NOTÍCIAS

Equipes adotam diferentes modelos de transição entre as temporadas da Liga ANB3x3

Por: Edson Garcia

 

São Paulo, 25 de fevereiro de 2019 – Com apenas uma etapa disputada até então, a categoria Elite já proporcionou boas histórias para acompanharmos durante a segunda temporada da Liga ANB3x3, graças ao grande número de mudanças nos elencos de um ano para o outro. Nesse quesito, os casos que mais chamaram a atenção – uma bomba no cenário nacional do 3×3 – foram as contratações de Felipe Camargo e Jonatas Mello, os dois atletas melhores ranqueados no país atualmente, pela equipe Campinas. O quarteto da equipe para a primeira etapa, em que foram campeões após vencer o Santos Fupes por 22 a 16, teve também a estreia de Juliano Randal, ex-atleta do time de Rio Claro no basquete convencional, onde jogou com Luiz Felipe Soriani e William Evangelista.

O único que jogou pela equipe em toda a temporada passada e estava na primeira etapa da Liga em 2019 foi Douglas Neves, membro da equipe desde sua criação, em 2017. Na época, Felipe Camargo foi um dos integrantes a iniciar os trabalhos do antigo “Araras”, até se transferir para o São Paulo DC durante a janela de transferências da Liga ANB3x3 2018, quando a equipe já se identificava como “SP Hi-Nutrition”. Pelo São Paulo DC, Felipe Camargo jogou com Jonatas Mello, alcançando importantes resultados esportivos e o topo do ranking brasileiro, com destaque para o título da Liga ANB3x3 e a disputa de 4 torneios internacionais.

 

 

No Instagram da equipe (@campinas_3x3), Douglas Neves disse que o objetivo é colocar a equipe no posto mais alto do 3×3, enquanto Felipe Camargo apontou o sonho de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos. Com objetivos tão audaciosos, começar o ano com um título invicto na Liga ANB3x3 foi a melhor maneira de demonstrar que eles podem sim alcançá-los, atraindo inclusive o interesse da Q4 Sports, marca esportiva que está entrando no mercado brasileiro e acaba de ser anunciada como nova patrocinadora da equipe, demostrando o potencial mercadológico da modalidade.

Outra mudança já confirmada no Campinas foi a não permanência do Carlinhos Silva Jr., que defendeu a equipe na temporada passada. Em 2019, ele irá jogar novamente pelo RJ Lendas, que montou um time forte com Marcellus Sarmento, ex-Rio de Janeiro 3×3, Leandro Discreto, que vinha jogando 3×3 profissionalmente fora do país, e Arnaldinho, experiente atleta do basquete convencional.

 

 

Uma semana após ser segundo colocado no Sesc Parque Dom Pedro II e somar pontos importantes para a temporada, o Santos Fupes confirmou em seu Instagram (@santos3x3) a contratação de William Evangelista, vindo do São Paulo DC. Após 3 temporadas vitoriosas que o credenciaram para defender o Brasil na última Copa do Mundo 2018, Will será fundamental para o Santos Fupes na busca pelo primeiro título da Liga ANB3x3, já que em 2018 a equipe era líder da competição quando faltavam apenas 3 etapas para acabar a temporada, mas não conseguiu os resultados necessários para se manter no topo e terminou na quarta colocação.

 

Qual é o modelo ideal?

 

Diferente do que aconteceu com Campinas, o Santos Fupes teve apenas uma mudança no elenco da temporada passada para essa, colocando frente à frente diferentes modelos de transição entre temporadas da Liga ANB3x3. É melhor manter a maior parte do elenco e ter reforços pontuais ou fazer o maior número possível de contratações de atletas de elevado nível técnico que credenciem a equipe como uma das favoritas?

Seja como for, as mudanças de elenco podem ter impacto direto na convocação do Brasil para a Copa do Mundo, que será em junho. Muitos defendem a ideia de que é preciso convocar atletas de uma mesma equipe para representar o país, com a justificativa de que é fundamental o entrosamento e de que não há tempo suficiente para treinamento antes da competição. Sendo isso verdade, fica o questionamento sobre quais equipes reúnem regularmente todos os seus atletas para treinar, além da qualidade do treino e o quanto isso tem influenciado no desempenho de cada equipe e a preparado para jogar um torneio desse nível.

 

A Associação Nacional de Basquete 3×3 conta com os patrocínios da Nextel, TNT Energy Drink, Guarani e apoio da Secretaria Especial de Esportes, Secretaria de Esportes do Estado e do Município de São Paulo, com chancela da Federação Internacional de Basquete, da Confederação Brasileira de Basquete e da Federação Paulista de Basquete.

 

Gostou do conteúdo? Comente e Compartilhe!

Hall da Fama

Mais Notícias

Notícias Recentes

Search