NOTÍCIAS

Grupos da segunda etapa da LIGA ANB3x3 são definidos

Por: Edson Garcia

São Paulo, 19 de janeiro de 2018 – A segunda etapa da Liga ANB3x3 vai ser realizada no próximo domingo, dia 21, na Copa SESC Verão do SESC Dom Pedro II. Uma das novidades que veio junto ao torneio é a realização dos sorteios de grupos através da classificação da própria Liga. Conforme o novo regulamento, os critérios são os seguintes:

 

1 – Ordem de classificação na Liga ANB3x3;
2 – Em caso de empate na pontuação de equipes da Liga ANB3x3,
usa-se o critério do Ranking FIBA3x3 como desempate;
3 – Caso haja equipes não filiadas à Liga ANB3x3, o Ranking FIBA3x3
passa a ser o critério para finalizar o sorteio.

 

Isso significa que continuamos usando o modelo FIBA para definir os grupos, mas ao invés de usar o Ranking FIBA3x3 como critério, usamos a pontuação dos filiados. Em caso de empate de pontuação ou de ter equipes não filiadas, o Ranking FIBA3x3 é usado para definição. Segue imagem de exemplo do modelo FIBA:

 

Imagem1

 

Dessa forma, os filiados foram colocados nos grupos pela ordem atual de classificação: Hi-Nutrition SP, MemorialFupes Santos, Atletas do Ano SP e Bauru BKT. Em sequência foram adicionados os não filiados por ordem de Ranking FIBA3x3, começando por São Paulo DC e Rio Preto Guarani, os melhores brasileiros da temporada 2017 e, consequentemente, com maior ranking.

Colocados os 10 melhores nos grupos, os 6 seguintes foram dispostos nos grupos de Qualifying Draw A e B, uma fase anterior à fase de grupos em que apenas o campeão de cada grupo de Qualifying passa para a fase de grupos principal. Esse modelo foi adotado no World Tour 2017 e será testado pela primeira vez no Brasil.

Por fim, os grupos ficaram da seguinte forma:

 

144723e8-988d-44a8-97cf-8d908a81e91c

 

Espera-se com a nova ordem de critérios que as equipes com melhor rendimento dentro da Liga ANB3x3 tenham vantagem sobre as de menor rendimento, valorizando seu desempenho no cenário nacional e fazendo com que as equipes tenham de se manter em atividade para seguir tendo vantagem nos chaveamentos dos torneios. Vale lembrar que para a final do Challenger Internacional o sorteio seguirá apenas o Ranking FIBA3x3, por ser um torneio internacional.

Gostou do conteúdo? Comente e Compartilhe!

Hall da Fama

Mais Notícias

Notícias Recentes

Search