Notícia
Circuito Paulista

Histórico do Circuito Paulista

Por: Edson Garcia

São Paulo, 21 de junho de 2017 – O basquete 3×3 vem avançando e ganhando território nos mais variados locais, como mostra o relatório de 2016 da Federação internacional de Basquete (FIBA). Entretanto, falando especificamente do Brasil, o estado de maior força no cenário da modalidade é São Paulo, devido ao grande número de equipes que são do primeiro nível nacional e estão sempre alcançando ou brigando por vaga no FIBA 3×3 World Tour. Parte dessa força se deve ao Circuito Paulista de Basquete 3×3, um dos nossos eventos mais tradicionais, e que relembraremos abaixo.

A primeira edição do evento aconteceu em 2015, com a realização das categorias adultas e Sub18. A equipe The Barbas Rio Preto foi campeã Sub18 Masculino, enquanto a equipe Ladies Basquete SP venceu o Sub18 Feminino. Já no adulto, a tradicional equipe The Choice venceu o feminino, enquanto que no masculino o Novo Basquete Joinville surpreendeu e ficou com o título. Já na segunda edição, que teve final no tradicional Parque Villa Lobos, tivemos a realização também das categorias Sub13 Misto e Sub15 Masculino, que ficaram com o título das equipes All Blacks e Amigos São Mateus B1. Além disso, Ladies Basquete e The Choice foram bicampeãs das suas categorias, e o Rio Preto Protendit venceu na categoria Pró Masculino. Você pode ver as fotos da premiação dessas equipes clicando na aba FOTOS do nosso site e acessando a Galeria dos Campeões, ou acessando o link abaixo da matéria.

Em 2017, o evento irá para a sua terceira edição e terá uma alteração. Ao invés de ter várias etapas e depois uma final, realizaremos 4 etapas que darão vaga à Copa do Brasil de Basquete 3×3, que acontece em setembro na sua primeira edição. Dessa forma, serão mais 4 campeões do Circuito Paulista em 2017, em cada uma das categorias. Seguem as datas e locais da etapas (passível de alteração):

  • Sorocaba – 8 e 9 de julho
  • Bauru – 29 e 30 de julho
  • São José do Rio Preto – 19 e 20 de agosto
  • Campinas – 26 e 27 de agosto

Relatório FIBA da Temporada 2016

Campeões do Circuito Paulista