Notícia
Nota Oficial

Nota disciplinar do segundo dia de competições do Quest Internacional ANB3x3

São Paulo, 30 de maio de 2019 – Seguem abaixo as punições decorrentes dos acontecimentos do segundo dia de competições do Quest Internacional ANB3x3, torneio realizado no Parque Linear de Mairiporã nos dias 25 e 26/5.

De acordo com o Art. 16 das Regras Oficiais da Federação Internacional de Basquete (FIBA), publicadas em janeiro de 2019, um atleta que cometer 2 faltas antidesportivas, assim como atletas que se envolverem em atos de violência, agressão física ou verbal, poderão ser desqualificados do evento pelo organizador.

Os atletas José e Felipe da equipe Spartans se envolveram em episódios do tipo com a arbitragem e outros atletas na partida contra o Thunders, sendo ambos desqualificados. Após grande tumulto causado pela equipe, envolvendo ameaça à arbitragem, a organização decidiu desqualifica-los do torneio.

A Associação Nacional de Basquete 3×3 – ANB3x3 se opõe a esse tipo de comportamento por parte dos atletas, independente de qual tenha sido o motivo, e se coloca à disposição de equipes e arbitragem para encontrar uma maneira de evitar situações como essas no futuro.