NOTÍCIAS

Entenda como funciona a LIGA ANB3x3

Por: Edson Garcia

 

São Paulo, 9 de janeiro de 2018 – As inscrições para quem quer se filiar à LIGA ANB3x3 2019 já estão abertas! Essa será a segunda temporada da competição, que em 2018 foi disputada apenas na categoria Elite, mas agora também terá as categorias Adulto Feminino, Open Masculino, +35 Masculino, Sub23 Masculino e Sub18 Masculino. Devido a entrada desse novo público, decidimos passar os principais pontos sobre como funciona exatamente a LIGA ANB3x3 e contextualizar a importância do campeonato.

 

Contextualização

A competição foi criada na temporada passada especificamente para a categoria Elite, como estratégia para formalizar as equipes e estabelecer um calendário, iniciando um processo de profissionalização. Com a meta de ter ao menos uma etapa por mês, foram realizadas no total 13 etapas, abrangendo inclusive o IV Circuito Paulista e II Copa do Brasil, terminando com o título para o São Paulo DC e premiação em dinheiro para as 3 melhores equipes e os 3 atletas com maior pontuação.

As 18 equipes participantes puderam incrementar ou criar suas respectivas redes sociais, criando um canal direto com os fãs locais e permitindo explorar melhor seus patrocinadores. Essa consequência talvez seja a mais importante de ser buscar no caso do Adulto Feminino, que está prestes a ter seu próprio circuito profissional, o que exige organização e investimento. Ainda não temos muitas equipes formalizadas no Brasil, e mesmo entre as que existem há muita rotação entre as atletas, o que acabará diminuindo com a definição dos elencos para a temporada.

Além disso, mais de 100 atletas participaram, número importante porque é o mesmo número utilizado pelo Ranking FIBA3x3 para formar o ranking do país, que é a soma da pontuação dos 100 melhores do país na categoria em questão. Ou seja, conforme as etapas da LIGA ANB3x3 são jogadas os atletas vão somando pontos e contribuem diretamente para a conquista de vagas em competições internacionais entre países.

Ainda é cedo para dizer se será possível alcançar os mesmos resultados nas outras categorias, mas é um dos objetivos. Por exemplo, imagine que haja 50 atletas na categoria Sub23 e 50 no Sub18. Além do quanto cada um contribuirá para o Ranking FIBA3x3 do Brasil na respectiva categoria, o Sub18 ainda entra na conta do Sub23, assim como o próprio Sub23, o Open e o +35 entram junto com o Elite para formar a pontuação do Brasil no masculino adulto. Resumindo, o impacto da LIGA ANB3x3 2019 tende a ser ainda maior do que foi em 2018, com os mesmos atletas competindo durante toda temporada e preparando os jovens jogadores para subir de categoria futuramente.

 

 

Funcionamento

A LIGA ANB3x3 será uma competição com duração de janeiro a novembro, com previsão de ter em média uma etapa por mês. A cada etapa as equipes participantes somam pontos de acordo com seu desempenho e as 7 maiores pontuações na temporada resultam em uma classificação final, indicando os melhores de cada categoria. Em 2019 será criada uma pontuação extra por meio do Torneio de Arremessos, em que campeão e vice-campeão de cada categoria somam respectivamente mais 10 e 5 pontos à pontuação da equipe na etapa.

Os times interessados devem preencher corretamente e entregar o contrato de filiação, aonde serão indicados: o nome da equipe, que deve conter o nome da cidade ou sigla do estado como primeiro nome da equipe, não podendo ter mais de 20 caracteres e 3 palavras; dados dos atletas que compõem o elenco que será utilizado na temporada, com mínimo de 3 e máximo de 6 atletas; e a categoria que aquele elenco indicado irá jogar. Além do contrato, é necessário o pagamento da taxa correspondente, que depende da categoria que será jogada e do número de atletas inscritos.

Uma grande novidade para esse ano é que uma equipe pode jogar em mais de uma categoria, inclusive registrando um mesmo atleta em ambas. Assim é possível formar time A e B, usando o segundo time para maior rotação do elenco ou para preparar atletas mais jovens para futuras temporadas. Exemplo: a equipe SP ANB3x3 tem um time no Elite e outro no Open, e em ambas está registrado o atleta Joãozinho, que tem está sendo preparado para ser atleta do time principal em 2020.

As equipes filiadas possuem preferência no preenchimento das vagas. Para facilitar o entendimento, vamos criar uma situação hipotética em que a equipe Open da SP ANB3x3 quer jogar a primeira etapa da LIGA, que tem 18 vagas disponíveis, sendo 6 em cada divisão – ouro, prata e bronze. Foram inscritas 20 equipes no total, mas 12 delas são filiadas e conseguem a vaga automaticamente devido à preferência para o preenchimento das vagas, completando as divisões ouro e prata. As 6 vagas restantes serão dos times não-filiados com melhor ranqueamento. Por ser o primeiro torneio, o sorteio para definir quem fica na divisão ouro e prata, além de qual o chaveamento nas três divisões, será feito pelo Ranking FIBA3x3 da equipe.

Digamos que a SP ANB3x3 ficou na divisão prata e foi campeã. A partir da segunda etapa o sorteio é feito pela classificação na LIGA ANB3x3 e, por ter feito mais pontos que alguns times da divisão ouro na primeira etapa, a SP ANB3x3 vai jogar a divisão ouro nesse segundo evento. As pontuações exatas para as respectivas posições nas etapas e o percentual correspondente para as divisões prata e bronze estão detalhados no regulamento.

E assim, etapa por etapa, as equipes vão trocando de divisão, conforme a classificação da LIGA ANB3x3. A única exceção nesse processo são as finais dos eventos, como final do V Circuito Paulista ou final do IV Challenger Internacional de São Paulo, que são disputadas em divisão única para todas as categorias.

 

Agora que você já sabe como funciona a LIGA ANB3x3, vá até a aba de documentos aqui do site, no menu MODALIDADE, para ter acesso ao regulamento da competição e ao contrato de filiação! Para mais informações, envie email para esportivo@basquete3x3.com.br.

 

LIGA ANB3x3 pode ser caminho para chegar à seleção brasileira

 

Gostou do conteúdo? Comente e Compartilhe!

Hall da Fama

Mais Notícias

Notícias Recentes

Search