NOTÍCIAS

Etapa no Shopping Tatuapé esquenta disputa da LIGA ANB3x3

Por: Edson Garcia

 

São Paulo, 10 de abril de 2019 – A terceira etapa da LIGA ANB3x3 foi realizada no último final de semana, entre os dias 5 e 7, no Shopping Metrô do Complexo Tatuapé. O evento teve como particularidade a estreia da categoria Sub18 Feminina, a duração de 3 dias e o chaveamento em formato eliminatório, aumentando a imprevisibilidade do torneio.

Imprevisibilidade foi o que se viu no início da categoria Elite. Nos dois jogos iniciais deles, o até então líder invicto, Campinas, e o tradicional Rio Preto Guarani foram eliminados respectivamente por SC Ourteam NKB, que estreava na competição, e SP IDC 3×3, um time com média de idade de apenas 25 anos. Quem aproveitou foi o MG Bulls, que eliminou o IDC na semifinal para garantir vaga na final da etapa e no Quest ANB3x3 que será realizado em maio, com vaga para o World Tour.

Do outro lado da chave, entretanto, os mais tradicionais e favoritos ao título da LIGA ANB3x3 foram eliminando os adversários até se encontrar. Reforçado por Will Evangelista, ex-São Paulo DC e seleção brasileira, o Santos 3×3 eliminou o forte Rio de Janeiro 3×3 com placar apertado, 21 a 19, mas na semifinal sucumbiu ao São Paulo DC, atual campeão da LIGA ANB3x3 e que chegou à sua primeira final e título na temporada. Mesmo sendo apenas o terceiro colocado, o Santos 3×3 assumiu a liderança da competição com os resultados.

 

 

Na categoria Open o título ficou para um estreante, o SP IDC JBonifácio, a equipe que representa o polo de José Bonifácio do Instituto Drible Certo e foi campeã ao vencer o líder da categoria, SP Urban Hoops. Do próprio IDC JBonifácio veio o grande campeão do Torneio de Enterradas Artwalk, Claudiney Cotrim, o Blackman, que pulou SEIS pessoas e cravou a dunk após passe de Cristal Rocha.

Antes de ajudar o campeão de enterradas, Cristal disputou o Adulto Feminino pelo SP The Choice e conseguiu a maior pontuação da equipe até então, com o 3º lugar da categoria. A final, como nas duas etapas anteriores, foi disputada entre Corinthians e Hunters, com mais um título e a manutenção da campanha invicta do Corinthians na temporada. Individualmente, o destaque é da Alessandra, campeã mundial e medalhista olímpica pelo Brasil, que com 95 pontos é a cestinha de toda a LIGA ANB3x3, que tem 7 categorias diferentes.

 

 

Ninguém fez mais pontos no Shopping Tatuapé do que Rodrigo Queiroz, do Ferraz Basquete. Com 38 pontos em 4 jogos, ele levou a equipe até à final, mas não conseguiu garantir o título, perdendo para o Santos 3×3 por 20 a 17. Pela equipe santista, Kaue e Victor Tracci voltaram a se destacar e são esses os três cestinhas da categoria. Mesmo sem ter participado da etapa, a liderança segue com o SP DCU23, que agora tem apenas 10 pontos de diferença para o Praia Grande FPG.

Quem também segue na liderança da sua categoria é o SP Underdogs, que conseguiu inclusive aumentar em 40 pontos a diferença para o segundo colocado, SP Old School. Para isso foi campeão do +35 Masculino no Shopping Tatuapé e viu o Old School ser eliminado na semifinal pelo SP UDSP. Os finalistas também tiveram os únicos 4 jogadores da categoria a passar da barreira de 20 pontos, algo que João Fortini do Underdogs atingiu só em arremessos para 2 pontos. Apesar disso, o cestinha foi seu companheiro, Fernando Pelissoni, e o cestinha da categoria na temporada é o Daniel Camara do UDSP.

 

 

No Sub18 Masculino, o São Bernardo CB foi campeão contra o SP Checkball VM, resultado que o fez passar o SP Saudara Kaizen, que foi apenas terceiro colocado na etapa, e se tornar o novo líder da categoria. Campeão da etapa anterior, o SP IDC 3×3 ficou apenas na quarta colocação, enquanto que o Bulls Players, que tinha sido segundo colocado o Centro Olímpico, foi eliminado nas quartas de final e terminou com a oitava colocação. Matheus Angioletti e Lucas Mazaro por parte do São Bernardo CB e Henrique Levy por parte do Checkball VM foram os destaques da etapa.

Vamos fechar o relatório da etapa com a categoria estreante da LIGA ANB3x3, o Sub18 Feminino, para convidar todas as meninas nascidas a partir de 2001 para criarem sua equipe e jogarem nas próximas etapas! Antes de tudo crie e confirme seu perfil no play.fiba3x3.com, depois entre em contato por esportivo@basquete3x3.com.br para saber os próximos passos. Em quadra, quatro equipes se enfrentaram e o SP PIB 3×3 foi o grande campeão da primeira etapa da categoria, derrotando na final o SP Recanto Basket. Da mesma escola estadual veio o quarto colocado da competição, o SP Recanto Verde/Sol, enquanto a terceira posição foi para o SP IDC 3×3.

 

 

Esse foi o resumo do que tivemos no Shopping Tatuapé, mas faremos matérias específicas de cada categoria com mais detalhes do que aconteceu na etapa e qual o cenário para as próximas, acompanhe o www.basquete3x3.com.br e as redes sociais com @basquete3x3. A LIGA ANB3x3 é um campeonato de realização da Associação Nacional de Basquete 3×3, que conta com os patrocínios da Nextel, TNT Energy Drink, Guarani e apoio da Secretaria Especial de Esportes, Secretaria de Esportes do Estado e do Município de São Paulo, com chancela da Federação Internacional de Basquete, da Confederação Brasileira de Basquete e da Federação Paulista de Basquete. A terceira etapa da competição foi realizada junto ao Complexo Tatuapé com patrocínio da Artwalk, Overboard e Oakberry.

 

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Notícias Recentes

Search