NOTÍCIA

Circuito Paulista / Liga ANB3x3

Final do Circuito Paulista aumenta a disputa pelo título da Liga ANB3x3

Por: Edson Garcia

Foto: Marcello Zambrana

 

São Paulo, 31 de julho de 2018 – Chegou ao fim mais uma edição do Circuito Paulista. Essa foi a quarta, fazendo com que o evento se torne o mais tradicional da história do 3×3 Brasil. Se você acompanhou a temporada já sabe que além do título e da vaga ao World Tour do México, conquistados pelo Rio de Janeiro, o evento também foi a 10ª etapa da Liga ANB3x3. Hora então de ver como ficou a classificação, mas já podemos adiantar que a finalização da temporada, com a Copa do Brasil, será de tirar o fôlego!

A equipe carioca somou mais 100 pontos na classificação, atingindo assim os 370. Pode parecer pouco comparando aos líderes, que já passaram dos 500 pontos, mas esses pontos foram resultado de apenas 4 eventos, sendo 3 títulos e um terceiro lugar. Como a classificação é formada pelas 7 melhores pontuações da temporada, eles ainda têm mais 3 para pontuar, podendo somar ainda 300 pontos e chegar aos 670. Já as outras equipes que estão no topo já disputaram ao menos 7 torneios, o que significa que só pontuam a diferença entre o resultado obtido no torneio e a menor pontuação contabilizada no momento. Significa dizer que além de representar o país no World Tour, a equipe pode ainda conquistar a primeira edição da Liga ANB3x3.

 

 

São Paulo DC e Santos/Fupes completaram o pódio do Circuito Paulista, ficando em segundo e terceiro respectivamente. Assim, o DC cortou a distância da equipe santista em 10 pontos e ficou a apenas 2 de diferença: são 520 do Santos/Fupes e 518 do São Paulo DC. O destaque entre essas equipes fica para a rivalidade que carregam, o que inclui a final do primeira Copa do Brasil no ano passado vencida pelo Santos/Fupes. Eles terão novamente a Copa do Brasil como cenário para escrever o próximo capítulo dessa rivalidade cujo vencedor pode levar o troféu da Liga ANB3x3 para casa.

Entre os dois líderes e o Rio de Janeiro há três equipes. O terceiro colocado é o SP Hi-Nutrition, que por muito tempo foi o líder da competição. A equipe parece já estar adaptada à sua nova formação, que teve a inclusão de Carlos Silva Jr após a saída de Felipe Camargo para o São Paulo DC. Isso porque o último torneio disputado com Felipe Camargo foi a etapa de Rio Preto do Circuito Paulista, aonde terminaram na quarta colocação, mesma posição atingida no último final de semana. Esse resultado fez a equipe atingir os 485 pontos, mantendo-se próximo do líder.

O Rio Preto Guarani fez uma ótima campanha na fase de grupos, mas pegou nas quartas o São Paulo DC e foi eliminado. Apesar disso, consegui ficar na quinta colocação e somar pontos importantes para chegar ao 470 e ser um dos times ainda na briga pela Liga ANB3x3. Vale ressaltar a boa fase do capitão da equipe, Diguinho, que no último final de semana foi o segundo maior pontuador de bolas de 2 pontos e teve a maior média de pontuação.

O último time à frente do Rio de Janeiro na classificação é o Presidente Prudente. Em seu primeiro ano de 3×3, o time prudentino está se colocando entre os times de mais nome desde o começo da temporada. Inclusive já quebraram uma barreira importante ao conseguir o título de uma das etapas da Liga ANB3x3. O SP Hi-Nutrition, por exemplo, está a frente na classificação e não foi campeão nessa temporada, mas tem 4 vices.

Fechamos assim a lista dos 6 times que parecem estar na briga pelo título da Liga ANB3x3 no momento. Significa dizer que a cada etapa das últimas três que restam, algum favorito não vai passar para as semifinais. Além disso, a participação de Rio de Janeiro e São Paulo DC em torneios internacionais ainda nessa temporada pode ter forte influência, tanto positiva como negativa. É provável que o grande campeão da temporada só saia então no último evento, uma festa que entrará para a história do 3×3 Brasil.

 

Classificação da Liga ANB3x3

1 – Santos/Fupes com 520 pontos

2 – São Paulo DC com 518 pontos

3 – SP Hi-Nutrition com 485 pontos

4 – Rio Preto Guarani com 470 pontos

5 – Presidente Prudente com 450 pontos

6 – Rio de Janeiro com 370 pontos

Mais: http://basquete3x3.com.br/liga/anb3x3/2018-2/

 

Cestinhas da Liga ANB3x3

1 – Luiz Bidart (Santos/Fupes) com 212 pontos

2 – Luiz Felipe Soriani (São Paulo DC) com 190 pontos

3 – David Teles (Presidente Prudente) com 188 pontos

 

Destaques individuais da Final do Circuito Paulista

MVP – Diego Conceição (Rio de Janeiro)

Cestinha – William Evangelista (São Paulo DC)

Líder de assistência – Luiz Felipe Soriani (São Paulo DC)

Maior reboteiro – Diego Conceição (Rio de Janeiro)

Estatísticas completas: https://drive.google.com/file/d/1yAC1OIVdqOxWN26WKpoUOJSVAbJJle-n/view?usp=sharing