NOTÍCIAS

As potências femininas do 3×3

Por: Edson Garcia

São Paulo, 1 de novembro de 2017 – Com a proximidade dos Jogos Olímpicos e a vinda de um novo público interessado na modalidade, decidimos tentar responder uma pergunta importante: quais as principais equipes do 3×3 feminino? Como por enquanto ainda não há uma competição de clubes femininos, somente as competições de seleção foram usadas para achar uma resposta.

A primeira resposta que deve vir à cabeça de qualquer um deve ser Estados Unidos da América, inclusive pela conquista do título mundial na categoria Sub18, mas não é bem assim. Apesar de ter ficado só com a terceira e quarta colocação desse torneio, Rússia e Hungria são as grandes forças e mostraram isso no torneio europeu Sub18, no qual os países decidiram a final que acabou sacramentando o título húngaro. Já na categoria adulta é a Rússia quem manda e desmanda, com o título da Copa do Mundo, em que a Hungria foi vice, e da própria Europe Cup. Já as húngaras venceram a liga Sub23 do programa FIBA 3×3 Fast Truck, torneio inédito realizado esse ano.

 

image (1)

 

O Ranking FIBA3x3 é o maior referencial de que os dois países são os melhores no feminino, pois são os dois líderes, com a Hungria em 1º e as russas em 2º. Entretanto, os números das categorias Sub23 e Sub18 indicam um possível cenário diferente em breve, pois em nenhum deles a Rússia está no Top6, ficando em 7º e 9º respectivamente. Já a Hungria lidera ambos,  mas chama ainda mais atenção o fato de os mesmos países comporem o Top6 das duas categorias: a própria Hungria, Venezuela, França, China, Holanda e República Tcheca. O trabalho com suas atletas de base deve colocar esses países sempre em evidência nos próximos anos da categoria feminina. Para acompanhar o Ranking de Federações, acesse: https://fiba3x3.com/en/rankings/federation.html

 

image

 

Sendo assim, já sabemos quem devemos estudar e analisar com mais cuidado na hora dos confrontos que teremos em breve, independente da categoria do torneio. Contamos com você para fazer um #3x3Brasil mais forte, curta e/ou compartilhe, marque as atletas que conhece e vamos com força total para mais essa temporada!

Gostou do conteúdo? Comente e Compartilhe!

Hall da Fama

Mais Notícias

Notícias Recentes

Search