela ANB3x3. Dessas, apenas 2 foram estrangeiras e 11 foram brasileiras, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do esporte no país e também para o processo de profissionalização.

Em 2018 já temos a certeza de que mais uma equipe brasileira será a enviada ao México, mas qual dos times da Liga ANB3x3?

 

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Hall da Fama

Mais Notícias

Notícias Recentes

Search