Notícia
Liga ANB3x3

Atletas da LIGA ANB3x3 se beneficiam de Bolsa Atleta

Por: Edson Garcia

São Paulo, 11 de abril de 2019 – A Secretaria Especial de Esporte, antigo Ministério do Esporte, divulgou hoje a lista de contemplados pelo programa Bolsa Atleta. A lista publicada no Diário Oficial é, na verdade, um complemento dos beneficiados de 2018, de acordo com os resultados esportivos de 2017.

Criado em 2005, o programa Bolsa Atleta tem como público beneficiário atletas de alto rendimento que obtêm bons resultados em competições nacionais e internacionais de sua modalidade e visa garantir condições mínimas para que se dediquem com exclusividade ao treinamento e competições, com prioridade para modalidades olímpicas e paralímpicas.

Nos Jogos Olímpicos 2016, 77% dos 465 atletas convocados para defender o Brasil eram bolsistas e, das 19 medalhas conquistadas, apenas o ouro do futebol masculino não contou com bolsistas. Já nos Jogos Paralímpicos 2016, o Brasil teve a maior delegação da história, com 286 atletas, sendo 90,9% bolsistas, e todas as 72 medalhas foram conquistadas por atletas que foram beneficiados.

Na lista divulgada hoje há vários atletas da LIGA ANB3x3, entre eles o trio Luiz Soriani, William Evangelista e Douglas Gorauskas, que em 2017 foi vice-campeão do Challenger Internacional de São Paulo pelo São Paulo DC e no ano passado foram campeões da primeira edição da LIGA ANB3x3 pela mesma equipe. Entretanto, no momento só o Soriani segue na equipe e Will inclusive estreou na temporada pelo Santos 3×3 na etapa do Shopping Tatuapé, realizada no final de semana passado.

 

 

Todo o quarteto atual do Rio Preto Guarani, formado por Rodrigo Del’Arco, Fábio Santos, Ulisses Lima e Alfredo Perandini, também foi contemplado, o que deve acontecer novamente na próxima edição do Bolsa Atleta, já que em 2018 eles foram campeões da II Copa do Brasil, dos Jogos Abertos e do Circuito Nacional da CBB no final do ano, sendo inclusive convocados para a seleção após isso e culminando com a segunda colocação na LIGA ANB3x3.

Outro atleta com passagem pela seleção 3×3 e que foi contemplado é o Carlos Silva Jr. O atleta carioca jogou a LIGA ANB3x3 do ano passado pelo Hi-Nutrition, atual Campinas, e na temporada atual voltou a defender o RJ Lendas. Em 2017, a equipe Lendas foi vencedora de um Quest com vaga para o World Tour de Saskatoon, no Canadá, em final contra o Rio Preto Guarani, e entre os atletas estavam Douglas Motta e Luca Carvalho, que agora fazem parte da comissão técnica da seleção brasileira de 3×3.

Também está na lista de beneficiados que fazem parte da LIGA ANB3x3 o atleta do Rio de Janeiro, Fernando Coloneze. Em 2017, ele defendia o Rio Preto Guarani e jogou inclusive o World Tour, mas desde a temporada passada seguiu o próprio caminho com a criação de mais uma equipe carioca. O sucesso foi rápido e, ao ser campeão do IV Circuito Paulista, o Rio de Janeiro jogou o World Tour no ano passado e foi terceiro da LIGA ANB3x3.

 

 

Com a inclusão do basquete 3×3 nos Jogos Olímpicos, espera-se que essa lista aumente e passe a atender não apenas a categoria Elite, mas principalmente o feminino e as categorias mais jovens, para que possam se dedicar aos treinamentos e às etapas da LIGA ANB3x3. Para mais informações sobre o programa acesse: http://www2.esporte.gov.br/snear/bolsaAtleta/default.jsp

A LIGA ANB3x3 é um campeonato de realização da Associação Nacional de Basquete 3×3, que conta com os patrocínios da Nextel, TNT Energy Drink, Guarani e apoio da Secretaria Especial de Esportes, Secretaria de Esportes do Estado e do Município de São Paulo, com chancela da Federação Internacional de Basquete, da Confederação Brasileira de Basquete e da Federação Paulista de Basquete.