Notícia
Liga ANB3x3 | Nota Oficial

Líderes da LIGA ANB3x3 garantem vaga no World Tour

Por: Edson Garcia

 

São Paulo, 27 de maio de 2019 – Chegou ao fim o Quest Internacional ANB3x3. Apesar da participação de 5 equipes internacionais, foram os brasileiros que carimbaram o passaporte para o México, batendo os últimos gringos que ficaram de pé na semifinal.

Antes disso, no dia anterior (sábado), a Prefeitura de Mairiporã entregou para a população as quadras reformadas do Parque Linear de Mairiporã. Para inauguração do espaço foi realizado este torneio internacional com a categoria Elite, além das categoria +35 no sábado e Open no domingo.

Com duas vitórias, Rio de Janeiro e São Paulo DCU23 passaram nos respectivos da fase preliminar, eliminando São Paulo IDC, Santos Memorial Fupes, Rio Preto e Joinville Ourteam e caindo respectivamente nos grupos C e D.

 

 

Na primeira rodada da fase de grupos, as duas equipes internacionais mais fortes deram as caras, com Colorado City (USA) derrotando Campinas Q4 por 15 a 12, enquanto San Juan Capitalinos (PUR) bateu São Paulo DC por 19 a 17. Derrotados, os dois tiveram que se recuperar na rodada seguinte para se classificar em segundo, atrás dos seus algozes. Nesses grupos, Paysandú (URU) e Córdoba Instituto (ARG) deram trabalho, mas perderam as duas partidas.

Vindo do Qualifying, a equipe Rio de Janeiro bateu o cabeça de chave do seu grupo, Santos 3×3, por 21 a 15, ficando com a primeira colocação. Santos passou graças a uma vitória contra México UNAM, que acabou sendo derrotado nos dois jogos que teve.

A outra equipe vinda da fase preliminar não teve tanta sorte. Apesar de cair no único grupo sem equipes internacionais, o São Paulo DCU23 ficou em tríplice empate com São Paulo CHR e Governador Valadares, todos com uma vitória, mas acabou eliminado na média de pontos, devido a um jogo que marcou apenas 12 pontos. Justamente nesse jogo, Governador Valadares fez 21 e garantiu a primeira colocação, enquanto o CHR ficou com a segunda por ter 1 ponto a menos de média.

 

 

Assim as quartas de finais foram formadas com os confrontos:

  • Colorado City (USA) x Santos 3×3
  • Governador Valadares x São Paulo DC
  • San Juan Capitalinos (PUR) x São Paulo CHR
  • Rio de Janeiro x Campinas Q4

 

São Paulo DC e San Juan Capitalinos (PUR) conseguiram placares elásticos diante de seus adversários, com ambos atingindo a marca de 22 pontos, eliminando assim Governador Valadares e São Paulo CHR, ambos que tinham vindo do mesmo grupo com um tríplice empate, ou seja, todas as equipes do grupo D da competição foram eliminadas até esse ponto.

Em jogos mais nervosos, o Colorado City (USA) teve muito trabalho para encarar o trio do Santos 3×3, desfalcado graças a uma desqualificação de Fernando Fischer no último jogo da equipe na fase de grupos. Quando o cansaço pesou, os gringos abriram vantagem e administram para fechar em 20 a 17.

O Rio de Janeiro finalmente conseguiu usar o quarteto Fred, Coloneze e Diego, que fez sucesso no ano passado no Circuito Paulista e depois no World Tour do México, tendo também Gabriel para fechar o time e dar mais velocidade e dinamismo. Mesmo assim, encontrou o forte Campinas Q4, um time muito entrosado que é no momento vice-líder da LIGA ANB3x3, jogando sempre com a mesma formação e conquistando 2 das 4 etapas. Em grande jornada de Felipe Camargo e Jonatas Mello, a equipe campineira venceu por 17 a 13 para pegar a última vaga na semifinal e encarar San Juan Capitalinos (PUR).

 

 

Um confronto memorável! Colorado City (USA) e São Paulo DC fizeram um grande jogo, e até a torcida, que passou o campeonato inteiro torcendo para EUA e Porto Rico ficou dividida e, no fim, o sangue brasileiro falou mais alto. André Ferros vinha mantendo o jogo vivo, até que chegou em 15 a 15 e Colorado teve cerca de 5 ataques para pontuar, mas falhou na conclusão da jogada. Após um pedido de tempo, a bola caiu nas mãos de Jefferson Socas, que marcou primeiro de 1 ponto e em sequência fez de 2 pontos usando a tabela. Já nos últimos segundos e com os americanos no chão, Soriani fechou a conta com um arremesso de fora, 20 a 15 e vaga do líder da LIGA ANB3x3 garantida para o World Tour.

Se a outra semifinal não foi equilibrada e emocionante, serviu para mais uma vez mostrar a força do Campinas Q4. Foram ao todo 12 pontos só de arremessos de fora, tanto de Felipe Camargo como de Douglas e Juliano, que estavam muito à vontade em quadra. Lá no garrafão, o dono da área atende por Jojo, foram 5 pontos no total, contribuindo muito para a vitória por 22 a 13 e a conquista da primeira vaga ao World Tour da equipe.

Mesmo frustrados, americanos e porto-riquenhos seguiram no local atendendo e ganhando ainda mais o carinho da população de Mairiporã. Da mesma forma, as outras equipes permaneceram no local para ver quem seria campeão.

 

 

Uma final que ainda não aconteceu na LIGA ANB3x3, mas que colocou frente a frente os dois líderes da competição, que venceram cada um metade das 4 etapas realizadas no ano. O nome do jogo foi Jojo, que logo de cara deu uma enterrada tão forte que moveu a tabela e paralisou o jogo. Na volta, ele seguiu sendo o destaque ofensivo do time, até que no final a raça do capitão Douglas rendeu a posse da bola, uma falta para 2 lances livres e a abertura de uma vantagem segura no final do jogo, fechado em 20 a 17. Pedro e André foram os maiores pontuadores do São Paulo DC na partida.

Os jogos estão disponíveis no YouTube.com/Basquete3x3

 

 

Também tivemos as categorias +35 e Open Masculino jogando, com título do SP Underdogs e do SP Urban Hoops respectivamente, e vice do Thunders nas duas categorias.

O Quest Internacional ANB3x3 foi uma realização da Associação Nacional de Basquete 3×3 e da Prefeitura Municipal de Mairiporã, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de Mairiporã, com patrocínio da Usina Colombo e do Açúcar Caravelas, apoio da Pousada Vale dos Gansos e chancelas da Federação Internacional de Basquete, da Confederação Brasileira de Basketball e da Federação Paulista de Basketball.