Notícia

Brasil fica na fase de grupos da Copa do Mundo Sub-18

Por: Juliana Murasawa

 

São Paulo, 07 de junho de 2019 – Terminou hoje a Copa do Mundo FIBA 3×3, disputada na cidade de Ulaanbaatar, Mongólia. O título do torneio masculino ficou com os Estados Unidos, que venceram a Turquia na manhã desta sexta-feira, enquanto a Argentina terminou em 3º lugar ao ganhar da Rússia.

 

 

Grupo: O Brasil estava no grupo D da competição, ao lado da Argentina, Estônia, Quirguistão e Romênia. Era um grupo complicado, porque além de contar com o 4º (Romênia) e 5º (Estônia) cabeças de chave, havia também a Argentina, que ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos das Juventude do ano passado.

Primeiro dia: Na sua estreia no torneio, o Brasil venceu a seleção do Quirguistão com certa facilidade pelo placar de 22 a 8 na segunda-feira. No entanto, nossos garotos não foram páreos para os atuais campeões dos Jogos Olímpicos da Juventude e acabaram derrotados pela Argentina pelo placar de 14 a 6 na segunda partida.

Segundo dia: O Brasil voltou a entrar em quadra na quarta-feira, e no seu primeiro compromisso conseguiu uma vitória apertada por 21 a 20 diante da Estônia, mantendo viva a chance de classificação. Por último, o Brasil enfrentou a Romênia, que entrou na Copa do Mundo como a cabeça de chave número 4, e acabou derrotado pelo placar de 18 a 15.

Com esses resultados, o Brasil terminou em 3º lugar no grupo, com duas vitórias e duas derrotas. Isso não foi o suficiente para conseguir a classificação para a fase seguinte, que contou com os dois melhores colocados de cada grupo.

A seleção brasileira de basquete 3×3 sub-18 foi representada pelos atletas Igor Gabriel Iglesias de Souza, Mateus Henrique Diniz, Pedro Henrique Serra Carvalho dos Santos e Matheus Souza Alves, que foram sob o comando de Luca Carvalho, estreante como técnico em uma Copa do Mundo de 3×3.