Notícia
Circuito Paulista | Liga ANB3x3

Qual time da Liga ANB3x3 vai para o World Tour do México?

Por: Edson Garcia

 

São Paulo, 10 de julho de 2018 – Poucas vezes se viu uma equipe tão superior às outras como vimos neste final de semana no Centro Esportivo José Bonifácio, na zona leste de São Paulo. E por mais que algumas equipes não tenham participado da etapa ou não tenham jogado com força máxima, o desempenho do Rio de Janeiro na última etapa do IV Circuito Paulista antes da disputa da vaga no World Tour do México colocou a equipe como uma das favoritas a conquistar a vaga para o torneio internacional.

Competindo apenas sua terceira etapa na Liga ANB3x3, os cariocas vinham de título e terceiro lugar nas etapas duas anteriores. Por mais que a viagem para jogar pudesse pesar contra, não foi o que aconteceu. Em 5 jogos foram 5 vitórias e a média de 21 pontos feitos por jogo. Até mesmo na final, quando enfrentou o forte Rio Preto Guarani, jogando praticamente em casa por ser a casa de Fábio Santos Sapão, liquidou o jogo com uma vitória por 21 a 11.

O maior responsável pelo desempenho da equipe foi Marcellus Sarmento. Pode-se dizer que o jogador mostrou a quem não o conhecia o motivo de ter sido levado para a Copa do Mundo no mês passado. Em 4 jogos, o atleta marcou 40 pontos, sendo 28 com arremessos de 2 pontos. O jogadores que mais pontuaram depois dele fizeram apenas 29 no total, ou seja, 11 pontos a menos. Diego Conceição, seu companheiro de equipe, marcou 28 pontos.

Quem poderia parar o Rio de Janeiro no Parque da Juventude, aonde será a final do IV Circuito Paulista e a disputa da vaga para o World Tour?

Uma das respostas prováveis é o São Paulo DC. Não é de hoje que o time se destaca no cenário nacional, em muito devido ao grande entrosamento que tinham, resultando no trio de maior ranking. Porém, a equipe vem passando por uma reformulação e no último final de semana jogou com Soriani, Will, Jonatas e Felipe Camargo, sem Douglas Gorauskas, todos convocados recentemente pela Confederação Brasileira de Basketball antes da Copa do Mundo.

Essa reformulação demostra precisar de mais tempo para resultar no desempenho de antes. Individualmente, Soriani foi espetacular: 29 pontos em 3 jogos. Mas seus companheiros não conseguiram ajudar o necessário e o time foi eliminado nas quartas de final pelo Santos/Fupes, que atingiu a façanha mesmo estando só com 3 atletas, sendo um deles um novo inscrito, Giovanni Gonçalves. Por isso é preciso destacar a dupla Luiz Bidart e Fernando Fischer, as principais armas ofensivas da equipe santista que conseguiram manter o rendimento mesmo estando sem Guilherme Rojas e Rafael Frias, companheiros de longa data. A equipe foi eliminada pelo Rio de Janeiro na semifinal por 21 a 7.

Outro forte candidato para conquistar a final do Circuito Paulista é o Rio Preto Guarani, que inclusive já foi campeão na final de 2016 e em duas etapas de 2017, além do título na etapa de Rio Preto esse ano. Recentemente viajaram para participar de dois Challengers fora do país e voltaram com um jogo mais intenso, em muito pelo crescimento de Ulisses Lima, o Borracha. Além dele, a equipe ainda tem Tiago Nigro, que costuma jogar com a mesma intensidade, mas não participou dos torneio internacionais, o recentemente filiado Ygor Viana e os mais conhecidos: Sapão, Diguinho e Alfredo Perandini.

Mas não são só esses. Apesar do Rio de Janeiro ter destoado no últimos evento, o nível está muito igual e poderíamos falar no SP Hi-Nutrition, que incluiu Carlos Silva Jr, jogador de seleção e Copa do Mundo, ao seu elenco; além do Mogi 3×3, liderado por Pedro Patekoski; do SP CHR Basquete, que conseguiu ficar em terceiro colocado, seu melhor desempenho nas etapas; do Campo Grande NKB, que sempre chega aos playoffs; e de times que não participaram dessa etapa, claro.

De qualquer forma, vale ressaltar que a Liga ANB3x3 vai melhorando o nível dos torneios e das equipes, que jogam com maior constância. Assim, estaremos bem representados independente de quem ganhe o Circuito Paulista e vá ao México.

 

Classificação final da 9ª etapa

1 – Rio de Janeiro

2 – Rio Preto Guarani

3 – SP CHR Basquete

4 – Santos/Fupes

5 – São Paulo DC

6 – SP Hi-Nutrition

7 – Campo Grande NKB

8 – Mogi 3×3

Mais: https://play.fiba3x3.com/events/07c27679-5e7f-4920-b754-c1b7c6634daf

 

Cestinhas do evento

1 – Marcellus Sarmento (Rio de Janeiro) – 40 pontos

2 – Luiz Felipe Soriani (São Paulo DC) – 29 pontos

3 – Moises Vieira (SP CHR Basquete) – 29 pontos

Mais: https://drive.google.com/file/d/1_VOz1WE-_g6SPLEa4wOvA-w3ZaxpHL7N/view?usp=sharing

 

Classificação da Liga ANB3x3 atualizada

1 – Santos/Fupes – 500 pontos

2 – São Paulo DC – 478 pontos

3 – SP Hi-Nutrition – 470 pontos

Mais: http://basquete3x3.com.br/liga/anb3x3/2018-2/

 

Cestinhas da temporada

1 – Luiz Bidart (Santos/Fupes) – 201 pontos

2 – Fernando Fischer (Santos/Fupes) – 175 pontos

3 – Luiz Felipe Soriani (São Paulo DC) e David Teles (Presidente Prudente) – 168 pontos