Notícia
Nota Oficial

Notificação de punições após a 2ª etapa da Liga ANB3x3

São Paulo, 14 de março de 2019 – Seguem abaixo as punições decorrentes dos acontecimentos da 2ª etapa da LIGA ANB3x3, torneio realizado no Centro Olímpico de Treinamento de Pesquisa, nos dias 9 e 10 de março de 2019.

 

Seguindo o Art 9.11 do regulamento da competição, “em caso de WO, a equipe participante da LIGA ANB3x3 será suspensa automaticamente da próxima etapa da competição, tendo de pagar taxa de R$ 50,00. Reincidência dobra o valor e número de torneios a cumprir suspensão.”. As seguintes equipes não compareceram ao torneio e sofrerão a penalização de forma completa, sem ser computada a pontuação na classificação da LIGA ANB3x3:

  • Sorocaba Freesta (Elite)
  • SP Tigers 30 (+35 Masculino)

 

Outras equipes não compareceram ao primeiro jogo, caracterizando o WO, porém jogaram o restante dos jogos e conseguiram a respectiva colocação final por méritos próprios. Assim sendo, receberão a devida penalidade exposta no Art. 9.11, porém a pontuação conquistada será contabilizada na classificação da LIGA ANB3x3. Seguem as equipes:

  • SP Dream Ball (Sub18 Masculino)
  • Campinas (Sub23 Masculino)

 

De acordo com o Art. 16 das Regras Oficiais da Federação Internacional de Basquete (FIBA), publicadas em janeiro de 2019, um atleta que cometer 2 faltas antidesportivas, assim como atletas que se envolverem em atos de violência, agressão física ou verbal, poderão ser desqualificados do evento pelo organizador. Sendo a LIGA ANB3x3 um campeonato de caráter contínuo, decidiu-se por aplicar as seguintes punições aos atletas abaixo para a próxima etapa:

  • Rone Gimenes, Praia Grande 3×3 (+35 Masculino): 1 etapa de suspensão por agressão verbal contra os árbitros da partida, em partida contra o SP Underdogs;
  • Rodrigo Pantani, SP Thunders (+35 Masculino): 1 etapa de suspensão por jogo agressivo punido com 2 antidesportivas e desqualificação na partida contra Praia Grande 3×3;
  • Patrick Augusto, SP IDC 3×3 (Sub23 Masculino): 1 etapa de suspensão por ato de indisciplina, após fazer gesto para a arquibancada de que a arbitragem estava roubando, em partida contra Praia Grande FPG.