Notícia
Copa do Brasil | Liga ANB3x3

Equipes disputam II Copa do Brasil de Basquete 3×3 em Campinas visando torneios internacionais

Por: DGW Comunicação

Campinas, 23 de agosto de 2018 – Esporte olímpico a partir das Olimpíadas de Tóquio-2020, o melhor do basquete 3×3 estará reunido em Campinas, neste sábado e domingo (dias 25 e 26), para a II Copa do Brasil de Basquete 3×3, no Parque Portugal (Lagoa Taquaral). O torneio faz parte da programação da Virada Esportiva 2018.

As principais equipes e jogadores do basquete 3×3 nacional estarão em Campinas para a disputa da primeira etapa da II Copa do Brasil, que vale pontos para o ranking mundial da FIBA3x3 e para o ranking da Liga 2018.

Campeão do IV Circuito Paulista de Basquete 3×3 no mês passado, o Rio de Janeiro ganhou, além do título, a vaga brasileira para a etapa mexicana do FIBA3x3 World Tour, dias 8 e 9 de setembro, na Cidade do México. A etapa campineira da II Copa do Brasil será o último torneio do Rio de Janeiro antes da viagem e muito importante para a preparação do time.

A equipe carioca faz sua primeira temporada e é um dos destaques do ano. “Jogamos quatro etapas do Circuito Paulista, fomos campeãs de três etapas, incluindo a final que nos garantiu a vaga para o World Tour do México. Estamos numa sequência boa de vitórias e boas performances. Com a classificação para a etapa mexicana nossa preparação se intensifica mais ainda, então essa primeira etapa da Copa do Brasil faz parte do nosso processo de preparação para o México, nossa última competição antes da viagem e uma grande oportunidade de estarmos competindo em alto nível antes dessa experiência internacional”, ressalta o capitão Fernando Coloneze, terceiro melhor brasileiro no ranking mundial da FIBA3x3 (92o. colocado).

“A Copa do Brasil é um evento importante e a gente quer muito conquistar esse título também, pois soma pontos importantes no ranking nacional e internacional e a nossa disposição e desejo de vitória continua altíssimo e devemos participar de todas as etapas”, completa Coloneze.

Outra equipe que estará em Campinas de olho nos torneios internacionais é o experiente São Paulo DC. O time paulista disputa o Challenger de Berlim, dias 31 de agosto e 1o. de setembro, na Alemanha. O torneio classifica duas equipes para a etapa indiana do FIBA3x3 World Tour, dias 22 e 23 de setembro, em Hyderabad.

 

Santos/SP – 24.06.18 – Basquete 3X3 – 2ª Etapa do IV Circuito Paulista de Basquete 3X3. Foto: Marcello Zambrana/DGW

 

“A Copa do Brasil vai ser bem importante pra gente, primeiro pelo fato de estarmos somando pontos no ranking da FIBA e depois porque logo no próximo final de semana nós jogamos o Challenger de Berlim, na Alemanha. A Copa do Brasil tem um excelente nível técnico e nos ajudará bastante na nossa preparação para Berlim, para manter o time com ritmo e intensidade de jogo. Estamos bem ansiosos para torneio de Campinas”, destaca Luiz Felipe Soriani, do São Paulo DC, o melhor jogador brasileiro no ranking da FIBA3x3 (65o. colocado).

A programação do final de semana no Parque Portugal tem início às 9h nos dois dias, sábado e domingo, com jogos e várias atividades para entreter o público, como torneios de arremesso, enterradas e habilidades, entre outros. A entrada é gratuita.

No sábado jogam as categorias Sub 18 Masculino e Feminino, Sub 23 Masculino e +35 Masculino. No domingo será a vez do Open Masculino, Adulto Feminino e Elite Masculino.

A II Copa do Brasil será disputada em três etapas. Campinas abre a edição deste ano. A segunda etapa acontece nos dias 22 e 23 de setembro, em São Paulo. A grande final está prevista também para a capital paulista, ainda sem data definida.

Serviço

II Copa do Brasil de Basquete 3×3 – 1a. etapa

Dias 25 e 26 de agosto

Início – 9h

Parque Portugal – Lagoa do Taquaral

Av. Dr. Heitor Penteado – Portão 5

Sábado – Sub 18 Masculino e Feminino, Sub 23 Masculino e +35 Masculino

Domingo – Open Masculino, Adulto Feminino e Elite Masculino

Entrada gratuita

A II Copa do Brasil de Basquete 3×3 é apresentada por Nextel, com o patrocínio de TNT Energy Drink e Açúcar Guarani, através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esporte Lazer e Juventude do Estado de São Paulo. Apoio – Prefeitura de Campinas. Realização – ANB3x3 (Associação Nacional de Basquete 3×3). Chancela – FIBA (Federação Internacional de Basketball), CBB (Confederação Brasileira de Basketball) e FPB (Federação Paulista de Basketball).