NOTÍCIAS

Atletas da LIGA ANB3x3 são convocados para a seleção brasileira

Por: Edson Garcia

 

São Paulo, 22 de abril de 2019 – O Brasil terá diversas competições importantes para disputar este ano, em diferentes categorias, e a Confederação Brasileira de Basketball convocou recentemente a lista inicial de atletas que passará por um período de treino e observação para definir os 4 que representarão o país no Sub18 Masculino e nos dois naipes do Adulto. Dos 22 atletas convocados, 14 fazem parte da LIGA ANB3x3.

A primeira dessas competições será a classificatória para definir as últimas equipes da Copa do Mundo adulta, que ocorre nos dias 4 e 5 de maio em Porto Rico. O Brasil jogará apenas no naipe feminino e, passado muito tempo desde a última convocação, a expectativa é alta para ver o desempenho da seleção. Líder da LIGA ANB3x3, o Corinthians teve duas atletas convocadas pela treinadora Rafaella Bauerfeldt: a número 1 do país, Júlia Carvalho, e a número 2 no Sub23, Evelyn Larissa. Número 2 do país e número 1 no Sub23, Luana Ariescha ficou de fora da lista. A atleta se lesionou na última etapa da LIGA ANB3x3, mas não sabemos se foi esse o motivo da não convocação.

A lista feminina tem também uma atleta do SP Blackout, Aldecinete Mineiro Gomes de Souza, mais conhecida como Nete. A atleta ocupa hoje a quinta posição no ranking nacional e fecha a lista de participantes da LIGA presentes na convocação feminina. Também foram convocadas as atletas Karla Cristina Martins da Costa (Vera Cruz/Campinas), Marley Wyne Reis da Conceição (Lady’s Carioca) e Karina da Silva Jacob (LSB-RJ/Sodiê Doces).

 

 

O objetivo da seleção feminina é se classificar para a Copa do Mundo adulto, que ocorrem entre os dias 18 e 23 de junho, na Holanda. O Brasil já está garantido na competição com sua equipe masculina, cuja convocação só tem atletas da LIGA ANB3x3. Os três melhores do ranking nacional foram convocados e poderão repetir uma formação que jogou inclusive torneios internacionais pelo São Paulo DC. O número 3 Luiz Felipe Soriani segue na equipe, enquanto que Felipe Camargo e Jonatas Mello, números 1 e 2 do país, jogam agora no Campinas 3×3.

Buscando o sonho de defender o país nos Jogos Olímpicos, Jefferson Socas e William Weihermann saíram do NBB e vieram para a LIGA ANB3x3. O plano tem funcionado e ambos estão convocados, sendo o primeiro atleta do São Paulo DC e o segundo da equipe SP DCU23. Ulisses Lima, do Rio Preto Guarani, defendeu o Brasil em torneio amistoso no final do ano passado e agradou, sendo convocado novamente. Fecham a lista dois atletas do Santos 3×3, Luiz Bidart e Rafael Frias.

 

 

A lista do treinador Douglas Lorite abrange atletas entre 22 e 34 anos, demonstrando que o objetivo não está apenas em levar os melhores para a competição, mas já em preparar aqueles que assumirão esse posto no futuro, com média de idade de 27 anos e meio. O mesmo aconteceu na convocação da Copa do Mundo do ano passado, quando Felipe Camargo e Jonatas Mello foram chamados na lista inicial e preteridos no momento de definir os 4 atletas da competição. Hoje, dominam o topo do ranking nacional, acima inclusive daqueles que seguiram para a disputa do torneio nas Filipinas, e foram campeões da LIGA ANB3x3 na edição anterior. Dos que jogaram a Copa do Mundo no ano passado, apenas o Soriani foi convocado novamente.

Antes da categoria adulta, a Copa do Mundo será realizada no Sub18 e tem o Brasil garantido no naipe masculino. A competição ocorre de 3 a 7 de junho na Mongólia e teve entre os convocados 3 atletas da LIGA ANB3x3: Pedro Serra (Santos Ohana e CA Paulistano), Raffael Mencarini (SP IDC 3×3 e Clube Esperia) e Henrique Levy (SP Checkball VM). Fecham a lista os atletas Mateus Henrique Diniz (Basquete Joinville), Ruan Michel Marques Miranda (CR Flamengo), Igor Gabriel Iglesias de Souza (CR Flamengo), Matheus Souza Alves (CR Flamengo) e Luiz Henrique Souza Ferreira (CR Flamengo).

 

 

O melhor ranqueado dos atletas Sub18 é o Pedro Serra, que é 5º no ranking nacional e já defendeu a seleção brasileira em torneio amistoso. Igor Gabriel e Matheus Souza defenderam o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude no ano passado, competição realizada na Argentina e que terminou com o Brasil em 7º.

A LIGA ANB3x3 é um campeonato de realização da Associação Nacional de Basquete 3×3, que conta com os patrocínios da Nextel, TNT Energy Drink, Guarani e apoio da Secretaria Especial de Esportes, Secretaria de Esportes do Estado de SP, com chancela da Federação Internacional de Basquete, da Confederação Brasileira de Basquete e da Federação Paulista de Basquete. A próxima etapa da competição será no dia 5/5 em São José do Rio Preto, no Clube Monte Líbano, com inscrições abertas até 1/5: https://play.fiba3x3.com/events/af8fbede-dfc9-4274-a964-4e0f0871c807

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Hall da Fama

Mais Notícias

Notícias Recentes

Search