Notícia

Brasil sobe no ranking FIBA

Por: Carlos Cardozo

 

São Paulo,  11 de junho de 2019 – Após a realização do QUEST INTERNACIONAL ANB3X3, que contou com 12 equipes de alto nível das Américas, sendo 7 times brasileiros que lideram a LIGA ANB3x3 e 5 internacionais, o Brasil subiu no Ranking da Federação Internacional de Basketball – FIBA3x3, graças à alta pontuação concedida ao torneio e a conquista dos times brasileiros sobre os gringos. Confira a classificação final do torneio:

1º – Campinas Q4 (classificado para o World Tour FIBA3x3 na Cidade do México)

2º – São Paulo DC (classificado para o World Tour FIBA3x3 na Cidade do México)

3º – San Juan Capitalinos (Porto Rico)

4º – Colorado City (EUA)

5º – Rio de Janeiro

6º – Santos

 

 

Esses resultados geraram uma melhora no Ranking Internacional para os brasileiros, colocando Campinas Q4 como 29º melhor time do Mundo e Felipe Camargo como 1º entre os brasileiros e 72º do Mundo. O Brasil e o atleta Felipe Camargo ainda terão nova chance de subir no Ranking Mundial com a disputa da Copa do Mundo FIBA3x3, que acontecerá em Amsterdã, na Holanda, a partir do dia 18 de junho.

 

 

Pelo oitavo ano consecutivo, a Associação Nacional de Basquete 3×3 serve como a grande porta de entrada para as equipes nacionais ingressarem no Circuito Profissional Mundial (World Tour FIBA3x3), garantindo 2 vagas importantes com o QUEST INTERNACIONAL e ainda mais 1 vaga que será concedida ao campeão do V Circuito Paulista de Basquete 3×3, que tem previsão de início em julho.

 

 

Melhores posições no Ranking Internacional FIBA3x3:

 

Brasil – 13º do Mundo

Elite Masculino – 13º do Mundo (classificado para Copa do Mundo)

Elite Feminino – 19º do Mundo (classificado para Classificatório para Copa do Mundo)

Sub 23 Masculino – 10º do Mundo (classificado para Copa do Mundo)

Sub 23 Feminino – 30º do Mundo

Sub 18 Masculino – 12º do Mundo (classificado para Copa do Mundo)

Sub 18 Feminino – 29º do Mundo

 

 

A Associação Nacional de Basquete 3×3 conta com os patrocínios da Nextel, TNT Energy Drink e Guarani Mais que Açúcar, com apoio Lei Paulista de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, e com chancela da Federação Internacional de Basquete, da Confederação Brasileira de Basquete e da Federação Paulista de Basquete.