NOTÍCIAS

Inédita Copa da África de Basquete 3×3 é realizada

Por: Edson Garcia

São Paulo, 6 de novembro de 2017 – O mês de novembro reservou uma novidade para o mundo do basquete 3×3: a inédita FIBA3x3 Africa Cup. Até então já tinham sido organizadas diversas edições dos torneios europeu e asiático de seleções, além da própria Copa do Mundo, e tudo indicava que em breve os outros continentes seriam atingidos pelas competições de seleção, graças ao desenvolvimento da modalidade e ao status de olímpica. Sem nenhum representante no Top50 do Ranking Geral FIBA3x3, o continente africano acabou sendo o escolhido da vez, o que era essencial para ter representantes africanos nos Jogos Olímpicos 2020, e o evento aconteceu em Togo entre os dias 3 e 5 de novembro.

Os dois melhores países africanos no Ranking FIBA3x3 são Uganda (57º) e Tunísia (60º), porém os tunisianos não tiveram representantes, enquanto os ugandenses ficaram apenas em 8º no masculino e 3º no feminino. Com incrível campanha invicta nos 6 jogos que disputou, Mali foi campeão do torneio feminino, além de ter sido o melhor ataque com 97 pontos totais. As nigerianas foram vices, e ainda viram seus compatriotas serem campeões ao derrotar a Costa do Marfim. Assim como no feminino, os campeões tiveram uma campanha 100% e o melhor ataque da competição, com 106 pontos. A Nigéria é atualmente o terceiro melhor país africano do Ranking Geral FIBA3x3 e com a criação da competição pode começar a despontar como a principal força.

Fica agora a expectativa de que em breve seja organizada uma Copa América de Basquete 3×3, para a qual o Brasil estaria classificado devido sua posição no Ranking FIBA3x3. Segue a classificação final da competição:

Women

1.Mali
2.Nigeria
3.Uganda
4.Cote d’Ivoire
5.Egypt
6.Ghana
7.Togo
8.Niger
9.Mauritania
10.Gambia

Men

1.Nigeria
2.Cote d’Ivoire
3.Madagascar
4.Egypt
5.Togo
6.Mali
7.Benin
8.Uganda
9.Ghana
10.Mauritania
11.Niger
12.Gambia

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Hall da Fama

Mais Notícias

Notícias Recentes

Search