NOTÍCIAS

Aumento de equipes e entrada na Liga ANB3x3 fazem o +35 subir de patamar

Por: Edson Garcia

 

São Paulo, 20 de fevereiro de 2019 – Em maio de 2017, a Associação Nacional de Basquete 3×3 realizou evento no Complexo Tatuapé – Shopping Metrô Tatuapé, valendo vaga para o World Tour Saskatoon, no Canadá. A equipe RJ Lendas, que tinha entre os atletas os atuais treinadores da seleção brasileira de 3×3, Douglas Lorite e Luca Carvalho, venceu por 20 a 14 a equipe Rio Preto Guarani, garantindo vaga para o evento internacional.

Mesmo sendo essa a grande atração do evento naquele dia, foi também no Tatuapé que começou a ser implementada a categoria +35 Masculina, que contou com a participação de apenas 2 equipes, Thunders e Amigos São Mateus. Praticamente dois anos depois, a categoria passou a fazer parte da Liga ANB3x3 e promete grandes jogos e rivalidades para a temporada 2019.

Já são 11 equipes confirmadas na Liga, entre elas o SP Thunders, que tem em seu elenco 3 atletas que jogaram o torneio do Tatuapé em 2017. O entrosamento os ajudou a conquistar 4 títulos e 7 vices na categoria, incluindo o vice na série ouro da 1ª etapa da Liga ANB3x3 2019, em final contra o SP Underdogs.

 

 

A equipe do Underdogs, inclusive, pode ser colocada como uma das favoritas para o título da Liga. Mesmo sendo tradicional no 3×3, com eventos desde 2015, foi só em junho de 2018 que jogaram o primeiro evento no +35. No total, foram apenas 5 eventos nessa categoria, mas com 4 títulos conquistados. Para 2019, terão uma equipe B no próprio +35, o UDSP, que foi vice-campeão da série prata na 1ª da Liga. O campeão da série prata na ocasião foi o SP Old School.  Entre as outras equipes participantes estão os mais tradicionais SP Astros/Alce, SP Silver Hawks e SP Los3x Mosqueteiros, e equipes mais novas no 3×3 como, Embu das Artes, SP Big Friends e SP Tigers 30.

Vale destacar que recentemente foi realizado um torneio de 3×3 internacional entre seleções +35, com participação de equipes femininas e masculinas do Brasil. Além do título feminino, tivemos uma final masculina entre atletas da Liga ANB3x3, de um lado os campeões Emerson Garcia e Rodrigo Del’Arco, do Elite, e do outro uma equipe formada por atletas do SP Los3x Mosqueteiros e SP Thunders. Quem sabe num futuro próximo não temos mais torneios internacionais como esse? Seja como for, a entrada da categoria na Liga ANBx3 e a participação de tantas equipes fazem com que o ano de 2019 seja o mais importante para o público do +35 – até agora.

A Associação Nacional de Basquete 3×3 conta com os patrocínios da Nextel, TNT Energy Drink, Guarani e apoio da Secretaria Especial de Esportes, Secretaria de Esportes do Estado e do Município de São Paulo, com chancela da Federação Internacional de Basquete, da Confederação Brasileira de Basquete e da Federação Paulista de Basquete.

Gostou do conteúdo? Comente e Compartilhe!

Hall da Fama

Mais Notícias

Notícias Recentes

Search