NOTÍCIAS

Basquete 3×3 no Centro Olímpico de São Paulo

Por: Carlos Cardozo

 

São Paulo, 7 de março de 2019 – Estamos em ano pré-olímpico, que indicará metade dos países que estarão nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, quando o basquete 3×3 estreará como modalidade olímpica. A expectativa é de que tem tudo para ser um grande sucesso, pela empolgação que o jogo desperta em seus fãs, principalmente no público asiático acostumado às grandes competições do 3×3.

No Brasil não é diferente e a LIGA ANB3x3 que já formalizou 75 equipes em 6 categorias diferentes, chegando forte para mais um grande torneio no coração paulistano, através da SEME – Secretaria de Esportes do Município de São Paulo, que liberou o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa para o basquete 3×3, como apoio à preparação de atletas e equipes. Vale lembrar que, além dos Jogos Olímpicos 2020, teremos Copa do Mundo +18, Sub18 e Sub23 em 2019, e um bom desempenho nos deixará mais próximo da vaga olímpica.

 

Entenda a LIGA ANB3x3: é o conjunto de torneios realizados pela ANB3x3 durante toda a Temporada 2019, onde os atletas filiados jogam pelas equipes formadas para essa disputa. Cada equipe pode utilizar até 6 atletas durante toda a Temporada, e selecionar apenas 4 por torneio. Há ainda uma possível troca de jogadores na janela de transferência no mês de junho.

A colocação da em cada etapa gera uma pontuação na LIGA ANB3x3, no sistema de pontos corridos, sendo somados os 7 melhores resultados obtidos no ano. Individualmente, os atletas terão seus pontos computados para indicar os cestinhas das respectivas categorias, além de pontuar pelo Ranking FIBA3x3 conforme a ordem de colocação de sua equipe nos torneios, sendo computados os 9 melhores resultados nos últimos 12 meses.

 

 

Categorias da LIGA ANB3x3

 

Elite: categoria de maior nível do basquete 3×3, onde as equipes lutam pela classificação para o World Tour FIBA3x3. Desde 2012, a ANB3x3 já dispôs de 15 vagas para a principal competição do circuito profissional da FIBA, e em 2019 as equipes lutarão por 2 vagas oferecidas pela entidade, uma através de um torneio internacional e outra por um torneio nacional. As equipes serão convocadas a jogar esses torneios especiais através de classificação em torneios satélites e conforme ordem de classificação da LIGA ANB3x3. Os atletas convocados para defender a seleção brasileira adulta são dessa categoria, e a proximidade da Copa do Mundo acirra ainda mais a disputa. Campinas, Santos Fupes, São Paulo DC, Rio de Janeiro, RJ Lendas e Rio Preto Guarani estão entre os times favoritos e tradicionais da categoria, mas já são 17 equipes inscritas e todos com o objetivo de levantar a taça em novembro.

 

Adulto Feminino: as atletas estão motivadas para a disputa do 3×3, pois estão em sua primeira temporada na LIGA ANB3x3. Primeira equipe feminina profissional, o Corinthians 3×3 é líder da LIGA e tem entre os adversários o SP Hunters da Alessandra Santos, campeã mundial e duas vezes medalhista olímpica no basquete tradicional, e o SP The Choice, cuja capitã é a Cristal Rocha, que já representou o Brasil em Copa do Mundo 3×3. Entre as participantes também estão equipes do interior, como Rio Preto Smel, e de outros estados, caso do DF Basketeam, que vem de Brasília-DF. Assim como no Elite, as atletas têm como incentivo a convocação para o torneio que define as últimas vagas da Copa do Mundo. Treinador do Corinthians 3×3, Luca Carvalho está na comissão técnica das seleções brasileiras do +18 Feminino, Sub23 e Sub18.

 

Open Masculino: categoria adulta com nível menor que o Elite, sem acesso a competições internacionais. São Paulo DC, Santos Memorial Fupes e SP IDC 3×3 são equipes que jogam Elite e Open, além do Rio do Sul 3×3, que jogou a competição na categoria Elite no ano passado. O SP Urban Hoops é outro destaque, que além de jogar em alto nível registra os vídeos de sua participação no canal de YouTube da equipe.

 

+35 Masculino: esses provavelmente são os mais viciados em basquete, que agora têm a oportunidade de mostrar no 3×3 que ainda dominam o esporte. Com presença até de ex-jogadores, os jogos são duros e dão trabalho para a arbitragem, com rivalidades trazidas do basquete tradicional. SP Underdogs, SP Old School e SP Astros/Alce são alguns dos destaques.

 

Sub 23 Masculino: é a categoria de transição entre o Sub18 e as categorias adultas (Open e Elite), preparando os atletas que no futuro serão os ídolos da modalidade. No âmbito mundial, a FIBA3x3 realiza os Campeonatos Europeus e o Mundial da categoria, sendo essa também a categoria que estará no Pan-Americano de Lima em 2019, com participação do Brasil. Uma grande novidade para a categoria, além da entrada na LIGA, é a entrada de equipes de outras categorias, como Campinas, Santos Fupes, SP Thunders e o São Paulo DC, que formou uma equipe forte com inclusão do Luiz Felipe, vice-campeão mundial Sub18, sendo essa a maior conquista do Brasil no 3×3.

 

Sub 18 Masculino: se o Sub23 é a transição, é no Sub18 que a competição começa a ganhar importância no desenvolvimento dos atletas. A molecada tem vez tanto aqui, pois faz parte da LIGA ANB3x3, como com a FIBA, que anunciou os grupos da Copa do Mundo da categoria. O Brasil tem já na primeira fase um clássico contra a Argentina, que recentemente ganhou os Jogos Olímpicos da Juventude, jogando em casa. É também na categoria que os atletas começam a ganhar autonomia e independência para jogar, sem a presença de técnicos nos jogos (pela regra o técnico fica do lado de fora da quadra e não pode dar orientações ou pedir tempo).

 

 

Agenda

A 2ª etapa da LIGA ANB3x3 2019 acontece no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa: Rua Pedro de Toledo, 1651 – Vila Clementino, São Paulo-SP (próximo da estação AACD-Servidor, Linha 5-Lilás do Metrô).

Data e horário: dias 9 e 10 de março, a partir das 9h – Entrada Gratuita

Acesse a tabela completa do evento: https://play.fiba3x3.com/events/c1a48d0b-50ee-43e2-9eee-8e24c619b2df/schedule

A Associação Nacional de Basquete 3×3 conta com os patrocínios da Nextel, TNT Energy Drink, Guarani e apoio da Secretaria Especial de Esportes, Secretaria de Esportes do Estado e do Município de São Paulo, com chancela da Federação Internacional de Basquete, da Confederação Brasileira de Basquete e da Federação Paulista de Basquete.

Gostou do conteúdo? Comente e Compartilhe!

Hall da Fama

Mais Notícias

Notícias Recentes

Search