Notícia
Nota Oficial

Brasil se prepara para jogar classificatória da Copa do Mundo

Por: Edson Garcia

 

São Paulo, 29 de abril de 2019 – A seleção brasileira feminina treina desde sábado na Escola de Educação Física do Exército, no Rio de Janeiro, para a classificatória da Copa do Mundo. O evento será em Porto Rico com 8 equipes masculinas e 8 femininas, classificando 3 de cada naipe para a competição, que será na Holanda em junho.

Das 6 atletas convocadas pela treinadora Rafaella Bauerfeldt, 3 são da LIGA ANB3x3. O líder Corinthians 3×3 tem duas representantes, a número 1 do país, Júlia Carvalho, e a Evelyn Larissa, atual número 4. Nas etapas da temporada, Evelyn marcou 72 pontos e só pontuou menos do que Alessandra Santos de Oliveira, campeã mundial e duas vezes medalhista olímpica, que marcou 95.

Com 18 pontos e menos etapas disputadas, Nete Mineiro foi a terceira convocada da LIGA ANB3x3. A atleta atua no SP Blackout, que é no momento o sexto colocado da competição, com 180 pontos a menos que o Corinthians.

 

 

O grupo tem também as atletas Karla Cristina Martins da Costa (Vera Cruz/Campinas), Marley Wyne Reis da Conceição (Lady’s Carioca) e Karina da Silva Jacob (LSB-RJ/Sodiê Doces), completando as 6 convocadas. O período de treinamento vai até o dia 2, quando serão divulgadas as atletas que jogarão a classificatória nos dias 4 e 5.

Em Porto Rico, o Brasil está no grupo B com Espanha, Nova Zelândia e Mali. O campeão do grupo passa direto para as semifinais, enquanto que segundo e terceiro enfrentam terceiro e segundo do grupo A, que tem Estônia, Uganda, Austrália e Porto Rico. Quem chegar na final e o terceiro colocado estão garantidos na Copa do Mundo.

Caso fique entre os três melhores, o Brasil cairá em um dos seguintes grupos da Copa do Mundo, de acordo com a posição final:

  • 1 colocado: grupo B, com França, Japão, Andorra e Suíça
  • 2 colocado: grupo C, com Mongólia, Romênia, Irã e República Tcheca
  • 3 colocado: grupo D, Rússia, Ucrânia, Indonésia e Itália

A LIGA ANB3x3 é um campeonato de realização da Associação Nacional de Basquete 3×3, que conta com os patrocínios da Nextel, TNT Energy Drink, Guarani e apoio da Secretaria Especial de Esportes, Secretaria de Esportes do Estado de SP, com chancela da Federação Internacional de Basquete, da Confederação Brasileira de Basquete e da Federação Paulista de Basquete. A próxima etapa da competição será no dia 5/5 em São José do Rio Preto, no Clube Monte Líbano, com inscrições abertas até 1/5: https://play.fiba3x3.com/events/af8fbede-dfc9-4274-a964-4e0f0871c807