Notícia
Challenger Internacional

Histórico do Challenge Internacional

Por: Edson Garcia

O Challenge Internacional é um dos principais eventos realizados pela ANB3x3, sendo o único que tem participação de equipes de outros países, valendo vaga para o FIBA 3×3 World Tour na categoria +18 Masculino. No ano de 2017, o evento irá para a sua terceira edição, e antes disso achamos necessário fazer um resgate sobre o que aconteceu nas edições anteriores.

A primeira edição aconteceu em 2015 e teve sua final realizada no Parque do Ibirapuera (São Paulo-SP), apenas para a categoria Pro (+18) Masculino. Das 16 equipes participantes, 5 delas eram estrangeiras: Neuquen (Argentina), Cairo Hard Work (Egito), Moscow Magazin Streetball (Rússia), Novi Sad AlWahda (Sérvia) e Montevideo (Uruguai). Sagrou-se campeã a equipe Novi Sad AlWahda, após vencer na final o Santos por 22 a 9, com destaque para o renomado Dusan Bulut. Em terceiro lugar chegou o Moscow Magazin Streetball, que venceu o XV de Piracicaba na decisão de terceiro lugar pelo apertado placar de 21 a 19.

Em 2016 aconteceu a segunda edição do evento, com classificatórias em Sorocaba-SP, Parque da Juventude (São Paulo-SP), Campinas-SP e Florianópolis-SC, e final realizada no conhecido Parque Villa Lobos (São Paulo-SP). Foram 82 equipes participantes, divididas nas categorias Pro Masculino, Open Masculino, Adulto Feminino, Sub18 Masculino, Sub18 Feminino, Sub15 Misto e Sub13 Misto. Dessas, 3 eram estrangeiras: RetroBasket da Argentina, Last Train e La Balanza do Uruguai. Diferente da edição anterior, em 2016 o destaque foi por parte das equipes brasileiras, que venceram em todas as categorias. Seguem abaixo os campeões:

  • Categoria Pro Masculino: Rio Preto Protendit
  • Categoria Open Masculino: Basket Firmão
  • Categoria Adulto Feminino: The Choice
  • Categoria Sub18 Masculino: Over Time
  • Categoria Sub18 Feminino: Hunters BRA
  • Categoria Sub15 Misto: Hunters Black

Fica agora a dúvida se em 2017 teremos maior destaque das equipes nacionais ou estrangeiras nesse grande Challenge Internacional!